Dia de São João: Entende um pouco mais sobre o Dia do Santo.

Giro de Noticias - 24/06/2019 - 06:05


O Dia de São João é comemorado na mesma data em que aconteceu o seu nascimento, 24 de junho. A data é celebrada com festas juninas em todo o brasil. Nestas festas, podemos encontrar pratos típicos, decorações e roupas especiais para a data.

A festa de São João

É celebrada todos os anos em 24 de junho, originalmente era uma festividade pagã. Foi celebrada antes do nascimento de Cristo entre os primeiros povos eslavos para abençoar a colheita. Esta festa foi cristianizada e, agora, é comemorado por todos no solstício de verão. Para comemorar as graças, fogos de São João, a luz do verão.

São João: Um festival pagão

A lenda diz que esta celebração iniciou no culto pagão de Ivan Kupalo, o deus sol, reencarnação e purificação da água, do amor, e da fertilidade. Os povos da Rússia comemoravam através do uso de grinaldas, jogando ervas em fogueiras, cantando, dançando, banhando-se em rios e envolvendo-se com os prazeres carnais.

São João: Um feriado agora cristão

Esta celebração era também a ocasião para fazer uma peregrinação à rocha de Ivan perto da aldeia de Meeksi na Estónia, que, segundo a tradição é conhecida por suas propriedades curativas para homens e animais. A partir da cristianização na Rússia, os deuses pagãos foram substituídos por santos. No quinto século, a Igreja Católica decidiu substituir a celebração de Kupalo por São João Batista. Na religião cristã, João Batista era primo de Jesus. Ele anunciou a chegada do Reino de Deus ao batizar as pessoas nas aguas do Rio Jordão. A escolha para substituir o dia de Ivan Kupalo por São João não é m acaso, Ivan em eslavo significa João e Kupalo quer dizer banhado. João Batista foi decapitado por ordem de Herodes, governador da Palestina, em 28-29 D.C. Desde a fusão entre hábitos pagãos e tradições cristãs, a celebração de São João tem lugar em 24 de junho, o seu aniversário.

Os rituais populares para o dia de São João

Alguns rituais surgiram ao longo dos séculos ao redor deste feriado. Para os amantes, o ato de saltar sobre o fogo assegura que o seu amor dure todo o ano. As mulheres solteiras eram vistas usando coroas de flor em suas cabeças como um símbolo de sua virgindade. Em cada região existia um ritual diferente para a data. Na França, por exemplo, as pessoas deviam andar ao redor do fogo 9 vezes para encontrar um marido ou esposa. Na Bélgica, para ganhar dinheiro durante todo o ano, era preciso jogar uma moeda para o fogo e, depois, encontra-la nas cinzas.

A festa de São João no Brasil

A festa de São João é uma das mais populares do Brasil. Em todos os lugares, danças, fogueiras e fogos de artifício são organizados. Uma das maiores festas do mundo acontece em Campina Grande na Paraíba, onde milhares de foliões dançam o forró, em torno de uma fogueira. Em Caruaru, cidade de Pernambuco, as pessoas fazem uma fogueira 12 metros de altura. Em Salvador, no antigo bairro do Pelourinho, decorações e iluminações são feitas especialmente para a data.

No Brasil, 24 de junho não marca o início do verão, mas a estação das chuvas e inverno. Assim, no « sertão » semi-árido Campina Grande e Caruaru, a festa é bastante ligada à chegada da chuva. Dia de São Joao importado da Europa pelos portugueses, foi enriquecido com as cores locais: a origem rural da festa. Recordada de forma lúdica nas festas das grandes cidades. As pessoas aproveitam a estação mais fresca do ano para comer e beber alimentos quentes, os quais são servidos quase exclusivamente neste feriado: quentão, canjica, bolo de fubá, arroz doce, pamonha, maria mole, entre outras delícias. Em todas as cidades, há sempre bandeirinhas coloridas para enfeitar as ruas. Nas celebrações, algumas pessoas se vestem como « caipira” – um caráter rústico presente no imaginário de todos os brasileiros. Meninas se vestem de vestidos coloridos decorados com rendas e fitas, sardas feitas com um lápis de maquiagem e para os meninos bigodes são desenhados. Os homens continuam a usar uma camisa xadrez, uma calça remendada e um chapéu de palha.

Como se vestir para o dia de São João ?

Com as festas juninas chegando já é hora de tirar a roupa colorida do armário!

A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha; para as mulheres o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.

Na hora de escolher o traje para dançar quadrilha o que vale mesmo é escolher um look bem colorido: xadrezes, florais grandes e pequenos, listras – misture tudo! O mix de estampas é uma das características da roupa caipira.

O chapéu de palha não pode faltar, principalmente para os meninos. Já as mulheres podem fazer as clássicas trancinhas ou marias-chiquinhas no cabelo, flores também são uma escolha. As saias rodadas com várias camadas e babados também são tradicionais em qualquer arraial. Vale usar camadas de cetim, rendas e adornar com fitinhas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/