O drama das famílias que tiveram suas casas inundadas por temporal em Itabela. Vejam Vídeo

Giro de Noticias - 19/03/2024 - 16:42


O temporal que atingiu a cidade de Itabela no último dia 12 de março de 2024, ainda assombra moradores do município, que tiveram suas casas alagadas. Nesta segunda-feira,18/03, as famílias que perderam "quase tudo" durante as fortes chuvas procuraram a redação do giro de notícias, para denunciar a falta de apoio por parte da prefeitura.

As famílias atingidas, João Paulo Farias Nunes, Tamires dos Santos Ramos, da rua João Batista, bairro Bacia, Regina Silva Jesus, da rua Marechal Rondon, do bairro Bandeirantes, e Regiane Silva de Jesus, Juceneide da Silva Lima e Emily Porto dos Santos, ambas da rua Marechal Randon, Bairro Dapezão, falaram com a reportagem do giro, elas contaram que tiveram muitas promessas, mas até agora não receberam apoio de nenhum órgão da prefeitura. 

Tamires dos Santos Ramos, que tem um filho de 2 anos, contou que precisou ir para a casa da sogra. Ela conta ainda, que sua casa nunca tinha alagado, mas após os calçamentos feitos pela prefeitura e sem as redes de saída de água, sua casa e outras da localidade, ficaram totalmente alagadas.

No dia das chuvas, essas famílias chegaram a interditar a BR-101, com o objetivo de chamar a atenção do prefeito para tomar as devidas providencias em relação aos alagamentos e receber apoio logístico devido as perdas de quase tudo de dentro de suas casas. No dia do movimento na BR-101, ficou acertado com o secretário de obras, Cabral, junto as famílias e na presença da imprensa e da Policia Rodoviária Federal, o agendamento de uma reunião com o prefeito, Luciano Francisqueto, logo que ele chegassem de viagem, mas até a data, isso não havia acontecido, contam.

Perguntadas se alguém da Secretária de Ação Social teria ido nas casas, ou outro órgão da prefeitura, elas disseram que não. Um vídeo que circula nas redes sociais aparecem o assessor especial do prefeito, Joenio Lopes, pedindo que todas as famílias que tiveram casa alagadas, ficassem em casa, porque uma equipe da prefeitura estaria indo ao local para fazer um diagnóstico do ocorrido para oferecer moveis e outros donativos.

Muitas dessas famílias saíram de casa e ouras ficaram nas casas, mesmo com a precária situação por não ter para aonde ir. Algumas delas conseguiram salvar algumas coisas e outras que estavam trabalhando na roça de café perderam tudo. Desempregada, uma das vítimas não sabe como vai repor as perdas.

Essas seis famílias que aparecem na reportagem, já ingressaram com uma denúncia ao Ministério Público Estadual contra o munícipio e a empresa responsável pelas obras de calçamentos no Município de Itabela. Elas querem uma indenização por danos materiais e também dos danos morais devido à falta de adequação na rede coletora de águas pluviais que resultou nos alagamentos das residências.

As seis famílias citadas na reportagem tiveram suas casas tomadas pela água.  Segundo elas, a prefeitura promoveu obras de pavimentação das ruas, mas esqueceu de resolver os problemas de alagamentos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Os prefeitos anteriores nunca fizeram nada, Jr Dape, Caribe e Cia nunca fizeram nada aí só agora que tem esse problema


Só promessas e porque não aconteceu com eles
Moradora rua marachal Rondon

Nos aqui do dibanda pedimos o conserto das nossas estradas esta perigoso as crateras. Favor desviar a agua das ruas calcadas do pereirao para outro local pois esta acabandp com nossos sitios
Val

Esses calsamento sem local adequado esta acabano com nossa estrada aqui no dibanda as ladeiras acabaram
Morafor dp dibanda