Falta de ônibus escolar; estudantes de faculdade se ariscam pegando carona

J. Alencar - 22/03/2012 - 11:11


Estudantes se arriscam pegando carona às margens da rodovia BR-101

ITABELA - Jovens de Itabela que estudam na FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, localizada em Itamarajú, no sul do Estado, a 68 km da cidade de Itabela, reclamam que nem bem começou o ano letivo e o transporte oferecido pela prefeitura está parado há quase 10 dias. Para ir à faculdade os mais de 20 estudantes têm que se arriscar de carona.

Depois de muito jogo de empurra por parte do órgão responsável pelo transporte, os estudantes que utilizavam o transporte alternativo em 2010 e 2011, se organizaram e buscaram uma solução para o problema junto à Câmara Municipal de Vereadores, prefeitura e Ministério Público, com a criação da Lei número 0411/2010, de 13 de dezembro de 2010,

O transporte desses estudantes passou a ser uma obrigação do Município através da lei municipal assinada pelo prefeito Osvaldo Gomes Caribé. A lei assegura o transporte gratuito em um raio de até 100 km para estudantes de Itabela que estudem fora do município.

A lei que autoriza o poder executivo a conceder o transporte escolar gratuito aos estudantes universitários e pós-graduandos, proíbe que a empresa ofereça veículo com mais de 10 anos de uso e de fabricação aos estudantes. O que não está sendo cumprido.

Mesmo com a criação da lei, esses alunos, há uma semana, estão sem o transporte escolar, e são obrigados a ter que aguardar horas às margens da rodovia até conseguir carona.

Segundo o proprietário da empresa responsável pelo transporte dos estudantes, Elias Martins, o ônibus está com problemas mecânicos.

A faculdade Facisa dispõe de veículo, mas muitos estudantes alegam que não têm condições financeiras para arcar com o custo das passagens. “É uma pena que isso aconteça, pois quem está começando agora também precisa do ônibus. Estamos indo às aulas nesta semana graças à gentileza de caminheiros e outros proprietários de veículos que têm nos dado carona. Espero que isso seja resolvido rapidamente e que nós possamos finalmente estudar”, disse a estudante Munique de Oliveira.

Estudante Munique em entrevista ao repórter J. Alencar nos estúdios da rádio Itabela FM: "Estamos indo às aulas nesta semana graças à gentileza de caminheiros e outros proprietários de veículos que têm nos dado carona".

Uma comissão formada por alunos esteve no programa “Giro de Notícias”, da rádio Itabela FM para reclamar da falta e a precariedade no transporte escolar oferecido pela Prefeitura Municipal de Itabela.

Momento em que alguns estudantes conseguem carona

Na noite desta quarta-feira (21), por volta das 18h, a reportagem do site Giro de Notícias presenciou estudantes pegando carona para irem para à faculdade.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98160-3777
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Faço faculdade de Letras em Paranhos, moro no sítio 30KM da cidade. Há um escolar que passa a noite e leva os alunos de ensino fundamental e médio, porém,não posso utilizar desse mesmo transporte. Não há alguma lei para que eu possa utilizar o transporte público?
Débora

Adoro seu programa Alencar gosto muito do que vc faz,vc mostra o que muitos ñ ver á realidade é o que vc diz é procura saber continuem assim um homem de Deus um homem do povo.Obrigado por existi. BEIJOS DE Edivanya
Edivanya de Ameida Santos Lacerda Vasconsellos

gente...pelo amor de Deus...deixem de serem tapados...é um direito nosso protestar, correr atras dos nossos direitos, se a prefeitura tem obrigação ou não, que se dane, se colocou o onibus tem de manter... no meu ponto de vista quem tá fazendo politicagem aqui são vcs... por que ninguem aqui citou nome deste prefeito ou daquele... eu queria ver se fosse vcs que tivessem que ficar na estrada no meio da noite pedindo carona pra voltar pra casa...temos liberdade de expressão e vamos usar!
lorem

disconfio que seja uma nomeada do curso de serviço social.
universitaria para universitaria

