ITABELA - O transporte escolar que faz o trajeto da região de ‘Pé da Serra’, na cabeceira do Rio Caraíva a Itabela, a 35 km da cidade, foi denunciado ao site GIRO DE NOTÍCIAS pelos alunos na manhã desta sexta-feira (4), devido às péssimas condições do veículo que faz a linha. O ônibus está velho, com pneus desgastados e vidros quebrados e, assim, oferecendo risco e desconforto para os alunos.
Segundo moradores da região de Pé da Serra, eles já fizeram várias reclamações ao prefeito e ao secretário de Educação Rubem Alves, no ano passado e neste ano. A providência adotada foi só trocar o veículo do ano passado, deixando outra sucata na linha. Boa parte dos usuários já perderam provas na escola, dentre outros compromissos, em conseqüência do péssimo serviço.
Nossa reportagem acompanhou o Sindicato dos Rodoviários do Extremo Sul da Bahia (SINTRAI), no fim do mês de abril deste ano, que inspecionou os ônibus da empresa Galvão, responsável pelo transporte escolar do município de Itabela. Segundo o presidente do Sintrai, os veículos que apresentam problemas teriam que ser retirados de circulação por não ter condições de rodar, o que não aconteceu até o momento.
Na manhã de hoje nossa reportagem flagrou o referido veículo, de placa LAF-7441, licenciado em Cariacica/ES, em frente ao Colégio Estadual ACM. O interior do veículo estava completamente molhado devido à chuva que caiu durante esta manhã. As janelas com os vidros quebrados facilitam a entrada de água.
“Aqui já se tornou comum, ônibus quebrado na estrada e as pessoas sem terem como cumprir seus compromissos, janelas sem o vidro, que permite que nos dias de chuva molhe até os alunos, buracos que permite a entrada de poeira no dias de sol, e por aí vai. E ninguém toma providencia”, disse um aluno.