Reunião do Sindicato da APLB com professores de Itabela decide pela vinda de advogado cearense para atuar no Precatório do Fundef.

Redação - 21/04/2018 - 08:44


A APLB-Sindicato núcleo Itabela, na pessoa de seu Coordenador Valtim Rodrigues Lima, realizou nesta sexta-feira (20/04) uma Assembleia Geral com servidores da educação que estão aptos a receber recursos de verba indenizatória de Precatórios do antigo Fundef/Fundeb.

A reunião teve como objetivo principal o ingresso de advogados cearenses no processo do Precatório do Fundef no município de Itabela. A experiência jurídica cearense que vem atuando em causas de precatórios há alguns anos e com muitas ações já definidas e com  destinação de 60% dos Precatórios do Fundef investido na valorização do Magistério, como previa a lei de criação do Fundef, despertou na APLB- Sindicato da Bahia, a ideia de implantar os mesmos métodos jurídicos e que deu certo naquele estado, aqui na  Bahia, onde há uma forte resistência de destinação dos 60% dos recursos para os trabalhadores sem educação.

A intenção da APLB sobre a vinda dos advogados cearenses é de fortalecimento na área jurídica da entidade na defesa dos servidores  que estão incluídos na lista do plano de aplicação para receber recurso referente ao precatório. O município de Itabela na pessoa do prefeito Luciano Francisqueto e de seus assessores jurídicos segundo a APLB, tem dificultado o acordo para a distribuição do recurso no valor de mais de R$ 33 milhões que se encontra em uma conta especifica do município a mais de 8 meses.

A vinda dos advogados cearenses para atuar junto a APLB-Sindicato, se deu Após encontro dos coordenadores da APLB-Sindicato de núcleo municipais  aonde já chegou a verba milionária do FUNDEF/FUNDEB e de  municípios que estão na lista para receber a verba oriunda de precatórios este ano, com o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira e o diretor de Organização do sindicato Noildo Gomes Nascimento, no dia 11/04, em Salvador,  aonde ficou acertado que um grupo de advogados cearenses viria atuar junto a entidade nas causas de Precatórios do Fundef no estado.

O encontro em Salvador contou com as presenças dos  advogados do Ceará e ficou acertado que os advogados cearenses passaria atuar  nas causas dos Precatórios do Fundef das redes municipais e da rede estadual da Bahia.  Os advogados falaram sobre a experiência do processo para resgate dos valores dos precatórios em Fortaleza e de outros municípios aonde os professores já receberam.

Na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira na cidade de Itabela e  que contou com a parecença do advogado cearense, José Vanderlei Marques Vieira,  foi feito a votação para que a categoria decidisse se aceitariam ingresso dos advogados do Ceará na causa referente ao precatórios do FUNDEF. Houve um consenso geral dos professores em favor da vinda dos advogados que passarão a atuar na causa já na próxima semana.

A respeito do enquadramento de quem teria direito à verba, se apenas os professores que estavam em efetivo exercício durante o período referente à ação judicial ou todos os docentes da rede pública.

O entendimento do APEOC (Sindicato de Lutas e Conquistas dos Trabalhadores em Educação do Ceará) é que a própria categoria decida esses critérios, por meio da composição de comissões de estudos e, em seguida, através da votação das propostas em Assembleia Geral em cada município.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Os prefeitos querem passar a mão na grana dos professores, imaginem voces uma prefeitura como a de Itabela com + ou - 35 milhões na mão, ai é só arrumar o jeitinho de sempre e ficar com a metade no bolso.
LUIZ CARLOS AGUILAR

Agora vai!
Guaratinga

O precatório vai ser um impasse oor muito tempo, o prefeito alegs que nao paga o precatório pq o TCM nao autoriza entao pra acabar com isso os vereadores e o prefeito deveriam convidar alguem do TCM pra dar o parecer seja afavor dos professores ou do prefeito , depois fazem im documebto e todos os vereadores. O prefeoto e o TCM assinam e acabam logo com isso.
Aluno