Escola Municipal realiza evento para marcar o Dia da Consciência Negra.

Giro de Noticias - 21/11/2017 - 11:23


Com o intuito de despertar em seus alunos a consciência da igualdade étnico-racial e como forma de compreender a história do povo africano, os professores vêm, ao longo do ano, trabalhando a história do Brasil com ênfase nas questões relacionadas ao histórico opressor do colonizador para com os negros trazidos da África como escravos.

Isso fez com que as crianças despertassem para a realidade nacional de discriminação e preconceito que as chamadas “minorias” sofrem atualmente. O professor e Diretor da escola Maria D´ajuda, Josmary Gomes dos Santos e os demais professores e os alunos aproveitaram o mês de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, decidiram expor seus trabalhos e, principalmente, suas ideias à escola.

Durante todo dia desta segunda-feira os alunos representaram situações que lembram o tempo da escravidão para demonstrar aos outros colegas de escola e também sentir “na pele” o sofrimento de ter sua liberdade cerceada. Retratando a perda de liberdade de movimentos, proibição de expressar seus pensamentos, usaram camisetas pretas como demonstração de luto em relação aos sofrimentos dos negros e pintura do rosto como símbolo da igualdade entre os irmãos brasileiros.

Com este projeto, os professores espera despertar nos alunos a consciência de aceitação e tolerância, para aceitar as diferenças. O objetivo é desenvolver nos estudantes atitudes de respeito às diferenças raciais e à contribuição que estas diferenças proporcionam na construção da convivência social do povo brasileiro.

Nesta segunda-feira (20), os alunos realizaram  exposição de maquetes e murais na apresentação dos trabalhos “Fauna e Flora Africana” e “Arte Africana no Brasil”; apresentações africana para falar sobre a geografia e a cultura da África e seus reflexos na história do Brasil e palestras com vídeos, exposição de objetos e vestimentas originários de Moçambique, sobre o povo africano, seus costumes, lutas e contribuições.

A escola foi  decorada com trabalhos e painéis confeccionados pelos alunos. Os convidados até fizeram degustação de alimentos e assistiram  apresentações de danças e desfile de trajes típicos africanas.

A ideia é promover a história, sensibilizar a comunidade e a reflexão sobre a cultura afro-africana e indígena na escola, já que a escola é um especo privilegiado para a transformação da relação de descompasso existente entre a representação do Brasil como um país multicultural.

Comemorado no Brasil em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra lembra a resistência do negro à escravidão, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o Brasil em 1594...

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, dia que foi atribuido à morte de Zumbi dos Palmares, importante negro que lutava contra a escravidão.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



o que o raphael hide está fazendo aqui em itabela? eu to pensando que itabelense era tudo soça rsrsrsrs
o que o rapahel hide

MUITO Apresentaçao das meninas e a equipe de professores e direçao
fatima

MUITO Apresentaçao das meninas e a equipe de professores e direçao


Alguém aqui sabia que o Zumbi dos Palmares tinha escravos negro no seu quilombola ? Pois é. Zumbi não é esse herói todo que vcs aprenderam não !
Raphael Hide