Itabela- O NUREI e a Secretaria de Educação de Itabela realizam o 1º Momento Cultural com Pais e Alunos das Salas Multifuncionais.

Giro de Noticias - 16/08/2017 - 13:07


O Núcleo de Referencia em Educação Inclusiva (NUREI) e a Secretaria Municipal de Educação de Itabela realizaram o 1º momento Cultural com a Família dos alunos atendidos na Educação Especial. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (16), no auditório do Colégio Estadual, com objetivo “de reunir pais e alunos da educação inclusiva e afirmar a importância da participação da família na vida escolar do filho”, conforme explicou a Coordenadora do NUREI, Luciara  Soares dos Santos.

A Educação Especial Inclusiva caracteriza-se como novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, defendendo que todos podem aprender, cada um em tempo, ritmo e do jeito que lhe for propício. No munícipio de Itabela, a  Educação Especial é promovida sistematicamente nos diferentes níveis e modalidades do ensino.

Na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabela, a Educação Especial apresenta avanços significativos para sua consolidação. O Governo Municipal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), implantou as Salas Multifuncionais em pelo menos onze escolas na sede, distrito e educação do campo; são espaços com profissionais especializados, materiais didáticos e pedagógicos necessários para o Atendimento Especializado aos alunos que possuem deficiência.

A dona de casa Renata, mãe de um aluno especial, se emocionou ao ver seu filho lendo um poema durante o evento. Depoimentos de crianças assistidas no projeto e que tinham dificuldades na escola emocionaram os presentes.  

Neste ano, foi matriculado um grande número de alunos com deficiência nas escolas de ensino comum. A inclusão desses alunos foi facilitada a partir da contratação de cuidadores. São 17 profissionais de apoio que prestam auxílio individualizado aos estudantes que não realizam atividades com independência.

Participaram os professores de salas de recursos multifuncionais, professores de alunos com deficiência, os professores dos alunos com Transtorno do Espectro autista (TEA), coordenadores pedagógicos, gestores das escolas de Zona Urbana e Zona Rural .

O evento contou com a presença do prefeito Luciano Francisqueto, Vereador Alencar da Rádio, a secretária de educação Cristiany Coelho, assistente social Raquel e Dileia, Priscila Thais psicóloga, as Psicopedagogas Maria Moreira Nisa e Maria Helena, Neuroeducadoura Magna Denardi e as  Psicopedagogas das Salas Multifuncionais, Pedrinha, Maísa, Juranilda, Edileusa, Vanusa, Alusai, Irene Marcelino, Rialva, Adriana e Maria Conceição. O evento teve inicio as 7h30m e encerou às 10h.          .    

Um dos  objetivos do evento é sensibilizar a população itabelense que a educação inclusiva vai bem além da educação especial. O momento cultural realizado nesta quarta-feira proporcionou aos alunos e  pais um momento de alegria, os alunos cantaram, dançaram e declamaram poemas. No encerramento foi servido um delicioso lanche a todos os presentes.  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



A diretora só que se amostrar se acha


a equipe do NUREI estão de parabéns!
cidadã

Parabéns o evento foi lindo
luciene