Eleição do Conselho Tutelar em Itabela é marcada por tumulto e desorganização.

Giro de Noticias - 21/10/2019 - 06:30


Aconteceu neste domingo (20) o pleito eleitoral para a escolha nos novos conselheiros tutelares de Itabela, no sul da Bahia. O processo de votação foi iniciado por volta das 9h da manhã, onde uma grande quantidade de pessoas se aglomerava em um ambiente inadequado para receber todos os eleitores.

Por mais que a equipe de mesários e apoiadores se esforçassem para dar celeridade ao processo de votação, a grande concentração de votantes, a falta de estrutura e informação, fizeram com que grande parte do público desistisse de votar.

Outro fato que também chamou a atenção das pessoas, foi a pressão exercida pela maioria dos candidatos no local de votação e até mesmo no interior das salas onde estava acontecendo a votação, os candidatos faziam a chamada boca de urna. A Policia Militar foi chamada e foi colocada no local para manter a ordem.

A disputa por uma vaga de conselheiro tutelar saiu da causa dos Direitos da Criança e do Adolescente e passou a ser uma disputa política, onde os grupos políticos do município exerceram uma disputa de poder paralelo através dos seus representantes, em torno dos seus candidatos. Por voltas das 19h30, várias pessoas permaneciam no local ainda aguardando a vez de votar.

A reportagem do Giro de Notícias acompanhou o processo eleitoral e o resultado final do processo eleitoral em Itabela ficou assim.

Duas candidatas chegaram a ter suas candidaturas impugnadas, na última terça-feira (15/10), a pedido do Ministério Público da Bahia (PM-BA), por que segundo consta no documento, elas seriam ocupantes de cargos em comissão no Município de Eunápolis, o que a impediria de participar da eleição. Ambas as candidatas tiveram mandados de segurança expedido pela Juiz Dr. Roberto Costa e puderam concorre ao pleito.

Na decisão, o juiz informa que o mandado de segurança não antecipa decisão final, apenas preserva a candidata de lesão irreparável, ou seja, caso uma decisão final venha a seu favor e ela tenha participado do processo votação que possa levá-la a assumir o cargo. Portanto, o efeito da liminar é de suspensão da resolução que excluiu a candidata do pleito eleitoral.

Com isso, participam do pleito os 24 candidatos que disputam as 05 vagas e 05 vagas suplentes. A votação aconteceu no Colégio Municipal Archimedes, e no distrito de Monte Pascoal a votação foi na Escola Manoel Ribeiro e em Montinho na Escola Carlos Alberto Parracho das 8h às 17h.

Das duas candidatas que tiveram suas candidaturas impugnadas, apenas uma se elegeu. A candidata Rosineia Chiovato Zandomineghe, não foi eleita. Ela ficou fora dos 10 primeiros colocados

Muitos eleitores voltaram para suas casas sem votar devido à demora na votação e outros os nomes não contavam no livro de presença.

Veja a relação com os nomes dos 24 candidatos e o número de votos que cada candidato obteve para os cargos de conselheiro tutelar.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Itabela cidade sem lei.


NUNCA VI TANTA FALTA DE ORGANISAÇAO,o povo ficou perdido na bagunça,e mesmo na fila vc tinha que sair p ajudar um amigo que nem encontrava a letra do nome,de nao encontrar o nome na folha em fim uma tremenda bagunça,quem organisou ta mal na fita


esta prefeitura ta cheia de bandido mamano na teta nunca fi coisa igual vai acabar ta perto


Muito bem colocado, agora talvez pede exoneração do cargo. A falcatrua corre solta em Itabela, se não ganhasse continuava no cargo. Está arriscado continuar nos 2 cargos já q os direitos da criança não vão ser nada defendidos... A lei manda pedir exoneração antes de se candidatar
P/ Itabelense

essa prefeitura de Itabela tem muito leite mas um dia pasto secar ae quero ver esse povo mamã más &128046;&128046;
L .m.w.h

A família dos bandidos estão voltando cuidado povo de Itabela.
Morador

Política mesmo o ex tá na cara Ariele
Paulo

Falou quer Itabela já saber ai só tem sang suga querdondo mama nas tetas da vaca eu quero ver ser falar quer prá faz cervico comitario ser aqum vai
Marco

Falou quer Itabela já saber ai só tem sang suga querdondo mama nas tetas da vaca eu quero ver ser falar quer prá faz cervico comitario ser aqum vai
Marco

Boa tarde pessoal... Essas mulheres q ganharam como conselheira tutelar, vão continuar trabalho no seus determinados cargos como contratadas da Prefeitura também???... Eis a questão... Pq foram tantas críticas a candidados que atual como funcionário público e agora será q irão atuar como conselheiras ou só intenção de comer o dinheiro msmo???...
Itabelense...

Muito bem colocado, a questão já não é mais defender os direitos da criança e do adolescente, mas virou politicagem pura.
Ilógico

Eu não entendo ! Pra que esse povo pra não resolver nada, vcs que voltaram nessa raça liguem pra eles, pra ver se eles resolvem alguma coisa...o povo é muito burro sair da sua casa pra voltar nessa raça.
Sei não viu

Infelizmente essa bagunça e falta de respeito com os eleitores não ocorreu somente em Itabela, aqui em Guaratinga foi desse jeito a pior; aqui todos os eleitores tiveram que se reunir pra votação em um único colégio. Ou seja, até mesmo os eleitores dos cinco povoados tiveram que deslocar pra sede do município. Imagine a baderna!!??
Guaratinga