Tem uma puxa saco de Caribé que fica ai mandando as Universitária ler a Lei de Diretrizes da LDB. Essa sabidona tem mais que a lei que foi aprovada pela a câmara de vereadores para depois ela criticar as estudantes.
Vera

A questao nao e quem tem ou nao carro, a prefeitura assinou contrato e se comprometeu a pagar transporte para alunos de cursos superiores num raio de 70Km, e paga por mes uma grana, firmou contrato com valor global de 600.000,00 e voce como uma puxa saco do prefeito nomeada, sabe bem disso. agora o serviço esta sendo pago mais nao esta sendo executado, o problema e esse.
Para Universitaria

Tem alunos aí que estão dando as caras na rádio, mas têm carro, porque não vai e de quebra leva as amigas. Para quem é informado deve saber que municipio não tem essa obrigação. Olhas as Universidades, o universitário ja tem seu ponto de carona, oh gente por favor não desçam mais o nivel de Itabela com umas baquices dessa, receberam o onibus pq o prefeito quis dar e não porque é obrigação do municipio. Por favor Leiam a Lei de Diretrizes e Bases LDB>
Universitária

Minha filha quem não tem visão de futuro e é desinformada é voce e todos que estão defendendo estas bobagens, pois se lessem e se informassem deviam saber que o municipio nada tem a ver com o ensino superior, seus tropas de desescolarizados, politiqueiros analfabetos e esses estudantes nunca sequer pegou na LDB, leiam lá tropa de analfabetos. Ficam com uma politicagem barata, o municipio tem outras prioridades, faz Faculdade quem pode. Eu fiz e outros fizemos e arcamos com transporte,Estudem.
Para aluna

MUNIQUE VA DE RONDA CIVIC E DE CARONA AOS AMIGOS. FAÇA UMA BOA AÇAO.QUE VERGONHA.
va de ronda civic

a culpa e de quem afinal, se a prefeitura contratou, e a empresa nao esta cumprindo o serviço. olhem aqui http://www.diariooficialdosmunicipios.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_10_13619003491.pdf?CFID=831272&CFTOKEN=99405117
vejam o qu encontrei

vou entregar agora.

GENTE A PREFEITURA PAGA POR MES A ESSE ONIBUS DE VCS QUE ESTUDAM EM ITAMARAJU 68.300 POR MES,,, TA TUDO NO DIARIO OFICIAL, CONTRATO ATE 31/12/2012 TA AI O LINK PRA QUEM QUERER, E SO COPIAR E COLAR NO NAVEGADOR. http://www.diariooficialdosmunicipios.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_10_13619003491.pdf?CFID=831272&CFTOKEN=99405117
X-9 SOLIDARIO A CAUSA

O Ministerio Publico e o Promotor não pode obrigar o municipio a pagar transporte escolar para alunos fazer faculdade, principalmente particular o municipio tem outras prioridades , ver se acorda e procure pagar do seu proprio bolso, fiz faculdade publica e o municipio não pagou por isso e não foi por isso que parei, estou bem a minha familia tb, quem quer alguma coisa na vida muitas vezes tem que se sacrificar e deixar oluxo de lado.trabalhe estude e não critique


é uma vergonha se dizem universitario,hj para se ter tem que se dar, tempo dedicação e muitas vezes arriscam a vida. O transporte escolar por LEI Federal é garantida apenas até o ensino médio, os demais cada qual que se vira, além do mais lei de vereador não tem valor maior do que a Lei Federal. Acorde pq esta lei é inconstitucional, quer ter nivel superior pq não tentou uma faculdade federal ou Estadual, se paga uma particular pague o transporte,deixe de cobrar do Executivo pq tem outras period


Bom,tem alunas que tem de 1 a 4 anos que pegavam carona.Pq elas nunca foram pra uma emissora falar isso?Muito simples, antes não tinha uma lei que respaldasse as mesmas.E,hoje e diferente.E creio que por essa razao os alunos estao reivindicando isso.E,foi tb devido a essa lei, que aumentou o numero de aluno para Itamaraju, pq esses novos alunos, achavam que por ja ser lei, iria ser cumprido.Um ano a mais ou a menos sem o onibus, pra muitos que ja sao acostumados nao faz mais diferença.
Por dentro do assunto

