Secretaria de Saúde de Itabela emite nota de esclarecimento e confirma morte por meningite.

Giro de Noticias - 13/04/2024 - 16:58


A Secretaria Municipal de Saúde de Itabela, emite nota de esclarecimento e confirma morte de uma jovem por meningite na cidade. A jovem chegou ao Hospital de Itabela no dia 05/04/2024 aonde foi atendida e transferida para outra unidade de saúde aonde veio a óbito dias após.   

A jovem identificada por Larissa de 17 anos que faleceu de meningite bacteriana (bacteria ainda não especificada) esteve no hospital de Itabela por duas oportunidades até ser transferida.  

Nesses casso as orientações da VIEP do Estado e do Ministério da Saúde são as seguintes:

Os profissionais de saúde que tiveram contato com paciente de meningite apenas tomam medicação de quimioprofilaxia e os que participaram de intubação orotraquial e passagem de sonda nasofaringea ou nasogastrica ou contato com vômito tem que ser medicados em até 48h.

Informação dão contas que não houve estes procedimentos, mas como Já passou do prazo não há necessidade mais da medicação.

Vejam o comunicado da Secretaria de Saúde de Itabela

A reportagem foi informada que o protocolo do momento não foi seguido  de medicar as pessoas envolvidas em 48h devido que até o momento que paciente esteve na unidade de saúde  a doença não havia sido identificada.

Após a divulgação da doença as pessoas que tem buscado atendimento no hospital tem receio de contaminação. Mas é bom lembra que foi apenas um casso e não tem risco de um surto de meningite na cidade.

A Secretaria de saúde orienta que a população mantenha a sua caderneta de vacinação em dia. Em casso de suspeitas da doença procure imediatamente uma unidade de saúde

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e é causada por vírus, fungos e outros agentes ou processos infecciosos.

Os principais sintomas são: febre, cefaleia, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, dor muscular e dificuldade respiratória. Nas crianças pode-se perceber irritabilidade e apatia e recusa alimentar. Vale lembrar que, em caso de sintomas, procure pela sua unidade de saúde de referência”,.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/