Moradores no interior de Guaratinga e Itabela reclamam de trânsito de caminhões da Veracel na BR-283.

Redação - 06/01/2018 - 14:56


Moradores e dono de veículos que circulam pela BA-283 que liga as cidades de Itabela e Guaratinga, Sul da Bahia, reclamam do elevado fluxo de caminhão pesado cheio de toras de eucalipto que corta a Avenida Guaratinga, principal  rua de Itabela, deixando um rastro de poeira e impacto temeroso devido o peso dos caminhões.

A extração de madeira na região virou o centro de uma disputa entre moradores indignados com o vaivém de caminhões e a Veracel Celulose, produtora de celulose de eucalipto responsável pelos veículos.

A BA-283 não é o único caminho para a empresa escoar a madeira de um de seus fomentos na região do Município de Guaratinga. A empresa pode ter cometido um erro de não  ter consultado a comunidade e os poderes Legislativo e Executivo.

O tráfego de caminhões da Veracel Celulose por dentro de áreas povoadas  já ficou proibido no distrito de Monte Pascoal e no Povoado de São João do Monte, “Montinho”, território de Itabela, após ação da Defensoria Pública alegar danos socioambientais gerados pelo cultivo de eucalipto na região.

As reclamações de moradores da região de Guaratinga e de Itabela se deu pelo péssimo estado conservação da BA-208 e pela falta de estrutura da referida estrada para o transito destes caminhões.  

Desde que os caminhões iniciaram o transporte da madeira há cerca de uma semana, já danificaram calçamento da avenida, causaram fissuras em casas e esburacaram ainda mais a rodovia estadual, que dá acesso a BR-101 em Itabela a Cidade de Guaratinga.

Segundo os moradores, o tráfego é maior à noite. Dormir tranquilamente é impossível para quem mora próximo da Avenida Guaratinga. Um morador diz que a cama dele treme a cada caminhão que surge. ”Estou com medo que as  paredes de casa tenha rachaduras, se isso acontecer será que a empresa  vai vir aqui arrumar tudo quando o transporte acabar”, conta.

Tanta foi à pressão dos moradores que o vereador Alencar da Rádio  foi averiguar a situação e contatou algumas irregularidades no transporte,  caminhos  próximo de outro, horário em próprio, durante  a noite e madrugada já que os caminhos transitam em meio a cidade, além do aumento de buracos e rachaduras no asfalto da BA-283, ocasionando ainda mais a precariedade da estrada.  

O parlamentar foi até a propriedade onde está sendo extraída a madeira. A fazenda fica no município de Guaratinga e sob Registro PPF- 109 (Programa Produtor Florestal) em nome do senhor Edilson. Diante das evidencias de ilegalidades o vereador comunicou o caso ao Promotor de Justiça da Comarca de Itabela Dr. Helber Luiz Batista.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Eses prefeito reforma pista pora nem uma esas praga. Só presta pra roubar


Se os prefeitos tomase vergonha na cara e fé deixar de roubar. E fazer um asfalto de verdade aí quero ver abri buraco
&128520;

Também critiquei bastante eles não publicou minha mensagem
Trabalhador

O setor público deixa moradores construirem barracos em baixo de rede elétrica de alta tensão nas margem da Br e agora alguns bobos comentam sobre o transporte de madeira, se estivessem obedecendo o limite da rodovia nada aconteceria.
Amigão

Quando a estrada de Guaratinga/Itabela existiu?, desde sua construção em 1982 que foi uma droga, muitos fazem comentários sem conhecimento de causa a Empresa paga seus empostos ao estado, arrumam as estrada rurais quando deveriam ser a Prefeitura na minha região se não fosse a Veracel nós poderiamos trafegar durante todo ano, já deve estar fazendo mais de 10 anos que uma patrol da prefeitura passou precariamente na em nossa região. Então se não fosse a Veracel toda região estaria jogada no lixo
Amigao

Que jornalismo é esse que censura nossas opiniões, fiz um comentário e o administrador não publicou porque critiquei eles! Hipócrita e sem moral, esse site manipulador.
Enéias.

Vai incentivar as empresas a se instalarem em itabela seu sanguessuga! Dessa forma você vai trazer trabalhos pra cidade, e talvez diminua essa ruma de vagabundos e assaltantes que tem aqui!
Enéias

O cara vem falar no vídeo que a estrada foi reformada esse cara é um lunático não sabe o que uma reforma tapar buracos agora é reforma esse cara é um louvou sem noção não sei como ainda se elege a vereador o povo de itabela tem que acordar e participar de perto do que está acontecendo e nossas volta
Trabalhador

Produtiva aí eles comem o dinheiro termina o prazo do arrendamento ai fica falando mal fazendo arruaça
Trabalhador

Esse Zé Carlos aí é um safado o cara falar que foi as carretas q acabou o asfalto tem tomar uma surra esse vagabundo fala pelos cotovelos quando vê asim nem mora na cidade fica falando asneiras o estado que tem q fazer um asfalto que preste não é só tapar buracos não as carretas não tem nada a ver com isso elas podem sim danificar mais o asfalto mais a veracel nunca deixou a desejar esses fazendeiros são outros descarados arrendam a terra pra veracel sabendo que a terra não vai ser mais produtiv
Trabalhador

Deixa o povo trabalha rapaiz como uma careta que passa na pita mais de 20 metros da casa vai treme uma cama kkk esses povos de itabela e mentiroso mesmo vio &128514;&128514;&128514;
Ppf

Se fosse traficante ladao ninguém falava cm e pai de família quem concorda cm migo eles não imcomoda ninguém for assim vai proimbir todos veiculos
maria avenida guaratinga

Tá errado. Passamos com maior cuidado em Itabela pois ja fomos orientados para isso. Asfalto sonrisal ! Só que o povo só reclama qdo passa um caminhão da Veracel. Ninguém cobra o governo.
Carretero

ESSA EMBRESA SO TROXE DESGRAÇAS PARA NOSSA CIDADE ACABANDO NOSSO PRODUTOR RURAL
LULU

A culpa é da Veracel? A culpa é do asfalto de péssima qualidade, feito por qualquer empresa. Empresa nenhuma tem obrigação obrigação a dar nada pra ninguém. Quem tem que cuidar das estradas é o Estado. A veracel já da emprego e renda pra muita gente. Teria vergonha de exibir um vídeo desses.
Seu Madruga

Já passei na BA de Guaratinga a itabela quando tampou os buracos estava até boa mais agora depois das carretas da veracel acabou a pista dinovo
Zé Carlos