ITABELA:Lentidão e descaso é a marca no sistema de tratamento do covid-19 no Sul e Extremo Sul da Bahia.

Giro de Noticias - 02/08/2020 - 07:12


Como acontece todos os dias nos municípios baianos, do Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia, que durante esta pandemia vem enfrentando a lentidão e o descaso público na saúde, em especial quando um paciente em estado grave da doença precisa de uma transferência de urgência para um hospital de referência do covid-19.

Os problemas que já se tornaram crônico são a falta de vaga de leito de UTI e muitas das vezes a vaga aprecem mais não tem um veículo com equipamentos adeguados para levar o paciente ao destino.

Fato que está ocorrendo neste domingo, 02 de agosto de2020, em Itabela, quando uma paciente de 65 anos deu entrada na unidade hospitalar da cidade, por volta de 1h da madrugada deste domingo com sintomas de covid-19, estado de saúde grave, mais até a manhã deste mesmo dia, a paciente Adailde Urcino, continua esperando a liberação de vaga pelo sistema do estado.

O médico plantonista que atendeu a paciente Dr. Ciro, informou que a mesma chegou ao hospital em estado grave, com seu nível de oxigênio sanguíneo, chamado de nível de saturação de oxigênio com uma porcentagem muito menor que comparada com o máximo da sua capacidade idealmente, horas depois o médico com sua equipe conseguiu melhorar a saturação, mais a paciente tem que ser transferida com a máxima de urgência segundo ele.

Lentidão e descaso com os pobres, como governo da Bahia tem reagido a pandemia, com a falta de comportamento e ações desde que foi descoberta a doença covid-19, tem contribuído com aumento e casso e colocado Bahia em um patamar elevado no número e mortes se comprado a outros estados.

Foram inaugurados leitos de UTIs, em Teixeira de Freitas e Eunápolis, mais quase nada mudou no atendimento da região, em especial Itabela, que em sua maioria seus pacientes estão sendo levados, para Camacan, Vitória da Conquista e Salvador, dificultando ainda mais o traslado desses pacientes em estado grave devido a distância e muitos deles não aguentariam serem transferidos.

Em contato com familiares, a redação do Giro de Notícias pode observar o desespero da família e amigos da paciente. Para o médico de plantão cada minuto pode ser decisivo na vida da paciente que com a demora tende a se agravar.

O hospital da cidade de Itabela não possui respiradores, Leito de UTI e nem UTI Móvel, apenas faz o uso de oxigênio que nestes casos é ineficiente devido à gravidade do paciente.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



O site tem certeza que Itabela nao tem respiradores?


É triste
E

Lamentável!
Itabela chora

Cadê o dinheiro q veio pra itabela quasse 3 milhões no primeiro decreta o prefeito fez de calamidade pública. Será q fez oq?Os pacientes daqui do montinho q era pra vigilância fazer o monitoramento. Estão sem ver esse povo até hj.Cadê vc secretária ponhe esse povo pra prestar serviços.novembro vem aí hein.