Gente, fui ex aluna e nunca contei com apoio para o transporte e nem por isso deixei de cursar, penso que o que não pode faltar é o transporte da educação basica, especialmente para crianças e isso não é só em Itabela, na UESC por exemplo isso é tão normal que existe o ponto da carona.
ex aluna

Legal a critica , porém me ficou uma duvida .Quando essas alunas foram fazer as matriculas ou mesmo os vestibular elas sabiam que não teriam transporte ou foram enganadas por alguem ?? São questões assim que devem ser analisadas , ja estudei em Itamaraju e não havia tranporte gratuito eu uzava meu carro .
ex aluno

bem... a essa tal aí que pensa que sabe alguma coisa sobre as leis de um municipio " leitora para gessica" minha filha fica na sua... não sei o pq tá te doendo... é graças a batalhadores como nós que pessoas com vc tem se aproveitado dos direitos a ter segurança, saúde e até transporte publico... para de falar de um assunto que não é da sua competencia... se te incomoda nossa atitude, os incomodados que se mudem...


SE O PROPRIETÁRIO DO ÔNIBUS NÃO DÉ JEITO ENTÃO VAMOS ENTRAR COM UMA AÇÃO JURÍDICA DE CANCELAMENTO DO CONTRATO, E CONTRATAR OUTRA EMPRESA. O MINISTÉRIO PUBLICO ESTAR AI PARA RESOLVER ESTAS SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS. MAIS CRITICAR UMA PESSOA SEM ELA ESTAR PRESENTE PARA SE DEFENDER, AI PASSA A SER UM ATO DE VANDALISMO E NÃO DE LUTA PELO DIREITO CONSTITUÍDO. UM GRANDE ABRAÇO E BOA SORTE NA LUTA PELA VITORIA..
O JUSTO CONTINUAÇÃO

AMIGOS UNIVERSITÁRIOS SEI QUE O PROBLEMA É CRITICO. MAIS PENSEM BEM, QUANDO ITABELA NÃO TINHA ESTA LEI, COMO QUE VÇS FAZIAM PARA CHEGAR ATÉ A ESCOLA??? AGORA QUE A LEI EXISTE SERÁ QUE ESTE PROBLEMA DE ÔNIBUS QUEBRADO, NÃO NÃO É CULPA DO PROPRIETÁRIO DO ÔNIBUS??? NÃO VAMOS CRITICAR AO PREFEITO OU AO EX-GESTORES, PELOS ERROS DOS OUTROS.. ALENCAR NÃO É JUIZ, NEM PROMOTOR, NEM PREFEITO...ENTÃO PROCURE A PESSOA CERTA QUE É O SR. ELIAS SÁVIO MARTINS, QUE É O PROPRIETÁRIO DO ÔNIBUS. SE ELE NÃO DÉ JEITO
O JUSTO

Que Ignorançia desse povo, Logico que temos direitos a tranportes universitarios, essa que ofendeu aGessica, concerteza e uma burra e ignorante que nao tem visao de futuro, caso vc tenha filhos espero que eles nao tenha uma visao de anta como a sua..E DIREITO SIM, E TODOS OS ALUNOS UNIVERSITARIOS TEM DIREITO A TRANSPORTE SIM..EUNAPOLIS PODE ITAMARAJU TAMBEM poooodeee
Aluna

Nao desanimem, criticas desse tipos vcs vira e mexe vão ouvir. então bola pra frente e mostre pra si mesmo, que vc faz a diferença. Sucessssso
Testemunha

Sabe qual foi a importância de tudo isso? Que ouvindo critica ou não, os alunos conseguirão o ônibus de volta. Fico muito feliz. Ai fica a questão: Se não fosse direito deles o ônibus teria voltado? Se os alunos não tivesse reivindicado, esse ônibus teria voltado a funcionar tao rápido? O que falta nesse povo e ter mais atitude e parar de dar conta da vida dos outros ou, criticar aqueles que tem atitude de ir buscar o que e de direito deles. Apoio atitude dos alunos. to na torcida hein!!
R

