Alagamentos não são novidades em Itabela e desafiam gestão pública.

Giro de Noticias - 07/08/2019 - 15:46


Após uma chuva branda, mas com duração continuam de dias, que atingiu a cidade de Itabela esta semana, várias ruas ficaram alagadas e moradores tiveram dificuldades de sair de suas casas. Os bairros mais atingidos foram, o bandeirante, Jaqueira, Irmã Dulce, Manzolão, Ouro Verde e  na rua ACM, centro.

Os problemas de alagamentos em alguns bairros já se tornou um desafio para moradores em dias de chuva, os problemas existem há quase 25 anos, entra prefeito e sai prefeito e nenhuma providencia são tomadas por parte do poder público municipal.

Na rua Princesa Izabel, no bairro Bandeirante, o alagamento teve um pico de 70 cm de altura e na região as ruas ficaram intransitáveis e famílias tiveram dificuldades de entrar e sair de suas casas.

Nos bairros Irmã Dulce e Manzolão, os problemas de alagamentos não são diferentes, pelo menos dois locais sofrem com os alagamentos, mesmo em dias de chuvas fracas como  está ocorrendo nesta semana. Sem ter um local de escoamento a água se acumula e deixando os locais intransitáveis.

Na Rua ACM, nas proximidades do estádio municipal, a situação já virou um problema cotidiano, choveu a rua fica intransitável e os moradores se  obrigam a transitar pelo que sobra das calcadas e por dentro da água suja para sair ou entrar em suas casas. Caso semelhante acontece no bairro Ouro Verde e no Bairro da Jaquira.

Essa tem sido uma cena nada incomum na  cidade de Itabela pelo menos desde das duas últimas décadas  passadas. E a situação não é muito diferente nos dias atuais. O alagamento causado pela chuva desta segunda-feira (06/08) não é novidade. No início do ano, uma forte chuva que atingiu a  cidade de Itabela alagou ruas, comércios e até o cemitério.

Ao longo das últimas décadas, as sucessivas gestões municípais não têm implantado obras ou adotado medidas para enfrentar o eterno problema dos alagamentos. Apenas nos anos 1993, por exemplo, foram  feitas três grande redes de escoamento de águas na gestão do saudoso prefeito Ivo Manzoli.

Um levantamento feito pela reportagem do Giro de Noticias mostra que centenas de pessoas ainda são vítimas das enchentes todos os anos. Em 2015, por exemplo, 127 pessoas tiveram problemas de locomoção de suas residências na cidade em decorrência dos alagamentos. No ano passado a situação foi pior, com 183 atingidos. E nos primeiros dias de 2019, já foram dezenas de pessoas que tiveram dificuldades de sair de casa por conta da água que alaga as ruas e a frente das residências o que dificulta a acessibilidade aos moradores.

Uma pergunta que surge naturalmente é: "por que a cidade parece estar condenada a conviver para sempre com os desastres das cheias?" Para especialistas que há anos estudam o problema dos alagamentos, acabar cem por cento com as enchentes é muito difícil, mas é possível amenizar o problema com as medidas  de obras.

Os gestores da prefeitura de  Itabela argumenta quase senpre as mesmas coisas quando são cobrados  sobre os alagamentos, que as obras na área de saneamento passam por várias gestões e abrangem muitos programas, envolvendo recursos e projetos dos governos municipal, estadual e federal.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura durante  uma reunião em 2017, com moradores, vereadores e com o Prefeito Luciano Francisqueto, chegou a anuciar a obra de drenagem de cerca de R$ 140 mil reias, na rua ACM, mas o serviço não foi dado andamento.A obra iria atender com o serviço de drenagem, as Ruas ACM e uma outra rua, no bairro Palmares.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Faltou as fotos do bairro da bacia que passou um sufoco danado das 14 às 18 horas eu mandei as foto pra redação ai
Itabelense

Com isso Itabela nunca mudam aliás mudar para pior e um vergonha está rua em pleno século 21 anida tem rua de chão só buraco e lama condo não e Lama e puera.eses vereador quer não faz nada também para a população a só para eles mesmos comprar carros novos ner seu joaldo.e outros
Macedo Soares

