Boletim informativo precatórios do Fundef: Justiça Federal declara inconstitucionais pareceres do TCU que proibiam subvinculação dos recursos ao magistério

Giro de Noticias - 28/05/2020 - 20:33


Maio 26, 2020 | Nacional | 0 |

O Sindicato APEOC informa a toda a categoria, que em decisão da 27ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, assinada pela juíza Flávia Hora Oliveira de Mendonça, foram julgados inconstitucionais os pareceres do Tribunal de Contas da União, que proibiam a subvinculação dos recursos dos Precatórios do FUNDEF para o Magistério.

A decisão é uma vitória significativa da categoria e de todos aqueles que lutam pela correta destinação dos Precatórios do FUNDEF, que é a educação pública e seus profissionais.

O processo foi movido pelo Ministério Público Federal contra o município de Ouricuri, em Pernambuco. A decisão vale para todo o país. Para Anizio Melo e Reginaldo Pinheiro, presidente e vice-presidente do Sindicato APEOC, uma importante vitória na luta pelos Precatórios do FUNDEF. A entidade defende que 60% dos recursos sejam destinados ao Magistério e 40% para manutenção da rede de ensino e pagamento dos funcionários da Educação.

Na decisão, a juíza deixa claro:

1- Declarar, incidentalmente, a inconstitucionalidade incidental do item 9.2.1.2 do acórdão 1.962/2017 – TCU – Plenário; dos itens I e II da decisão cautelar monocrática referendada no Acórdão 1518/2018 – TCU – Plenário; e do item 9.2.1 do Acórdão 2866/2018 – TCU;

2- A subvinculação prevista no art. 60, XII do ADCT, devendo destinar pelo menos 60% de todos os recursos oriundos do precatório no pagamento dos profissionais do magistério da educação básica que, nos exercícios financeiros e meses correspondentes ao precatório, exerciam efetivamente a atividade e na proporção de tempo que o fez, sob pena de multa de 1% sobre o valor utilizado sem a subvinculação, a ser suportado pelo prefeito municipal de Ouricuri. Em caso de óbito, os valores devem ser destinados aos sucessores; e

3- Determinar que o Município de Ouricuri, no prazo de 60 (sessenta) dias, elabore um plano de aplicação dos recursos, conforme a recomendação contida no Acórdão 2866/2018 – TCU – Plenário, o que deverá ser feito em participação com o sindicato dos professores no tocante aos 60% subvinculados.

São 150 bilhões de reais que a União deve aos estados e municípios. No Ceará, só o precatório da rede estadual, o montante chega a 3,5 bilhões de reais.

O Sindicato APEOC reafirma que a luta continua. Enfrentamos um poderoso lobby que não quer que o dinheiro do Precatório do FUNDEF seja destinado à Educação. Fortaleça seu sindicato, lute nas redes sociais, mobilize.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Quando se vê uma matéria escrito precatório . Ainda abrimos para ler . Infelizmente Itabela. Não resta nada + o xerife Luciano já deu cabo de gastar tudo . A educação em itabela foi tratada de forma banal nesse período Luciano. Culpa do gestor e dessa monstra secretaria que e professora e nunca colocou a cara numa sala de aula .


Quando se vê uma matéria escrito precatório . Ainda abrimos para ler . Infelizmente Itabela. Não resta nada + o xerife Luciano já deu cabo de gastar tudo . A educação em itabela foi tratada de forma banal nesse período Luciano. Culpa do gestor e dessa monstra secretaria que e professora e nunca colocou a cara numa sala de aula .


Agora e tarde o Prefeito de Itabela, ja acabou com toda grana, uma parte ele investiu em obra super fatura e a outra ele colocou no bolso
Valadao

em Itabela o gestor e seus aliados sempre fizeram-se de mal-entendidos ou seja, escarnecedores. Isso nos leva a entender que e de medíocre formação o caráter de determinadas pessoas que ocupam cargos de destaque em uma sociedade. no entanto, sabemos que num futuro bem próximo as máscaras, os poderes, os privilégios CAIRÃO! Quem foi humilhado terá a oportunidade de desfrutar dos seus direitos legalmente. Vocês VERÃO!!! Deus no controle.
Educação

Será o prefeitinho gastou essa grana juntamente com a mafia de advogados?
Luizao

Eu quero ver como são fazer se os 60 %dos magistrado Luciano já comeu tudo aqui itabela
Completo