Ouvi a entrevista e os estudantes agradeceram sim a câmara municipal de Itabela pela criação da Lei.So que isso não pode ficar apenas no papel não, tem que ser cumprida.Pelo jeito essa cidadã se contenta por pouca coisa e não lê a reportagem direito. Oh sua burra, e Lei. Ler a reportagem direito.
Da ouvinte para agradecam

Tem que ir de carreta mesmo... kkkk
kkkk

O povo sem ética.As pessoas vão reivindicar um direito deles, e o povo se expressam dessa forma, ridícula. E por essa razão que nunca vão pra frente e se contenta por pouca coisa.


A primeira dama Sueli, falava tanto em educação de qualidade e a educação está nessa situação precária cadê vc Sueli Caribé. Faça a sua vez agora é sua de fazer uma educação de primeiro mundo vc num escumungava tanto a que timha aqui antes. Rubens e vc não sabe o que é uma educação de responsabilidade. Vcs só está pensando em vcs e os alunos e pais que estão prejudicado.
Ana

E claro que nao e dever do municipio arcar de onibus para esses universitários, mas uma vez ter feito uma Lei Municipal e aprovado e assinado pelo gestor municipal e tornar obrigação sim. Para aqueles que citou que não e obrigação, releia a reportagem e veja, que eles estão fundamentado em Lei.
Alguem

E claro que nao e dever do municipio arcar de onibus para esses universitários, mas uma vez ter feito uma Lei Municipal e aprovado e assinado pelo gestor municipal e tornar obrigação sim. Para aqueles que citou que não e obrigação, releia a reportagem e veja, que eles estão fundamentado em Lei.
Alguem

O prefeito vai no rádio faz uma entrevista linda, e os alunos na cara esse é um irresponsável as filhas deles já se encontram formada cadê vc Rubens secretario de Educação e Manoel da PLB ficam ai só comendo no mole essa é boa.
Maria

Indignável acreditar que ha pessoas que acha ridículo esses alunos ir protestar por um direito que foi votado na Câmara Municipal e assinado pelo prefeito. Ou, achar politicagem ou muito menos,que a prefeitura municipal não tem nenhuma obrigação por essa prestação de serviço. Lendo essa matéria, pude perceber que por trás dessa reivindicação tem sim, uma Lei que ampara esses alunos.
Alguem

Paula está muito mal em formada na Lei que foi vigorada na gestão de Caribé. Na época do antigo como diz essa sanguinorenta não foi não se informa mais parece que nem faculdade fez.
Vera

isto ai galera,quem nao tem bunda nao senta.fica de pe nao tem obrigaçao de colocar onibus para marmanjos nao.
faz o que pode

Vamos c/ calma vcs procuraram o prefeito p/ exclarecer o problema? Acho que a culpa e do elias martins que ñ tem onibus suficiente p/ suprir a demanda, então deveria se retirá e colocar a rodotur no lugar pelo mens mais onibus. A gora que vcs estudantes estão fazendo politicagem, quamdo era o ex gestor ñ tinha nem carroça ninguem reclamava. Caribé foi o primeiro prefeito a ajudar vcs e ainda reclaman, e se ñ tivesse esse carro como seria? pense antes de agir sejam inteligentes.
itabelense sério

Esse recado é para os defensores de Caribé que está ai querendo incriminar os universitário essa Lei foi com O gestor Caribé que a câmara de vereadores aprovaram não foi com o ex gestor Junior Dape não.
Roberta

Alguem de Itabela. A responsabilidade é do Executivo Municipal, e Pronto...


O responsável neste caso é o secretario de educação, juntamente com o secretario de trasnportes e não o secretário de saude. E por ser uma universitária, você escreve muito mau.
A estudante mais abaixo.

