Adiada por operação, eleição para novo presidente do TJ-BA ocorrerá em dezembro

Giro de Noticias - 23/11/2019 - 06:25


O presidente interino do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Augusto Bispo, informou nesta sexta-feira (22) que irá convocar a eleição para a escolha do novo presidente da Corte para a primeira quarta-feira de dezembro (4). Inicialmente um ofício foi enviado marcando o pleito para a próxima sexta (29). No entanto, o presidente recuou após pressão dos desembargadores para que ocorresse apenas no próximo mês.

A nova data acolhida por Bispo é estratégica. Na primeira semana de dezembro, na terça (3), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode realizar uma sessão que pode afastar os juízes e candidatos à presidência indeterminadamente. O regimento interno da Corte prevê que as eleições ocorram até o dia 30 deste mês.

O processo eleitoral estava previsto, inicialmente, para ocorrer nesta quarta (20) (veja aqui). No entanto, foi adiado após o afastamento dos candidatos ao posto Maria da Graça e José Olegário Caldas, alvos da Operação Faroeste, que investiga venda de sentenças no TJ-BA (entenda  aqui). Afastados, os juízes não poderão concorrer ao pleito.

Com Maria da Graça e Olegário suspensos das atividades, a disputa ficará entre os já inscritos. São eles: Lourival Trindade, Rosita Falcão, Carlos Roberto, Cynthia Resende e Jefferson Assis. Existe a expectativa do grupo de Mário Hirs apoiar Lourival Trindade, enquanto os demais devem se aglutinar em torno de Cynthia Resende.

O CASO

Os magistrados foram afastados por determinação do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por venda de sentenças e tráfico de influência (leia mais aqui). De acordo com o decreto, a juíza Cassinelza da Costa Santos Lopes substituirá Olegário a partir desta quarta-feira (20) até ulterior deliberação. O juiz Manuel Carneiro Bahia substituirá a desembargadora Maria do Socorro.

As condições de renegociação de dívidas da primeira edição da Semana da Negociação e Orientação Financeira, foram divulgadas pelo Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Santander. O mutirão de negociações acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que 261 agências bancárias de todo o Brasil funcionarão nestes dias até às 20h, oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar dívidas em atraso.

De acordo com reportagem da Agência Brasil, a negociação também poderá ser feita nas demais agências do país, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela plataforma.

Nesta edição, seis bancos participam do mutirão de renegociação: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco e Santander. A lista de agências estará disponível até a próxima semana.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



NA MINHA INFÂNCIA NAO ERA PERMITIDO INVESTIGAR EX PRESIDENTE NEM JUIZ: AINDA TEM GENTE QUE DEFENDE ESSES CANALHAS.
Likote