A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) garante o fornecimento de serviços de abastecimento de água, por no mínimo 60 dias, mesmo sem o consumidor pagar. A intenção é amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A decisão da empresa vai de encontro com um pedido feito pelo Vereador José Alencar Arrabal, para vedar a interrupção desses serviços. Os serviços só poderão ser interrompidos por questões técnicas ou segurança das instalações.
Serviços essenciais
Segundo Alencar, é indispensável preservar a continuidade na prestação de serviços públicos essenciais. “A medida, de caráter temporário, visa a impedir que haja paralisação dos serviços públicos em qualquer hipótese”, diz Alencar.
Ele afirma que a medida garantirá o fornecimento à população, em especial os mais pobres, de água e energia, mesmo com inadimplência no pagamento por tais serviços.
A embasa esclarece que os serviços estão garantidos aos consumidores, os talões de cobranças continuarão chegando, mas, o consumidor que estiver com dificuldades de pagar vai fazer isso após a data citada, podendo ainda parcelar as cobranças.
A empresa avisa ainda, que todas as famílias que estiverem com sua aguam suspensas anterior o dia 20 de março de 2020, poderão procurar o escritório da empresa na rua Jacarandá no centro da cidade e pedir o parcelamento da dívida e o fornecimento de sua água será de imediato.