Dengue: Bahia tem três municípios em risco e 27 em alerta.

Redação - 05/11/2014 - 19:55


Itabuna, com 11,6% de larvas do Aedes aegypti em imóveis, está em risco.

Relatório do Ministério da Saúde aponta que três cidades baianas em situação de risco para dengue. Santo Amaro, no Recôncavo, Iuiú, no sudoeste, e Itabuna, no Sul, correm risco de epidemia. Nestes municípios, o índice de infestação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, nos imóveis é superior a 3,9%.

 Em Itabuna, o percentual é de 11,6%. No Brasil, 117 municípios estão na mesma situação. As informações são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA a), divulgado nesta terça-feira (4).

 Ainda segundo o relatório, das 51 cidades do estado que forneceram informações ao ministério, 27 estão em estado de alerta, que ocorre quando o índice de infestação é superior a 1% e inferior a 3,9%.

São os casos de Cafarnaum, Ibipeba, Ipirá, Muritiba, Valença, Gaunambi, Araci, Dias D´Ávila, Ipupiara, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Simões Filho, Campo Formoso, Itaeté, Itapetinga, Matina, Gandu, Nordestina, Palmas de Monte Alto, Uibaí, Souto Soares, SEABRA, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Valente, Jequié e Pindaú. Nas outras 21 cidades baianas que forneceram dados ao LIRAa, o percentual de infestação nos imóveis é inferior a 1%. Mesmo assim, o secretário de vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que o fato de a cidade figurar na condição de índice satisfatório não deve ser motivo para a diminuição das ações preventivas contra a doença.

Fonte: Bahia Noticias.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/