Aniversário: Itabela completa 29 Anos de Emancipação Política nesta quinta-feira (14/06)

Redação - 14/06/2018 - 10:34


O Município de Itabela completa 29 Anos de sua Emancipação Política nesta quinta-feira, dia 14 de Junho.  Fundado em 1989, o município de Itabela surgiu cortado ao meio pela BR-101 e ladeado pelos  municípios de Itamaraju, Guaratinga, Eunápolis e Porto Seguro.

O povoado foi iniciado em terras da Fazenda, de propriedade do Senhor João Pereira, na década de 1950. Conhecida atualmente por ser a terra do café, ou do mamão, Itabela era apenas uma terra desabitada quando João Pereira chegou para fazer história e contribuir e muito no nascimento da futura cidade com distribuição de um pedaço de sua propriedade.

Aproximadamente três décadas mais tarde, Itabela caminha ainda como uma criança, passos lentos em direção ao desenvolvimento. A cidade teve um crescimento rapto pelo meados da década de 1960 quando teve início às obras da BA 02 (hoje BR 101) que liga o extremo sul da Bahia ao Espírito Santo. E milhares de imigrantes capixabas, pessoas ligadas na maioria à exploração madeireira, ocuparam a microregião. Muitos ficaram em Itabela - na época um povoado- o que deu início ao ciclo da madeira, conhecido como febre do jacarandá.

Anos depois, veio o fechamento das madeireiras e com o fechamento das serrarias, iniciou-se a migração de muitos investidores para outros estados, a exemplo do Pará. O fechamento das madeireiras ocasionou diminuição de impostos e aumentou no desemprego.

O município ganhou a identidade e foi registrado pelo nome Itabela, que significa “Pedra Linda”, fazendo referencias as tabelas colocadas em pontos estratégicos como a venda de Sr. João, onde os tropeiros que transitavam pela região paravam para descansar e verificar numa tabela, ali existente, as distâncias para outras localidades. Por esse motivo o proprietário passou a ser conhecido por João da Tabela e o local de Tabela.

A emancipação se deu no dia 13 de junho do ano de 1989, quando por meio da Lei Estadual Lei nº 5.000 de 13 de junho de 1989 desmembrou-se do município de Porto Seguro, do qual era Distrito, constituindo-se município.

O município possui hoje, um pouco mais de 33 mil habitante. Tem como sua economia principal a agricultura, café, mamão, maracujá entre outras culturas. A carne bovina e o leite também faz parte da sobre vida do município.

O município que possuem um distrito (Monte  Pascoal) um povoado (São João do Monte) teve como seu primeiro prefeito em 1990, o saudoso Ivo Manzoli, e como atual Gestor, Luciano Fancisqueto.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Sempre q visito cidade vejo as crianças menores de 06 anos fora da escola isso é um crime prefeito olha para a suas crianças da sua cidade eles são o nosso futuro educação em primeiro lugar mães de de itabela lutem pelos os direitos do filhos.
Maria Elza Barbosa dos Santos

Parabéns itabela por considecia anivsriamos no mesmo dia itabela faz parte do minha história pois além fazer aniversário juntas . Não nasci aí mais sim na redondeza próximo ao montinho mas tenho um grande amor por itabela pois meus familiares moram todos aí moro em Vitória mas viajo sempre q posso para itabela minhas férias todos os anos passo aí em itabela por isso fico muito triste quando chego aí e vejo que a sidade continua a mesma coisa. C
Maria Elza Barbosa dos Santos

Precisamos de uma unidade de saude em Itabela onde se possa fazer todos os tipos de exames, com aparelhos modernos e isso no hospital, para não precisar o paciente ter que se deslocar Paes fazer exames fora da unidade de saúde, senhores vereadores fiscalizem o funcionamento da saúde, principalmente o uso da samu, que só presta socorro a atirados ou acidentados, quando alguem passa mal e liga os cães não aparecem
Sente o que o cidadão sente

Essa pequena cidade sempre saqueada por seus administradores executivos, hoje tem um amontoado de obras fantasmas inacabadas, inclusive nos fundos da chamada policlínica e em outros lugares da cidade, as áreas de lazer são precárias e os espaços para pratica de esportes quase não existe, Itabela já não e bela, seus jovens não tem oportunidades e o centro da cidade ha um mercadão arcaico, que deveria ser demolido, e erguido em seu lugar um shopping atrativo e atraente com áreas de lazer .
Engravatados

Ita jà foi béla. Hoje é sò lamentos!