Ese vaganhio eleite de quer ese besta quebrado anda carro VELHO de ano ainda financiado até a alma não tem men onde mora mora com a mãe frete pelado quer paga de rico sai dia cu bosta.
Marcola Santa

E verdade ese vaganhio ese porqueira tava com leu a agroa já com Luciano e mesmo bem lembrado
Miguel

Para de rebaixar as pessoas vaguinho do esporte. Chamando as pessoas de pé de chinelo. Vc se acha da elite é?
Morador de Zootopia

Esse vaguinho do esporte não ganha nem pra síndico de apartamento. Tava com Leleu e agora está com Luciano. Oxente, esse cabra não tem honra não ? Vai pra aonde é mais conveniente ?
Vou votar em Divino pra prefeito

Gente, esse não é o momento de brigar, é momento de nos unir. Vamos unir com o homem e vamos compor. Só assim Itabela vai se ajeitar. Eu vou unir o prefeito com toda a oposição, esse é o trabalho que eu fui designado, unir a oposição com a situação. Prometo que vou dar o meu melhor pra Itabela.
Dorival do Ouro Verde

Ese vaganhio do Sport e muito e puxa saco vai casar um cervio rapaz pegar no pesado.ainda tem gente quer voltar em baixo dese
Bruno

Ese vaginho e outra tá doido para sai vereador doido e quem volta nesetes porqueira vaginho do Sport d
Bruno

Ese caca ai e Lobão são dois discarado mesmo qosta de ganhar no mole vai trabalhar igual seu irmão Bira ese sim
Fernandes

o caca lee ninguem e comprado o povo tem o livre arbitrio de se expressar e a internet e um desses meios
site

ITABELA TERIA RENDA SIM PORQUE E GENTE QUE TRABALHA E VAI ATRAZ DO QUE QUER COM UM SUOR DIGNO E ESSE SECRETARIO DE OBRA E PESSIMO MESMO PORQUE ELE E UM BEZERRO QUE MAMA LA TAMBEM
bolsonaro

baixo e quem fica mamando igual a voçe lobao pelo menos eu ando de cabeça erguida aonde quer que eu vou problemas toda cidade tem mais umas e demais entra gestao e sai e fica cada vez pior
hadad

o vaguinho do esporte como voçe pode ter certeza disso se voçe chegou a pouco tempo ?eu e a minha familia mora aqui desde que Itabela nao era emancipada isso aqui ainda era um nada ok para voçe que chegou agora preciza se atualizar ok
preta

o charles cheer ninguem esta com dor de cotovelo porque eu nao tenho inveja
preta

e o pior vereador ricardo flaudino
preta

continuando as professoras que foram atras porque nao apareceram ninguem alguns pais ate ajudaram SIMONE e outros profissionais estao de parabens esses estao preocupados com Itabela e esse eo pior prefeito porque nem o pai dele foi assim cade a precatoria nao teve respeito nem com a mae dele que foi professora fora luciano cabeça de rolon
preta

ei voçes ai que ficam chamando de pe de chinelo quem critica o prefeito ? entao va nas ruas alagadas e resolvam o problema porque eu nao tenho inveja de quem trabalha na prefeitura ja que e o bom porque nao abre concurso ? e o secretario de obras e um bosta ele esta fazendo mais a metade e pro bolso dele se otarios vai nas escola do ouro verde e veja como as crianças correm perigo com uama pessima estrutura para estudarem por serem crianças pequenas teriam que ter tido mais atençao
preta

Concordo com esa preta nunca vai acabar mesmo são tudo safados metiros tudo farinha do mesmo saco e muito triste para a jente cidadão quer voltar nes porqueira agora mesmo a pessoa e obrigada a volta porque ser não ficar ser trabalha tira passaporte e muito difícil
Fernando

Esse negócio de alagamentos de ruas é o menor dos problemas. As pessoas já sofrem com isso a muito tempo, já se acostumaram. Tiram de letra. Vamos resolver os problemas de verdade nessa cidade.
Um Silva qualquer

