Por 6 votos a 2 Vereadores de Itabela mantêm veto de prefeito para não adquirir UTI Móvel e Material de Proteção para servidores da saúde no combate ao covid-19.

Giro de Noticias - 02/07/2020 - 22:55


Seis dos 8 vereadores presentes na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Itabela nesta quinta-feira 02 de junho de 2020, manteve o veto do prefeito Luciano Franscisqueto ao projeto de lei 002/2020, aos parágrafos 1º e 2º, acrescido no Art. 1º do projeto de lei nº 003/2020, do Poder Executivo que autoriza a abrir Cedido Especial para o enfrentamento do OCVID -19.

Os parágrafos 1º e 2º trata-se duas Emendas Parlamentares da Câmara Municipal de Itabela, ao Projeto de Lei n° 003/2020, sancionado parcialmente como Lei Municipal n°  nº 559, de 27 de maio de 2020, que determinava que o prefeito através da secretaria de saúde adequasse uma das ambulâncias existentes no município com sistema de UTI Móvel e compra de equipamento de proteção para médicos, enfermeiros, de técnicos de enfermagens, motorista, assistentes e outros servidores da saúde que e atuam no combate ao covid-19.

Os parágrafos 1º e 2º,  do Projeto de Lei n° 03/2020 de maio de 2020, foi vetado pelo prefeito municipal com argumento de que o recurso no valor de R$ 300.000.00, do recurso enviado pelo Governo Federal para o combate do covid-19, seria insuficiente para aquisição de uma UTI Móvel para o município neste momento. O argumento usado pelo Gestor é de que, o recurso deve ser usado em outras ações de combate ao covid-19.

Os vereadores Reinaldo Santos Porto e Alencar, da Rádio, votaram contra o veto do prefeito. Em seu discurso Alencar lembrou as vítimas que morreram por falta de leito de UTI e pela falta de uma UTI Móvel, a expolo de um homem de 43 anos que morreu dentro de uma ambulância do município perto da cidade de Itapebi a cerca de 60 dias, sendo transferido em uma ambulância comum e precisava ser transferido em uma UTI Móvel.

O Vereador Alex da Pax disse não ser contra a aquisição de uma ambulância UTI Móvel para o município, más, teria outras ações mais importantes no momento, como um hospital de campanha com quatro leitos. A construção desse hospital de campanha, segundo a Secretária será nos fundos do Hospital Frei Ricardo é terá duração até dezembro, quando será desmanchado.

A Sessão Extraordinária na Câmara iniciou às 10h30m desta quinta. O secretário da mesa diretora leu os pareceres da comissão de Justiça e Redação em que dois vereadores eram a favor do veto com exceção do vereador Reinaldo dos Santos Porto, que apresentou voto em separado. Dos 11 vereadores, dois não estiveram presentes, dos 8 presentes, seis votaram a favor do veto e dois votaram para derrubar o veto, de acordo com Regimento Interno da Casa, precisaria maioria absoluta, ou seja, seis votos contrários ao veto para derrubar.

A vereadora Sonia França que foi a favor do veto e fez uma ampla defesa da atitude o Gestor. No final de sua fala, a Vereadora, em seu pronunciamento, defendeu o veto do Executivo às Emendas parlamentares, disse que os recursos do crédito extraordinário aberto ao Orçamento Municipal para combate a COVID 19, no momento deveriam ser investidos em outras ações de combate a essa pandemia, e que a insistência para aquisição de UTI móvel ressoa como politicagem barata.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Esses vereadores entendem tanto de leis que tiveram uma anulada pelo juiz quando quiseram dar o dinheiro do precatório para os professores. Até o deputado da oposição já disse que Itabela não tem condição de ter UTI! Mas quer ser idiota nada muda a mente. Alencar e Renaldinho dois sabidões que não entendem de nada.
Itabelense

Olha que ideia de jegue prefere montar um hospital de campanha agora pra desativar em dezembro olha lá se até dezembro consicom terminar e não compra uma Uti móvel
Moral

Senhores vereadores voces que votaram a favor do veto do prefeito demonstraram que politica barata são voces que estao fazendo. Voces nao representa o interesse do povo. Voces so pensam nos seus proprios interesse. Uma uti movel e de suma importancia em qualquer epoca. Ninguem sabe dia da msabe. É uma vergonha ter em nossa cidade politicos que nao governam para o povo. Entrem la no hospital. Veja aquilo la. A sociedade de Itabela precisa dar uma resposta e arrancar essa cambada da preeitura.
Joao

Infelizmente esse ano é uma ano de Eleição, então a maioria dos vereadores querem dinheiro para gastar na tentativa de reeleição, nessa epoca eles não lembra do povo pobre, so pensa em si proprio, um exemplo essa veradora que alem de votar a favor do prefeito fez comentario desnecessario. Peça a Deus que a senhora ou alguem da sua familia nunca adoeça e que precise da saude de Itabela.Mas se acaso acontecer ai a senhora vai ver tao bobagem que a senhora fez.
VALDEZ