Porque usar o hospital das clínicas de Eunápolis como centro de referência para covid-19 em vez do HGE?

Giro de Noticias - 28/05/2020 - 07:00


O anúncio da requisição do Hospital das Clínicas feito pelo prefeito de Eunápolis na segunda-feira, 25/5, para montagem de um hospital de referência de Coronavírus, surpreendeu a região, levantando vários questionamentos, especialmente depois dos rumores recorrentes que circulam nas redes sociais de que há uma suposta superlotação no HRDLEM, sugerindo que há uma história nebulosa na requisição do Hospital das Clínicas pela prefeitura de Eunápolis.

O hospital está sucateado e é alvo de especulações por ter sido vendido ou arrendado (não se tem certeza) em polêmica negociata entre os proprietários, um jornalista da cidade e seu sócio ex-gerente de banco, sendo depois passado para um grupo envolvido em problemas com outro empreendimento. Além disso, enfrenta problemas trabalhistas, até com funcionários da unidade abrigando-se dentro de suas instalações para reclamar salários atrasados. Foto: Hospital de Clínicas (reprodução).

Mas essa história toda cheira mesmo muito mal e leva a outras perguntas.

1-Porque o prefeito Robério Oliveira, depois de ter alardeado aos quatro ventos que o principal hospital da cidade, o HGE (Regional), estaria equipado com respiradores e pronto para atender a população no combate a pandemia do covid-19, resolveu de repente reativar o Hospital das Clínicas em Eunápolis?

2- Porque usar um hospital sucateado, fechado há alguns meses, com vários problemas legais por conta de reclamações trabalhistas, quando o mais lógico seria montar um hospital de Campanha na área externa do Hospital Regional, que já tem 10 leitos de UTI, usando toda a sua estrutura física e humana e tornando aquela unidade hospitalar um Centro de Referência no Atendimento a Covid-19?

3-Porque não encaminhar os casos clínicos e as cirurgias eletivas para os Hospitais Ramos ou Ames, unidades hospitalares com boa estrutura, que já têm convênio com o município?

4-Será que o governador sabe o tamanho da arapuca em que está se metendo, ao avalizar essa decisão, no mínimo discutível?  A população agradece a iniciativa de instalar em Eunápolis um Centro de atendimento para o Coronavírus, só não entende porque no Hospital de Clínicas.

5-Se a UTI Covid do Hospital Regional de Porto Seguro está entrando ou já entrou em colapso e não se sabe quando a estrutura a ser montada no HCE ficará pronta, quem será responsável pelas mortes que venham a ocorrer se as transferências para outros centros de alta complexidade demorarem a serem efetivadas por falta de vagas?

6-Quando a pandemia passar, o que será feito com a estrutura montada no HCE? Vai virar mais um elefante branco como os estádios da Copa?

São perguntas que não querem calar e precisam ser respondidas já. A população não vai perdoar se descobrir que teve seus empregos e vidas ceifadas para atender a interesses questionáveis de um pequeno grupo de pessoas, mais interessadas em auferir lucros.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



É isso mesmo