24 candidatos iniciaram campanha para eleição do Conselho Tutelar, em Itabela.

Giro de Noticias - 03/08/2019 - 09:53


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou a relação de candidatos habilitados a concorrerem nas eleições do conselho tutelar. A partir da última quinta-feira, dia 01/08, os 24 candidatos aptos a disputarem a eleição do Conselho Tutelar de Itabela estão liberados a fazerem campanha. São cinco vagas em disputa e a eleição em todo o país será no dia 6 de outubro.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Advogado Edinaldo Porto, houve uma reunião reforçando aos candidatos o que estipula o edital sobre o que é permitido e proibido na campanha, especialmente no que se refere a propaganda.

O tempo de mandato é de quatro anos e o salário pago pelo município é de R$ 2,4 mil. “O trabalho do conselheiro envolve toda a rede de proteção à criança e ao adolescente, por isso é exigida dedicação exclusiva”, observa Edinaldo, ao lembrar que o serviço tem escalas de plantão, inclusive em fins de semana e feriados.

Conforme o edital é proibido aos candidatos usarem carros de som, sistema de sonorização amplificada, promoção de caminhada, carreata, passeata, pelas ruas da cidade para promoção da campanha. É proibida ainda, a utilização de faixas, outdoors e outros meios não previstos no edital.

Não é permitido também aos candidatos, doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, bem ou vantagem pessoal, inclusive brindes de pequeno valor. Os eleitos terão posse no dia 10 de janeiro de 2020.

Os candidatos poderão fazer campanha  até 05 de outubro. A votação ocorre no dia 06 de outubro, onde eles serão escolhidos por meio de voto popular para um mandato de 2020 a 2024.

Os candidatos poderão promover as campanhas junto aos eleitores através de debates, entrevistas, seminários, distribuição de panfletos e todos os meios de internet, como: Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, por vídeo ou mensagens de áudio.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e tem como missão zelar para que os direitos da criança e do adolescente sejam respeitados. Entre suas atribuições está atender e aconselhar os pais ou responsáveis; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Além disso, tem a função de informar ao Ministério Público fatos que constituam infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar casos para a autoridade judiciária e assessorar o Poder Executivo municipal na elaboração de políticas públicas.

Atualmente, os cinco cargos no Conselho Tutelar de Itabela  são ocupados por mulheres.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Todos esses candidatos já mamam na prefeitura, e agora querem concorrer a um cargo público. Todos sem exceção são piolho de prefeitura. Por mim anulava isso aí. De boa intenção o inferno tá cheio. Dizem querer ajudar as crianças, mas querem mesmo é 2.400 reais durante quatro anos.
Sheldon Cooper

Vou dizer uma coisa. Um desses candidatos já foi na minha casa me oferecer dinheiro pra votar nele. Não vou dizer quem é, mas posso dizer que é muito pilantra. Façam um cara a cara aí pra ver quem é.
Ronaldinho Cearense

Sai fora porra de pt sai para lá landrao de terra dos inferno
Carlos

Vou votar no menos feio kkkkkkkk
Paulo Henrique Ganso

Infelizmente com esse presidente Bolsonaro, o trabalho do conselho tutelar vai ser muito difícil. Abrem o olho vocês que ganharem o cargo, porque o Bolsonaro já quer colocar as crianças pra trabalhar.
Petista sincero

Senti falta de pessoas que apoiam o PT e o Lula como candidatos. A esquerda precisa ser bem representada também no conselho tutelar. Esse órgão tão importante que auxilia nossas crianças e adolescentes não pode ser tomada por fascistas. Vamos ficar de olhos bem abertos.
Jarbas da Jaqueira

Gostei de ver. Tudo candidato que votaram no 10. O 10 é bom o 10 é massa.
Cacá Lee

Voti em me para conçelheiro du telar. Eu vol me isforsar para faser um belo trabalho para a nosa sidade. Sou o melior candidato que todos esses.
Lucas Seixas

Não gostei de nenhum candidato. Não vou votar em ninguém. Se quiser que eu vote, vão ter que me implorar.
Morador de Zootopia

Com esse salário astronômico, ate eu queria ser conselheiro tutelar. Não fazem nada, não salvam uma criança, e ganham uma nota só tomando café. Olha o número de candidatos querendo uma mamatinha.
Morador sincero