Professoras de Itabela e Porto Seguro lançam livro sobre esculturas e ensino da arte visual.

Giro de Noticias - 29/10/2019 - 08:46


No dia 28 de outubro, segunda-feira, a partir das 18h30, aconteceu o lançamento do livro “Sobre esculturas e o ensino de arte visual. O lançamento aconteceu na UNEB Campus XVIII de Eunápolis. O livro que trata ´´AS ESCULTURAS E O ENSINO DE ARTE: PROPOSTAS...VIVIDAS´´ foi escrito pelas professoras de Itabela Joana da Silva Moreira e Marinalva Martins Pereira de Trancoso, distrito de Porto Seguro e publicado pela Editora Paco.

O livro é resultado da pesquisa que as professoras desenvolveu para a sua tese de licenciatura em artes visuais, defendida durante o curso acadêmico, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) considerada uma das maiores instituições públicas de ensino superior da Bahia e que destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, professores de todos os níveis de ensino, artistas e pesquisadores das áreas de educação e arte.

Entre as questões abordadas nesta obra, estão a relação entre o modo tradicional de transmissão de conhecimentos no meio artesanal e o ensino e a aprendizagem de arte no espaço escolar; as contribuições que a pedagogia artesã tem a oferecer à formação de professores e à renovação das ideias e práticas educativas em arte.

Para responder a essas e outras questões, as autoras pesquisaram e visitaram os universos poéticos e pedagógicos da Univercidade federal do Rio de janeiro –URFG, aldeias indígenas, assentamentos de trabalhadores rurais, e mestres ceramistas a exemplo da dona Dagmar de Belmonte, que desenvolve um processo de produção de objetos artesanais fabricados com a argila. As escritoras não mediram esforços para trazer conteúdo dos mais importante dentro da escultura e da arte visual, como monumento histórico de Mário Cravo exposto na Praça do Mercado Modelo de Salvador.

Além de Belmonte outros do municípios baianos foram visitados e tiveram suas histórias contada no livro lançado nesta segunda-feira de onde absorva o material que proporciona as reflexões e a proposta de formação de professores de arte visual.

A produção artística e os modos de ensinar dessas artistas através de seu livro mostram que a pedagogia artesã envolve valores éticos e humanos que ultrapassam tanto a produção em larga escala da sociedade industrial, como a reiteração de técnicas e procedimentos ainda frequentes na educação artística formal. Assim, o livro fornece elementos fundamentais para o reencontro da dimensão humana do ensinar e aprender arte.

Esta obra, neste momento, se coloca como um instrumento de resistência ao se pronunciar sobre relatos de atividades de uma prática de formação inicial realizada pelas autoras e, que como tal, não está fadada à “escuridão” das prateleiras de bibliotecas. Divulgá-la na forma de um livro é permitir reflexões, sugestões e criatividade nas escolas, com a presença marcante da arte.

O livro tem o propósito de elencar o avanço das pesquisas em ESCULTURAS, já que por ser uma disciplina nova, a Arte tem uma grande bagagem em matéria de conhecimento, que oportunizam os alunos participar e viver momentos únicos em oficinas de desenhos, pinturas, varal fotográfico, revelando a sua realidade por meio de esculturas lindíssimas elaboradas com materiais sucatados, como: argila, papel, papelão e tecidos que são modelados nas mãos dos discentes vivenciando a criação do seu saber fazer e revelando o seu potencial de criação.

A oportunidade de experimentar é muito importante e riquíssima, por meio dela num simples momento de interação temos a grandeza de observar e sentir o valor que os alunos dão a esse aprender, mesmo longe de um laboratório especifico.

As professoras Joana das Silva Moreira e Marinalva Martins Pereira, tiveram uma noite de autógrafo no Campus XVIII da UNEB de Eunápolis durante o lançamento do livro que trata sobre esculturas e o ensino de arte visual.  Elas receberam as visitas de colegas de faculdade e das escolas aonde as mesmas trabalham, de jovens estudantes da UNEB, parentes e de autoridades que foram prestigiar o evento.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Parabéns as autoras, São duas guerreiras na educação
Jocelia moreira da silva

Parabéns pela conquista, lindo de mais ver isso, estou muito orgulhosa.
Alvanice Silva Pereira

Muito orgulhosa de você Marinalva pois sei das suas lutas, grande guerreira.
Solange Souza Silva

Parabéns por este livro maravilhoso com grandes informações ,que seja só o começo dessas grande escritoras.
Solange Souza Silva

Parabéns ! Sei da sua luta e esforço para contribuir com a educação do município . Nosso muito obrigado por dividir conosco esse conhecimento tão importante para nossa prática pedagógica . Que esse seja só o início de muitas vitórias.
Jackeline

Parabéns as escritoras... este livro será de grande ajuda para as escolas.
Alzenir

Parabéns digníssimas professoras!!! Como é lindo e prazeroso ler uma matéria como esta. Num tempo onde tudo está se banalizando, pessoas como essas senhoras profissionais são privilegiadas com um trabalho belíssimo divulgado e prestigiado. Que venham outros e que a nossa juventude valorize, pratique e viva saudavelmente!!!
Profª do município

Bom dia, Alencar A matéria sobre o lançamento do livro As Esculturas e o ensino de Arte, ficou excelente. Vamos pessoal dar um like na matéria nesta. Obrigada a todos e todas.
Joana da Silva

Parabéns Joana muito sucesso querida


Que matéria linda! Parabéns Alencar e muito obrigada pelo apoio!
Rosiane

Parabéns para minha mãe Joana e nossa amiga Marinalva. Obrigada pela presença da nossa família e nossos amigos.
Rosiane