Um idoso de 84 anos, Edvaldo Silva de Araújo, diagnosticado com o novo coronavirus, internado no Hospital Frei Ricardo de Itabela, aguarda por dias, por uma transferência de urgência para um hospital de referência para o tratamento da doença com Leitos de UTI.
Segundo informações obtidas pela redação do Giro e Notícias, o caso do idoso é urgente. Conforme informação obtida neste domingo, 28, o idoso aguarda uma vaga que só veio sair na tarde deste domingo. A vaga saiu para um Hsopital do Subúrbio de Salvador, todos os demais hospitais da região não ofereceram a vaga.
Ainda de acordo com informações, o pedido que foi inserido no Sistema de Regulação e Urgência (Surem), que não negou, más também não ofereceu a vaga, somente na tarde deste domingo que veio liberar a transferência do Idoso.
O pedido de transferência saiu por volta das 17h deste domingo, mas até as 21h, ele continua no hospital por falta de uma ambulância UTI Móvel para realizar a transferência. O veículo nestes casos é de responsabilidade do estado, más, na maioria das vezes que a ambulância avançada foi solicitada não veio, sempre com alegacões que está acuada.
Além do idoso, outros dois pacientes com covid-19, continuam internados no Hospital Frei Ricardo de Itabela e nas mesmas condições, esperando por vaga. O estado de saúde destes, não são tão graves segundo informações do Hospital.
Diante dessa situação e outras tantas que já ocorreram e que pode vir ocorrer, quando o número de pacientes com covid-19 vem aumentando, existem a necessidade do município montar sua própria equipe e ter a sua UTI Móvel