Agradeçam se a prefeitura de vez em quando ainda coloca transporte para universitários. O municipio não é obrigado a arcar com este transporte. A obrigação neste caso é do estado. O município nem recebe verba para isso. Se é feito, é feito com recursos próprios.
Agradeçam

Gente procurem ampliar seus conhecimentos antes de querer reivindicar DIREITOS pois o dever do municio quanto ao ensino se encerra no terminio do ensino médio. Ja o curso superior o municipio nao tem obrigação e nem dever de disponibilizar onibus.
UNIVERSITARIO

essa e a terceira melhor cidade da bahia,imagine se não fosse,e ainda tem ums babacas que defende essa porcaria de prefeito,que alem de ladrão e sinico e mentiroso,e isso ai estudantes faça valer os seus direitos,e os cegos puxa saco que se f...
eu

Burra mesmo é você o municipio tem o direito de dar transporte gratuito para dentro do municipio e não fora dele, para isto depende de Lei aprovada pela Câmara e se for voltado para o interesse do municipio. A diferença é muito grande de eunápolis para Itamaraju. Ah faça me o favor deviam ser questionadores com coisas mais precisa, não se pode tirar uma prioridade do municipio para atender os caprichos de uns estudantes despreparados, se pelo menos fosse um Universidade Federal ou Estadual...
Leitora para Gessica

Estas estudantes, estão mostrando que não tem perfis de universitárias mesmo, aliás nem mesmo de estudantes de Ensino Médio. Está entrando na onda do puro sensacionalismo. Eu e outros terminamos o 2º grau em Eunápolis e nunca dependemos de prefeitura para pagar nossos transportes, pegávamos carona, eu acho que isto só faz crescer ainda mais. Só que o que eu estou vendo é gente querendo se aparecer e de uma forma muito grotesca. Dessa forma nunca foram e nem serão universitárias.
Itebelense

Meu pai quando estudou, andava 8 km a pé. Quando o burrinho Sossego deixava pegar, ele ia montado. Hoje é médico pediatra, e cirurgião. Estes alunos que reclamam, tem transporte, reclamam das poltronas e do motorista e quando se formam, são umas .......Deixa eu me calar.
Antigo

Me formei pagando passagem e pegando carona. Aplaudi quando Caribé criou a Lei do transporte para estudantes de Itamaraju, pois para Eunápolis já tinha. Estudantes, sejam mais humildes, agradeçam pelo transporte que já tiveram até hoje, e peçam para que não pare. Se ele não quisesse não teria colocado nunca. Pensem nisto.
Enfermeiro

Caribé foi inovador.Ninguém nunca, nunca colocou onibus pra Itamarajú. Agora que faltou 3 dias, os estudantes entram na onda de politicagem dos outros e ficam fazendo barulho. Já foram conversar com o prefeito? Se fosse eu, tirava o onibus e deixava os ex prefeitos, os bons, colocarem.
Estudante 3

o negocio e o seguinte,nao intereça o ex prefeito o atual e tireito de todos os aluno e ter transporte escolar,o ex tanbem nao dava o transporte para itamaraju.cobram os seus direito.


NÓS ALUNO DA FACETE´PASSAMOS 5 ANOS PAGANDO PASSAGEM DO NOSSO BOLSO ESSES PREFEITOS NUNCA DERAM UM ONIBUS PRA GENTE, MAS GRAÇAS A DEUS NOS TERMINAMOS O CURSO SO FALTA MAIS 1 AULA. NA HORA DE PEDIR NOSSO VOTO ELES VAO VER!!!!!!
ALUNO

ESSES ONIBUS DE ELIAS MARTINS SAO UNS MONTE DE FERRO VELHO, TOMA VERGONHA ELIAS E DEPOIS RECLAMA QUE NAO GANHA NENHUMA LICITAÇÃO POIS SEU SERVIÇO É UMA VERGONHA.
ALUNO

os alunos da UNESULBAHIA tem muito mais condiçoes financeira, e sempre teve onibus...lutem pelos seus direito alunos da FACISA
A.N.Lins.