É isso aí Luciano. Faz péssima gestão mesmo, assim fica mais fácil a volta do querido e glorioso Júnior Dapé. Esse sim fazia gestão de verdade. Com aquelas festas maravilhosas. Jovem precisa de festa. Assim não se envolve com drogas, e não morrem em confrontos de facções rivais criminosas.
Rafinha Brutshi

Qem fala mal do prefeito, é purque não está trabaliando na prefeitura, e fala mal pra poder mamar na procima jestão
Cacá Lee

Se esse não é o melhor prefeito de Itabela, então quem é ? Vc deve estar com dor de cotovelo pq não está trabalhando na prefeitura
Charles Sheen para Fernando

Melhores prefeitos que Itabela já teve. 1 Junior Dapé 2 Luciano Francisqueto 3 Ivo Manzoli 4 Francisqueto pai 5 Caribé 6 Dino Porqueira Deixo aqui a minha lista isenta
Ricardo Flauzino

Luciano francisqueto está de parabéns. Está fazendo o melhor que pode. Essa é a melhor gestão. Ele pelo menos admite que existe os problemas, e tenta solucionalos. Não se esconde. Nem tenta esconder os problemas. Ele vai ajeitar, vai melhorar, solucionar. O problema é essa oposição de araque que tenta tumultuar tudo. Deixem de ser baixos e deixem o homem trabalhar.
Lobão

Esse é o melhor governo que Itabela já viu
Pastor Adelson

Toma vergonha GN. Vcs deveriam fazer o belo trabalho que a gente aqui está fazendo desde o início da gestão. Mostrar tudo de bom que tem nessa gestão, e assim deixar os moradores mais felizes, sem tantas notícias tristes.
Bahia dia a dia

Xeguei nesa jestão a pouco tempo, e posso garantir que o prefeito é sério e onesto. Ele quer faser o melior trabalio qui Itabela já vil. Por favor, lavem a boca pra falar mal do meu prefeito. Seus rebanho de pé sujo
Vaguinho do esporte

Ei você que está falando mal do melhor secretário de obras que Itabela já teve. Se coloque no seu lugar seu pé de chinelo. Vc tem que bater palmas pra essa gestão. Essa gestão vai ser reconhecida como a melhor de todos os tempos. E ajuda muita gente. Nosso dever é colocar as famílias pra trabalhar na prefeitura, mantendo assim uma boa imagem com toda Itabela. Sem isso Itabela não teria renda.
Para Bolsonaro

Esse descaso com Itabela é tudo culpa dos lambe bolas do prefeito. Em vez de cobrarem, ficam aí passando pano pra essa gestão desastrosa
Thuller

Falam mal do melhor prefeito que Itabela já teve pra desestabilizar a ótima gestão. Esse giro de notícias está comprado pra Caribé, e querem tumultuar. Mas se depender de mim eu não vou deixar isso acontecer. Vou defender essa gestão com unhas e dentes.
Cacá Lee

Fica reformando escolas e esqueci do restante. Cadê a pavimentação das ruas Itabela enquanto não entrar um prefeito de verdade. Nunca vai sair dessa situação. Muito lamentável..
Morador

esse merda desse cabral secretario de obra e comprado pelo prefeito vai trabalhar rapaz que esta perto de todos voces arrumarem as malas a soluçao e colocar o prefeito e todos eles la dentro isso e uma falta de respeito com o povo ITABELENSE nem pareçe que esse cabeça de rolon mora aqui ha tantos anos
bolsonaro

Ese ai e melhor prefeito imagino o pior então.deus e mais.
Fernando

eu acho que nunca vai acabar porque todos que entram so quer mamar na teta da vaca a prefeitura se tornou uma mina de ouro eguw
preta

A lagoa q tinha aqui no Ouro Verde , não poderia ter aterrado. O que se pode fazer ali é um lago muito bacana com espaço p fazermos nossas caminhadas. Simples assim.
Ouro verde.

Não existia alagamento nas ruas do Ouro Verde. Pois a água da chuva escovas tida p uma lagoa existente ao lado de Moreno, porém tiveram a infeliz idéia de aterrar a lagoa.
Eu.

Dizendo ele que é o melhor prefeito do extremo sul da Bahia kkkkkkkk.
Morador