O governador Rui Costa (PT) publicou nesta sexta-feira (4), sem qualquer aviso, a exoneração da delegada Maria Selma Pereira Lima, responsável pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP).
O ato foi publicado em meio a uma série de exonerações e remanejamentos promovidos pelo governador nesta edição do Diário Oficial. Cerca de 80 policiais, delegados, escrivães e servidores foram demitidos ou readmitidos em novos cargos.
O Ministério Público da Bahia vai analisar a representação encaminhada ao órgão contra a delegada de Polícia Civil Maria Selma Pereira Lima. Segundo o MP, já está sendo investigada pelo Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual (Gaeco).
A investigação está na fase de análise da documentação apresentada pela representante e das diligências iniciais para verificar a procedência das informações. Após essa investigação preliminar, todos os envolvidos serão chamados para depor.
Ao Bahia Notícias, o órgão revelou que o procedimento corre sob sigilo, não sendo possível o fornecimento de outras informações neste momento, de modo a não atrapalhar a investigação e assegurar o êxito na adoção das medidas que se façam necessárias.
Procurada, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil ainda não se pronunciaram sobre a série de mudanças, muito menos sobre o afastamento de Maria Selma Pereira Lima.
A delegada foi candidata à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2018 pelo PDT. A exoneração foi publicada em meio ao indicativo de que o governador Rui Costa deve afastar o partido da gestão estadual, caso a legenda apoie a pré-candidatura de Bruno Reis (DEM) em Salvador.