Projeto Aratu Patrulha aproxima crianças e jovens da ciência

Giro de Noticias - 08/03/2024 - 08:18


Mais um projeto inovador está sendo desenvolvido pelo Coletivo Jovem Muká Mukaú, em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Superintendência de Infância e Juventude de Porto Seguro. É o projeto “Aratu Patrulha”, que com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem entre seus objetivos aproximar a ciência de crianças e jovens.

De acordo com o superintendente da Infância e Juventude de Porto Seguro, Guilherme Antônio, essa ação inicial é inspirada no livro “Guia do Naturalista do Litoral Sul da Bahia”, publicado pelo Projeto Coral Vivo e disponível para download gratuito no site oficial do projeto. “Estamos promovendo a ideia do ‘Conhecer para Conservar’. Com duas atividades já realizadas e emocionantes aventuras planejadas, estamos cultivando o interesse científico, no intuito de despertar jovens naturalistas em um sentimento de conservação da natureza”, explica o superintendente.

Segundo ele, a abordagem envolve metodologias lúdicas, relacionando arte e ciência. Como a capoeira, com a história encantada do ‘Carlinhos, o Aratu capoeirista’, oficinas de brinquedos e caderninhos do patrulheiro feitos com materiais reciclados. “Teremos ainda futuras saídas de campo, facilitando a ciência cidadã, em busca de mudar perspectivas e despertar o encanto pela natureza e pelos ecossistemas locais”, enfatiza.

“Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida”, assinala.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/