Nota de esclarecimento sobre pacientes mostrados no Giro de Notícias aguardando há dias por transferências.

Giro de Noticias - 20/05/2020 - 09:38


O esforço de algumas pessoas que sensibilizaram com as notícias divulgadas no Giro de Notícias de pacientes internados no hospital de Itabela e necessitando de serem transferidos para hospitais de referências para tratamentos cirúrgicos, surtiu efeito.

O Vice-Prefeito de Guaratinga Ezequiel Xavier, vendo a situação do Jovem de Itabela internado no Hospital Regional de Eunápolis, desde o dia 10 de maio, com sérios ferimentos e fraturas devido um acidente, manteve contato com a deputada estadual Fabíola Mansur, e através de sua intermediação conseguiu a vaga do paciente, Adenilson Marques dos Santos, que sofreu um acidente de carro, na tarde de domingo 10/05, na estrada de terra que liga Itabela a Trancoso, no município de Porto Seguro. A transferência do jovem estar sendo feita através do sistema de regulação do estado.

Outra paciente mostrada no Giro e Notícias, internada no Hospital e Itabela a 11 dias, a dona de casa, Selma Carvalho Oliveira Cardoso, 43 anos, residente na rua D,340, bairro pereirão, em Itabela com um ferimento grave no pé devido ter furado com um prego e infeccionou devido a diabete e necessita  com urgencia de ser transferida para um hospital de referência com condições e especialização desta enfermidade, sensibilizou uma pessoa  que não quis ser identificada, na noite desta terça-feira e que facilitou a transferência da mesma que já será levada para aquela unidade de saúde para fazer o procedimento de uma possível amputação e um dospês.

No entanto, cabe lembrar que ainda tem duas pacientes necessitando com urgencia de transferência, a senhora Odevalda Almeida, de 76 anos, que fraturou o fêmur na noite de domingo dia 18 de maio de 2020 e vive um drama da espera do sistema de regulação do estado e a senhora Valdenice Ferreira Leite de 82 anos, também com fêmur quebrado. Ela deu entrada no Hospital Frei Ricardo, no dia 19 de maio de 2020.

Esclarecendo que familiares destas pacientes já deram entrada em uma representação junto ao Mistério Público Estadual, na pessoa do Dr. Dinalmary Mendonça Messias. Nesta terça –feira o promotor já manteve contato com os familiares dos pacientes e solicitou documentos para mover a ação contra o estado e o Município de Itabela.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e oferta atendimento a todos os brasileiros de forma irrestrita e, caso necessário, qualquer paciente, independente do agravo, pode ser atendido em qualquer localidade. Na pratica não funciona assim, infelizmente se não tiver um bom padrinho os pacientes podem ficar até a morte sem ser transferido. Estamos de olho.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Minha mãe ficou a espera de transferência para cirurgia no fêmur ano passado,graças a Deus Dr Joaquim interveio junto ao médico cirurgião e ela foi transferida para a cirurgia. Deus põe anjos para ajudar nessas horas !!! Dr Joaquim e Dr Rodrigo são excelentes médicos, são verdadeiros anjos .
Triste

Isso é a situação da nossa cidade
Jr

Valeu Alencar parabéns
Morador