Brasil bate Alemanha nos pênaltis e é campeão Olímpico.

redação - 21/08/2016 - 19:04


A seleção brasileira, enfim, conquistou o título olímpico no futebol ao bater a Alemanha nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, em uma noite de gala, com drama e emoção, no Maracanã. Neymar, com uma espetacular cobrança de falta, e Max Meyer, o destaque alemão, marcaram os gols da partida. No fim, brilhou a estrela do goleiro Weverton, que defendeu a cobrança de Petersen. Neymar, então, converteu a última cobrança e fez tremer as arquibancadas do templo do futebol.

A vitória dramática colocou fim ao trauma brasileiro de sempre bater na trave em Olimpíadas. E, se o título não apaga o vexame do 7 a 1, certamente ameniza a dor da derrota do Mineirão em 2014 – e deixa com a Alemanha a decepção de não ter um título olímpico.  De quebra, o Brasil superou a extinta Iugoslávia e se tornou o país com mais medalhas olímpicas na história do futebol: seis, duas de bronze (Atlanta-1996 e Pequim-2008), três de prata (Los Angeles-1984, Seul-1988, Londres-2012) e a medalha dourada conquistada em casa.

Neymar, tão criticado nas primeiras partidas, saiu consagrado. Com um golaço de falta que fez lembrar Zico, arrancou aplausos até mesmo de Usain Bolt, o mito jamaicano que pulou como um pentacampeão nas arquibancadas. O camisa 10 ainda fez o que craques como Romário, Ronaldo e Ronaldinho não conseguiram: subir ao mais alto do pódio. Depois, em entrevista à Rede Globo, parafraseou Zagallo ao responder os críticos. “Vocês vão ter que me engolir.”

Mais importante do que a medalha dourada, a Rio-2016 deixa uma herança importante para o futebol brasileiro: o time de Rogério Micale apresentou uma filosofia de jogo definida, voltada ao ataque, algo que há anos o Brasil se ressentia. Ainda é cedo para se empolgar, mas Tite, que estava no estádio certamente irá se aproveitar na equipe adulta da semente plantada por Micale. Gol do Brasil.

Aos 25 minutos, a apoteose no Maracanã: Neymar sofreu falta da entrada da área e, empurrado pela torcida que gritava seu nome, viveu seu momento de Zico, com uma cobrança magistral que ainda bateu no travessão antes de encontrar as redes. Neymar celebrou com o tradicional gesto de Usain Bolt, que estava na arquibancada e vibrou com o espetáculo, e com uma frase eternizada por Cristiano Ronaldo: ‘Eu estou aqui”.

Nos pênaltis, Ginter, Renato Augusto, Gnabry, Marquinhos, Brandt, Rafinha, Süle e Luan foram perfeitos na cobrança. Petersen, então, bateu para defesa de Weverton.  Coube a Neymar a responsabilidade de balançar a rede e acabar com os traumas. O craque caiu no gramado, com lágrimas de emoção, assim como diversos companheiros. O carnaval no Maracanã chegou ao seu ponto máximo no momento das tão desejadas medalhas e ouro.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/