As Policlínicas deixaram de ser prioridade para o governo, questiona Targino Machado

Giro de Noticias - 16/08/2019 - 12:15


Ainda em 2018, quando inaugurou parte das Policlínicas Regionais, o governador da Bahia, Rui Costa, e o Secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, exaltaram o modelo de financiamento escolhido para os equipamentos - 60% de custeio para o município e os 40% restantes para o Estado. Segundo os gestores, não haveria necessidade de aporte Federal para o funcionamento das mesmas.

Mas, afundado em uma crise "Tamanho G", o governo Rui Costa resolveu render-se aos recursos federais e, através de uma resolução aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA), pediu R$ 61 milhões anuais à União para manter o funcionamento das Policlínicas.

Para o deputado estadual Targino Machado, Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, esse é mais um absurdo da atual gestão estadual comandada pelo governador Rui Costa, que já provou não ter condições de bancar as Policlínicas.

"O modelo de financiamento das Policlínicas, com os 60% de custeio dos municípios e os outros 40% do Estado, foi cantado em prosa e verso pelo governador Rui Costa e pelo Secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, como grande revolução no setor. Desta forma, não seria necessário o aporte de recursos federais para o funcionamento das mesmas, mas a conversa mudou. O Estado quebrou? Faliu? O governo Rui Costa recorreu ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e está batendo na porta dele, mesmo criticando-o diariamente, solicitando 61 milhões anuais para o funcionamento dos equipamentos. Esse é mais um absurdo do governo Rui Costa, que quebrou o Estado".

"As Policlínicas deixaram de ser prioridade para o Governo? Vão funcionar conforme prometido a partir de que ano? Esse Governo precisa mesmo é de mágica para resolver o problema da saúde pública", completou Targino.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/