Moradores de Itabela protestam por melhorias em obras do estado e desativação de Comarca.

Giro de Noticias - 27/09/2019 - 06:18


Nesta sexta-feira, 27/09, moradores do município de Itabela saíram às ruas. O protesto é contra a precariedade  em obras públicas do estado, como a BA-283 que liga  Itabela a Guaratinga, falta de policiamento nos distritos de Monte Pascoal e de São João do Monte (Montinho), fechamento do INSS e dos correios e a desativação da Comarca local. 

Os populares fizeram reclamações sobre a desativação da Comarca e a falta de infraestrutura da BR 283, em especial no trecho em área urbana da cidade. Outra reclamação com a falta de segurança nos distritos. Os moradores se mostram indignados e alegam abandono por porte dos representantes  do estado.

A comunidade reivindica a revogação da Resolução 13/2019 do TJ/BA que cominou com a desativação de 18 Comarcas. Segundo os moradores, a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia é abusiva e arbitrária e não obedece a critérios técnicos e sim, um ato político.

O protesto fez com que a  BR-101 ficassem parada por volta de 30 minutos no inicio da manhã, causando congestionamento nos dois sentido da estrada.

Em entrevista à equipe do Giro de Noticias, alguns moradores se mostraram totalmente a favor da manifestação. A professora Rose, disse  que a população está pedindo o que é de direito dela, e sou totalmente a favor da manifestação. O professor Celso  usou da palavra e fez um discurso  critico contra a desativação da Comarca e o possível fechamento dos correios e do INSS, no município.

Os líderes comunitários Jean Marcel e Felipe Maciel, disseram que a manifestação tem como principal objetivo atender às necessidades básicas da população, que sofre com o descaso do Governo estadual. Os mesmos também afirmaram  que o movimento se deu a partir de lideranças comunitárias que se reuniram para  realizar o movimento.

O Vereador Alencar da Rádio usou da palavra para pedir empenho da sociedade em prol da reativação da Comarca, reforma da BA -283 policiamento  nos distritos, de Montinho e Monte Pascoal e contra a desativação dos correios e do INSS.

“Cansamos de ter apenas paliativos dos nossos problemas,  o estado não está levando a sério a problemática do nosso município de Itabela. Por esse motivo, decidimos fechar a BR-101 por alguns minutos e sair as ruas para mostrar a nossa indignação contra tudo isso que Itabela vem perdendo ao longo dos seus 30 anos ” disse o vereador .

A candidata ao Conselho Tutelar, Sirlandia Lima, considera como justa e salutar qualquer reivindicação ou manifestação de descontentamento por parte dos moradores do município. “Sempre estarei presente para discutir assuntos de relevância e que seja de benefício da coletividade do nosso município”,disse.

Os manifestantes  disseram que continuam  abertos ao diálogo com todos os representante de órgãos do estado e responsável pelas melhorias do município. Inclusive, representantes do Governador do Estado Rui Costa. Os manifestantes já deixaram claro, caso o governo não se manifeste outra manifestação de moradores já está agendada.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Itabela agora e um distrito de Eunápolis aqui não tem nada novo distrito Itabelao
Morador de Itabela

Uma duas taí só para sai conselho tutelar outros tá aí só porque quer sai candidato a vereador resumido tudo mundo aí quer canha no mole nas tetas da prefeitura era bom ser fechace tudo esa bosta de cidade a trazada por povo só pensando em haha dinheiro falando quer quer cuidado da cidade entrar lá como vereador o quer seja faz merda nenhuma
Bruno