ITABELA: Por falta de ônibus a BR-101 é interditada pela segunda vez consecutiva por Alunos de Faculdade

Giro de Noticias - 21/05/2019 - 07:08


O movimento estudantil universitário de alunos do distrito de Monte Pascoal e do Povoado de São João do Monte (Montinho), em Itabela chamou atenção de todos e de autoridades da Polícia Rodoviária Federal para o desespero da comunidade estudantil e dos pais dos mesmos, que se mobilizaram pelo segundo dia consecutivo na BR-101 cobrando da prefeitura municipal o transporte escolar.

O protesto  é contra a falta do transporte escolar. A queda de braços entre a prefeitura e os estudantes está  criando uma preocupação do que pode vir acontecer se não for tomada uma providencia por parte das autoridade competentes.  

Segundo o que foi apurado, a comunidade decidiu fechar a BR-101 somente para impedir que o ônibus terceirizado pela prefeitura seguisse para a Faculdade levando uma parte dos alunos. Eles querem transporte para todos os estudantes das faculdades de Itamarjú, elegando que todo tem os mesmos direitos.

O que vem acontecendo e que está gerando este clima tenso é que está sendo disponibilizado o ônibus apenas para os alunos da sede do município, sendo que, os estudantes do distrito de Monte Pascal e do povoado de São João do Monte ficam sem o transporte.    

Os alunos prejudicados em sua maioria são bolsistas e estão em seu último período. Outra coisa que chama a atenção é de que os mesmo já vêm recebendo o beneficio a mais de três anos.

Na noite da última segunda-feira, foi avisado pelos estudantes durante o protesto, que se não houvesse o transporte para todos, eles iriam cercar novamente a BR e impedir que o ônibus passasse.  

Pais e mães moradores das duas localidades estão preocupados com a vida acadêmica dos respectivos filhos. A falta de transporte escolar  está prejudicado todos os estudantes de Itabela que estudam nas Faculdades de Itamarajú. Só nos dois distritos, cerca de 40 alunos, não têm frequentado as aulas por não ter como ir a Faculdade.

Nesta terça-feira (21/05) os alunos cercaram a BR-101 novamente e impediram que o ônibus com alunos da sede do município seguisse viagem, a Polícia Rodoviária Federal que estava no local orientou que o ônibus voltasse para evitar um confronto entre os estudantes. O Secretário de obras, Ginivaldo Cabral que estava seguindo o veículo com os estudantes ainda tentou resolver o a situação, mas não houve êxito.  

Diante da situação de tensão que os  estudantes universitário estão vivendo nesses últimos dias, a Câmara de Vereadores de Itabela vai  se reunir na manhã dessa quarta-feira (22/05) e deliberar expediente aos  responsáveis pelo transporte para tentar reverter a situação.

O serviço do transporte universitário mesmo a prefeitura não sendo obrigada, mas podendo fazer o transporte de acordo com as Leis Federal e Municipal em um raio de até 100 quilômetros, sempre foi ofertado por todos os prefeitos que por Itabela passaram. No início do mês de maio, parte dos universitários que frequentam universidades de Itamarajú foram surpreendidos que não pudesse mais ser transportados no ônibus por superlotação.

De acordo com uma aluna ouvida pela reportagem do Giro de Noticias, os alunos  estão disposto levar a situação ao Ministério Público nesta quarta feira. Ela conta ainda, que se não tiver transporte para todos os alunos o movimento na estrada vai continuar

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Poxa o cara faz faculdade vai lá e posta um comentário levar tudo modo o não leva ninguém super egoísta aí tem um acidente ônibus tá cheio de mais sobra para motorista jente vomos pensar mais no próximo? porquê não vai para porta do prefeito o na prefeitura.
Daniel

Não estamos fechando a pista ,a pista estar livre ,estamos impedindo apenas o ônibus, já que os de monte pascoal e montinho, não tem transporte, o ônibus deles tbm não passam,ou leva todo mundo ou não levam ninguém
Eduardo

Esse prostesto é politica a maioria desse estudantes voltou em sueli caribé
ruan12

esse protesto são politicos á maioria voltou em sueli caribe
ruan12

Se não resolver hj vamos fechar de novo
Estudante

Mão tô defender este Prefeito nem volte nele mais quer um jente voltar e tudo metiros ladrão são todos safados todos sem esesao todos políticos são corrupido
Marcelo

Eu concordo com esse Paulo Fernandes tem quer ir para prefeitura na porta da casa dele séria melhor quer aí não atrapalha os demais.
Léo Santana

O iso quer vc faz em boloquia a pista esta super errado pessoa quer tem seus compromissos ficar aí perdendo tempo.o certo seria vc faz protesto na porta da prefeitura na porta da casa dele se merda tá acabando com Itabela ainda tem gente quer defender os puxa saco.
Paulo Fernandes

Agora tem vergonha kkkkk
Wilian

Votei neste porqueira tenho até vergonha
Morador