Ritual de inversão no Carnaval de Montinho, Homens se fantasiaram de mulheres e mulheres de homens.

Redação - 18/02/2015 - 11:32


O carnaval de 2015 em São João do Monte (Montinho) distinto de Itabela expõe novamente um hábito que esta virando bastante comum entre os homens, durante bailes e desfiles que festejam a data: usar fantasias de mulher. “Na avaliação dos organizadores, o costume surpreendeu os homens no primeiro ano de apresentação ocorrido em 2014, mas este ano de 2015” já quase se tornou uma coisa comum entre os participantes.

Uma das organizadoras do evento, Marcia Lucia explicou que a preferência dos rapazes por usar roupas femininas no carnaval revela uma vontade de transgredir. “Esse atravessamento de gênero, justamente de homens fortes vestidos com roupas de mulher, com salto alto, vem se tornando uma marca do carnaval do lugar, que acentua, na cultura do distrito, esse momento de transgredir com uma série de coisas”, disse.

Para os organizadores é muito comum, sobretudo em cidades de menor porte, no interior brasileiro, a juventude de classe média e alta se vestir com as roupas de suas mães e irmãs e saírem às ruas, “fazendo sátira de comportamento feminino, porque é carnaval”. Outra interpretação que pode ser feita é que esse costume pode traduzir uma vontade oculta de esses homens serem mulheres por um dia, admitiu Marcia.

O evento que teve inicio as 20h de terça-feira (17) se estendeu durante toda a madrugada, houve um desfile pelas ruas do lugar e terminou com a concentração no centro, onde foi montado um som com musicas ao vivo.

Outra observação que chamou a atenção dos participantes visitantes do evento foi à pacificação entre todos. Mesmo sem a presença de policiais não houve uma alteração por parte dos participantes.

O evento que está na sua 2ª edição, foi organizado por uma equipe formada por, Marcia Lucia, Oleandra, Micheli, Afonso, Tim, Claudia e Vera, e contou com o apoio e a presença do Vereador, Alencar da Rádio. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



E mas pelo menos,teve alogo seu....xp2344 agora você deveria no mínimo respeitar por que,só não ofende uma e duas pessoa, mais sim uma população alegre, lutadora como muitas outras, da procima vez que for fazer ou fala algo pense se melho fique calad.
montinho za

o ralowin do montinho orrivel so gente feia kkkk
xp 2344

aqui vai um recado deixe de ser invejosos e se divirta, por que esse seu despeito pelo povo de montinho e do vereador Alencar vai te deixar com depressão se não já esta.
para os recalcados e invefosos de plantão

Alencar foi fantasiado de que? pessoa honesta... ? kkkkk
Monte pascoal

Ñ da p inventa uma fantasia mais adequada ñ, já basta o monte de viado q tem ai o povo ainda anima!
itabela

Ridículo!!!!!!!!!
Monte Pascoal

gostei valeu meu vereador Alencar pela sua presença


E se pegar gosto?
kkkkkkkk

Amei e povo de montinho sempre animado. Valeu veriador continue ajudando esse povo maravilhoso.
paula

Esse povo e massa.


O QUE ALENCAR NÃO FAZ PRA APARECER NÃO É MESMO?
CRIS