Dia dos Professores: a valorização não cabe em um dia diz vereador Alencar.

Giro de Noticias - 15/10/2017 - 20:00


Neste dia 15 de outubro, é celebrado o Dia dos Professores no Brasil. Assim como em diversos outros países do mundo, é reservado uma data oficial para homenagear esses profissionais, que são fundamentais para se garantir o direito à aprendizagem para todos.

Um dia ao ano, porém, está longe de ser suficiente para celebrar o trabalho docente e também para discutir as situações enfrentadas por eles em seu fazer cotidiano nas salas de aula pelo Brasil afora, ou as graves questões de desrespeito, violência e desvalorização que sofrem todos os dias. Não por acaso, há quem veja a data com reservas, inclusive entre o professorado.

"Não gostaria, contudo, de passar a data sem dar o meu reconhecimento a estes profissionais. Nestes 5 anos que atuo como vereador, tenho o privilégio de ter conhecido de perto o trabalho de milhares de profissionais da educação, muitos deles bem de perto. São professores e professoras, com idades, níveis de formação e condições de trabalho diversas, que atuam em escolas públicas de todos os estados brasileiros, em municípios de grande, pequeno e médio porte e em territórios com diferentes índices de vulnerabilidade." Disse Alencar

Neste percurso não conheci heróis ou heroínas, ou pessoas que desempenhavam uma "missão" ou sacerdócio, mas sim profissionais sérios, competentes, comprometidos com sua atividade e desenvolvimento profissional e, mais do que tudo, com a aprendizagem de seus alunos.

Na esperança de contribuir para uma visão mais precisa sobre a enorme responsabilidade de seu papel e dos muitos saberes que são necessários para seu exercício, convido os leitores a conhecerem a atuação de alguns professores de escolas públicas brasileiras, em especial de Itabela.

É urgente dar a todos as condições adequadas de trabalho, sem as quais não é possível o pleno exercício da profissão. Por isso, espero que possamos manter este debate para além do dia 15 de outubro, para conhecer, dar a visibilidade e voz no debate sobre educação a centenas de professores que reivindicam cotidianamente melhoria na  educação.

Diante das necessidades em melhorias nas escolas, no transporte de alunos do ensino fundamental e de faculdade, Alencar cobra agilidade na liberação de recursos de precatório do antigo FUNDEF – Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério no município de Itabela. “Esse valor será destinado 60% para o pagamento de pessoal, ou seja, a valorização dos professores de nosso município e 40% para esta melhorias tão sonhadas pro estes profissionais, ressaltou.  Parabéns a todos os professores pelo seu dia, Alencar da Rádio.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Quero aqui externar toda minha gratidão e agradecimentos à vc Alencar e aos demais vereadores que vem nos apoiando e lutando lado à lado conosco em busca dos nosso direitos, pela primeira vez posso dizer que temos uma Câmara de Vereadores comprometida com a categoria.
Agradecimentos

o que tem de professor que é puxa saco da cristine secretária de educação , e outra coisa podem reparar é só fazer um evento do prefeito a secretária aclama pros professores irem e vão todos e leva seus familiares e até alunos , isso pra mim é puxasaquismo discarado , então é com isso que a classe de professores são unidas , para tinha que ser todos por todos ai sim esse precatório fica entre os professores o que pra mim seria o justo , mas apartir de agora não iremos mais em eventos recalcados
turibinha

Está mexendo no quadro de ensino da escola achimede estão tirando os professores e professoras da escola do ensino primário e colocando longe das escolas de origem que há muito anos dão aulas e colocando para outras escolas mais longe e nossas crianças vai ficar sem seus professores que tanto se dedicar a elas prefeito não foi para isto que votamos no senhor não estou com vergonha de ter votado em você para tirar a professora dos meus filhos uma vergonha desculpa professora e professores.
Secretaria de educação perseguido os professores e professoras

Vc estão sabendo que a secretária de educação vai mudar a maioria dos professores e professoras do colégio achimede para outras escolas do ensino primário é a escola vai ser desfalcada pois a maioria do ensino primário vai ser mudado para outra escola o prefeito e a secretária não está gostando dos professores se manifestarem pela precatória. Perseguição pura agora eu pergunto estás Professoras e professores sempre deri aulas porque a perseguição Diretora Magda.
Secretaria

Vc estão sabendo que a secretária de educação vai mudar a maioria dos professores e professoras do colégio achimede para outras escolas do ensino primário é a escola vai ser desfalcada pois a maioria do ensino primário vai ser mudado para outra escola o prefeito e a secretária não está gostando dos professores se manifestarem pela precatória. Perseguição pura agora eu pergunto estás Professoras e professores sempre deri aulas porque a perseguição Diretora Magda.
Secretaria

Obrigada vereador pelo olhar para essa classe tão importante, mas tão desvalorizada, porém forte!!!!!
Professora

MUITO OBRIGADA ALENCAR!CONTINUE SENDO ESSE VEREADOR VISIONÁRIO E HUMANO QUE ÉS, QUE O SENHOR TE PROTEJA SEMPRE E A PROSPERIDADE SEJA MARCANTE EM SUA VIDA.
PROFESSORA

Quero te agradecer Alencar pelo desempenho com que vens nos ajudando a receber o que de direito é nosso. Muito obrigado. Aproveito , para agradecer aos demais vereadores que também estão dedicando tempo, esforço e determinação em nos ajudar.
Eu, professora

E a luta continua, companheiros! É triste saber que não somos valorizados por um dos segmentos da sociedade, mas, em contrapartida, quero aqui externar minha indignação diante de tal situação e parabenizar ao meu amigo, meu vereador, meu companheiro nas lutas por justiça. Alencar, você, nos representa!
Zulmira