LUTAMOS POR NOSSOS DIREITOS, E NAO NOS JULGUE POR QUE VOTAMOS NAO, PORQUE QUEM ELEGEU O ATUAL PREFEITO FOI A MAIORIA, ELE VENCEU PORQUE A MAIORIA DE ITABELA QUIS, E ESTAMOS SIMPLESMENTE LUTANDO POR NOSSOS DIREITOS..
ALUNA

EU NAO PRECISO TIRAR DO MEU BOLSO, POIS E LEI, E EU TENHO DIREITO...eU SOU ESTUDANTE DE Itamaraju, nao interessa quem e o prefeito ou nao, eu quero simplesmente que faça valer meus Direitos..TODO MUNDO TEM DIREITO A ESCOLA SAUDE E TRANSPORTES PUBLICOS PARA OS COLEGIO, E NOS UNIVERSITARIOS TAMBEM TEMOS O MESMO DIREITO..QUEM COMENTOU AI PARA TIRARMOS DO NOSSO BOLSO, pOR FAVOR DEIXE DE SER UM BURRO QUE SO OLHA PARA FRENTE, ESSE E UM DIREITO..QUEM NAO LUTA POR SEUS DIREITOS NAO CONSEGUE NADA NA VIDA
Gessica ALUNA DA FACISA

bem esse idiota que disse aí que quem quer estudar paga a passagem se é tão riquinho... venha e pague pra todos nós,esse otario no minimo nunca teve que fazer esforço algum ou num trabalha e num sabe o quanto ralamos pra ganhar nosso dinheiro...
lolah

estamos cansados disso... se tem o contrato com o onibus então é obrigação deles nos darem um transporte que preste... é muito perigoso tbm... mas é assim mesmo que quer ser alguem vai a luta independente das circunstâncias.
lolah

Eu ja estudei em itamaraju tbm,paguei passagem os ano que estudei pois antigo gestor nao dava onibus.a vida é assim mesmo,mas mesmo assim concluir o meu curso,
paula

Ja vi por varias as vezes essas meninas na bera da pista em frente a alto peca colatina pedindo carona, ariscando a vida pra amanha ser uma profissão. Sempre admirei essa coragem delas, pois se fosse eu, nao iria de jeito nenhum. Mas, pelo jeito essa mobilização valeu apena, pq o ônibus esta de volta né? Muita forca turma.
Testemunha

Quando ouvi a entrevista e reportagem, fiquei aqui imaginando a forca de vontade de vencer desses estudantes.Mas, e isso mesmo, quando o objeto a ser alcançado não e passado por obstáculos, não ha valorização. Então, concluo que serão ótimos profissionais porque venceram os obstáculos, sem esquecer quem mais ajudou nos momentos dificieis - OS CAMINHONEIROS. Parabéns Alencar por essa matéria. Sucesso ai estudantes, não desistam
Moradora de Itabela

Parabéns acadêmicos pela iniciativa ter um representante pois, se e direito tem que ser cumprido. Vocês não estão pedindo esmolas ou muito menos ajuda. Se e Lei tem que fazer valer. PARABÉNS e sucesso nessa suas jornada
Ex estudante

isso ai vem de longas datas,pegar carona já virou rotina, mas tem que ter muita força de vontade para estudar,força galera!
cidadão

Já morei em outras cidades, que as Prefeituras não dão ônibus. Quando fiz meu curso eu pagava do próprio bolso o transporte.
Leo

é tao simples quer estudar paga passagem....
rs

Isso deveria partir do secretario de saúde... POis ele sim deveria ver quer nos estudantes necessitamos de transporte para estudar... Pois ele sabe muito bem dos gastos que temos...
Estudante

Tem eleitores que gostam assim de viver dessa forma mendigando que achava que o ex era ruim essa turma a família quase toda votaram em Caribé.
Vera

Uma falta de vergonha! Estudantes que trabalham durante o dia e a noite encaram uma jornada cansativa pra serem alguém na vida, têem que se deparar com uma situação dessas. Uma falta de respeito. Penso na minha amiga, que tem que passar por esse constrangimento..seus colegas. vamos toma
Critica

e depois esse pilantra vai pra uma rede de rádio e diz que paga dois õnibus para os alunos,toma vergonha caribosta!
morador de itabela

isso é uma poca vergonha!Toma vergonha prefeitoo e coloca o onibus..
Itabelense