CMDCA e candidatos a conselheiros tutelares de Itabela vão se reunir com o Promotor nesta terça (08) para tratar do calendário da nova Eleição.

Giro de Noticias - 08/10/2019 - 09:40


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabela deverá divulgar o novo  calendário e edital para o processo de escolha dos membros que comporão o Conselho Tutelar de Itabela nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023.

A eleição do Conselho Tutelar de Itabela que seria no dia 06/10/2019, foi cancelada por erros nas cédulas de votação e outros irregularidades que ocorreram no decorrer da campanha, atos cometidos por alguns candidatos.

Nas cédulas de votação foram  detectados que os números das candidatas Sirlandia Lima e Silvia Boina, estavam errados. A candidata Silvia Boina  não aparecia na cédula e o número da candidata Sirlandia Lima aparecia repetido duas vezes. O que levou o Promotor Dr. Dinalmari Mendonça Messias a cancelar a eleição.

Logo após o cancelamento da eleição, o Presidente do CMDCA Dr. Ednaldo Porto, chegou a anunciar uma nova eleição para o próximo domingo, dia 13 de outubro, más, a data está sendo contestada pela maioria dos candidatos.

Alem de estar muito em cima para que os candidatos organizem sua campanha para uma nova eleição e de refazer os convites, eles alegam que no sábado é feriado  e muitas pessoas irão viajar  e que nao vão comparecer a eleição e assim diminuindo o número de eleitores.

Outra situação levantada pelos candidatos: Se tratando de um feriado que se comemora o dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, data comemorada pelos católicos, onde um grande evento da Paróquia está acontecendo na sede da entidade em Itabela e, em outra Igreja no interior de Monte Pascoal, distrito de Itabela e ainda no domingo acontece a Canalização da Santa irmã Dulce e o evento terá transmissão pela TV, ficando evidente que muitas famílias não vão ir votar e assim podendo prejudicar alguns candidatos. Diante disso, a data sugerida por muitos candidatos, que a eleição aconteça em novembro de 2019.

Os candidatos em sua maioria também não concordam que tenha uma nova eleição sem que primeiro sejam apuradas todas as denúncias de irregularidades ocorridas durante a campanha eleitoral e no dia da eleição. Denúncias essas que  já foram protocoladas no Ministério Público Estadual e na Delegacia Regional de Eunápolis.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Sacanagem essa falta de fiscalização nessa Eleição pra conselheiros TUTELAR de ITABELA. Quem foi bem na prova de conhecimentos deveria está dentro.
Eleitor Montinho

Sacanagem essa falta de fiscalização nessa Eleição pra conselheiros TUTELAR de ITABELA. Quem foi bem na prova de conhecimentos deveria está dentro.
Eleitor Montinho

Esse processo teria que iniciar do zero, da forma correta. Se tem Candidato passando por cima da lei na eleição, imaginem o que irá fazer de pior dentro do Conselho Tutelar.
Depressão

Porque não tem uma determinação deixando para a escolha dos dez candidatos que foram bem na prova de conhecimentos? Faz uma investigação aí MP
Eleitor

Art.24 - X: Não exercer mandado eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na Administração direta e indireta federal, estadual e municipal. Lei 466/2013 Tem Candidatas que trabalham na administração pública no cargo comissionado e está na eleição, qualquer cidadão tem acesso no TCM.
Monte Pascoal

Parágrafo único. Será vedada outra forma de candidatura que não a individual. Lei Municipal 466/2013 Existe a comissão Eleitoral? Cadê o parecer de cada inscrição individual com o deferimento ou indeferimento de cada candidato? O MP já solicitou estes documentos? A sociedade precisa de um posicionamento, afinal somos nós quem faremos as escolhas dos futuros Conselheiros. Itabela está de olho.
Itabela Já

Lei Municipal 466/2013, Art. 52. Considera-se aliciamento de eleitores por meios insidiosos o oferecimento ou a promessa de dinheiro, dádivas, benefícios ou vantagens de qualquer natureza, mediante o apoio para candidaturas. Porque a chefe do Bolsa família com total acesso a mais de seis mil cadastro de famílias, está concorrendo a essa Eleição? Porque o MP não investiga a quantidade de Bolsa família que foram desbloqueado durante essa Eleição de Conselheiros.
Itabela Monte Pascoal e Montinho