ITEBELA: Audiência de Conciliação sobre Precatórios do Fundef será realizada nesta quarta-feira dia 18 de julho.

Redação - 17/07/2018 - 22:26


Nesta quarta-feira, 18, será realizada a Audiência de conciliação no Judiciário da Comarca de Itabela, entre Aplb de Itabela  e o Governo Municipal, sobre a tentativa de um  acordo a respeito do Precatório do FUNDEF/FUNDEB.

A reunião está marcada para as 11h. Segundo informações, o Juiz de Direito, Roberto Costa de Freitas Junior, enviou notificação ao Procurador Geral do munícipio para fazer-se presente, junto com o Prefeito do Município, Luciano Francisqueto.   

Sendo assim, se haver um acordo entre as partes durante a audiência, pode por um fim no processo dos Precatório do FUDNEF/FUNDEB, que se arrasta há quase um ano.

A APLB de Itabela ajuizou uma Ação Civil Pública para cobrar os 60% dos Precatórios do Fundef  para remuneração dos professores. Segundo o Sindicato, o Município vem dificultado às negociações para não fazer o repasse dos valores citados aos trabalhadores da educação.

A ação tem como objetivo ressarcir os professores de prejuízos salariais nos anos de 1997 a 2006 que é assegurado por lei, além disso, pressionar o Governo Municipal a fazer o repasse dos professores. "Caso não o faça o acordo  de pagar os 60% desta verba extraordinária aos professores o processo continua".

Por enquanto está mantida a decisão judicial proferida pelo Juízo da Comarca de Itabela em manter bloqueado equivalente a 60% dos recursos do precatório FUNDEF.  Na última quinta feira, 12 de julho de 2018, o Juiz Roberto Costa de Freitas Junior proferiu decisão que culminou com a rejeição dos embargos declaratórios à sua decisão anterior.

Entre os fundamentos apresentados para refutar os argumentos dos embargos interpostos pela Procuradoria Geral do Município de Itabela, merece destaque os seguintes:

Decisão judicial cujos trechos foram transcritos acima foi bem acolhida pela categoria de profissionais da educação e derrubou por terra os argumentos de que a Lei Municipal nº 522/2018 não tem vigência e efeito legal. O Plano de Aplicação dos Recursos do Precatório do FUNDEF, é sim uma das normas legais que devem ser consideradas como orientadoras para efetivação de despesas com esses recursos, juntamente com as disposições de órgãos competentes para decidir sobre o assunto.

A expectativa de todos fica agora, voltada para o desfecho da audiência de tentativa de conciliação entre as partes, designada para esta quarta-feira 18.07.2018, às onze horas da manhã.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Desejo que esta novela ja chegue ao final, e tenhamos um final feliz. Chega de anciedade.
Luzirene

Deus sabe de todas as coisas e sabe quando a sua justiça será feita. Não há homem no mundo que derruba a lei de Deus. E o nosso Deus e justo e ampara seus filhos quando o buscam na verdade , na justiça e na lei. Que Deus hoje para todo sempre , nos ilumine nos ampare nesta causa justa , sofrida e vivida. Que esse gestor um dia venha sentar se junto com o legislativo, classe de trabalhadores , população que nele confiou e faça valer jus , de sua candidatura e uma Itabela melhor. Amém
Silvia

Deus sabe de todas as coisas e sabe quando a sua justiça será feita. Não há homem no mundo que derruba a lei de Deus. E o nosso Deus e justo e ampara seus filhos quando o buscam na verdade , na justiça e na lei.
Silvia

Meu Deus se os 60 por cento são dos professores então que esse prefeito de itabela pague,eu espero!
Fernando

Esse dinheiro,muitos professores estão com nome sujo na praça,e vai servir para limpar o nome.
Ranuzia

Todos já devem saber o destino desse dinheiro se for destinado aos profissionais da educação será uma injeção na economia brasileira já que os trabalhadores da educação irão fazer bom uso desse dinheiro já se for destinado aos políticos ele simplesmente desaparece..
Lucivaldo Ribeiro

Todos já devem saber o destino desse dinheiro se for destinado aos profissionais da educação será uma injeção na economia brasileira já que os trabalhadores da educação irão fazer bom uso desse dinheiro já se for destinado aos políticos ele simplesmente desaparece..
Lucivaldo Ribeiro