Cemitério de Itabela, sem espaço para novos sepultamentos, causa indignação

J. Alencar - 11/06/2012 - 08:16


Vários túmulos já foram violados para depósito de novos corpos

ITABELA - A  falta de espaço para novos sepultamentos no cemitério São João Batista, na cidade de Itabela, causa indignação à população. Calcula-se que mais de 80% dos túmulos foram violados para que fossem depositados novos corpos. A capacidade para novos sepultamentos se esgotou há mais de dois anos e há a necessidade de que a Secretaria de Obras tome providências no sentido de resolver o problema, o que não está sendo feito.

Com uma média de até 15 sepultamentos ao mês, os dois funcionários que trabalham no local não conseguem dar conta de todo o trabalho, que precisa ser feito diariamente. A falta de manutenção da área em vários pontos também se tornou um problema. Túmulos encontram-se danificados por falta de cuidados, ficando evidente uma intervenção pública diante da situação.

A equipe do site GIRO DE NOTÍCIAS esteve no cemitério na tarde deste sábado (9) para conferir de perto a situação, que poderá acarretar em uma ação judicial contra o município. A situação causou revolta aos parentes de José Carlos Miranda Andrade, que morreu vitima de atropelamento na BR-101, em Itabela, há 14 anos. O túmulo foi violado e no local foi sepultado o corpo de outro homem, há quatro anos, e só agora os parentes descobriram o corrido.

Túmulo onde está sepultado o corpo de José Carlos Miranda Andrade foi violado há quatro anos para que outro corpo fosse também fosse sepultado no mesmo local. A situação causou indignação aos familiares

Um dos irmãos do falecido ficou revoltado com a situação e procurou a reportagem do site para denunciar o absurdo que vem ocorrendo no cemitério da cidade. Para ele, isso é um total desrespeito com os familiares de quem tem seus entes queridos depositados ali. O irmão do falecido pretende mover uma ação judicial, caso o executivo não tome uma atitude mais enérgica no sentido de gerenciar a questão.

De acordo com os coveiros que trabalham no cemitério, o que tem sido feito, de forma paliativa, é a abertura de novos túmulos em locais que eram utilizados para circulação de visitantes ou utilizando as mesmas sepulturas já ocupadas para sepultar novos corpos. Segundo o funcionário Valmir Evangelista, na maioria das covas já foram sepultadas até quatro pessoas.

Até mesmo os locais que antes eram utilizados para a circulação de visitantes estão sendo usados para abertura de novos túmulos

Esse problema já foi detectado há mais de dois anos, mas nada de concreto foi feito para a ampliação do cemitério ou a criação de um novo espaço. A prefeitura chegou a comprar uma área anexa ao cemitério, mas até hoje o local continua tomado pelo mato. Enquanto isso, mais pessoas estão morrendo e sendo amontoadas nas mesmas sepulturas.

“É certo que obras de expansão, melhorias e manutenção em cemitérios, não trazem benefícios políticos aos administradores. Mas o abandono, relaxo e desleixo, com certeza, trazem a revolta da população, principalmente quando um ente querido deve ser sepultado e o local, que deveria ter um mínimo de estrutura, está completamente ao léu”, disse José Raimundo Miranda, irmão do falecido.

Pelo que temos acompanhado, os passos para a solução das reclamações estão indo lentamente, ou melhor, quase parando. A prova disso está nas imagens que mostram o estado de abandono do antigo cemitério da cidade, localizado na rua são José do Panorama, que foi desativado há anos e nenhuma providência para remoção dos cadáveres foi tomada pelo executivo. No local há um campo de futebol em meio aos túmulos.

O antigo cemitério se encontra em estado de total abandono. No local não há mais muro, os restos mortais de pessoas ali sepultadas não foram removidos e existe até um campo de futebol em meio aos túmulos

A situação é a mesma nos cemitérios de São João do Monte (Montinho) e Monte Pascoal, distritos de Itabela. Nossa reportagem ouviu familiares de falecidos reclamando da mesma situação existente nos citados cemitérios: falta de espaço para abrir novas sepulturas.

A indignação é geral e choca a opinião pública, que não entende a falta de consciência, de dever e ação por parte das autoridades e instituições como a Prefeitura e a Câmara Municipal.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



isso mesmo nego drama por que todos prefeito q já passaram por a ki ñ fez nada e a gora ficam cobrando do prefeito atual por que na epoca de jr dape eles ñ cobraram isso


porra não temos nem onde nos esconder depois da MORTE por isso q desejo + é viver mesmo não tem espaço para mim ai na cidade do pé junto
ATORMENTADO

total falta de respeito com os falecidos e seus familiares infelizmente tive meu pai sepultado ai tiveram a mesma falta de respeito c nossa familia fizeram remoção sem nus comunicar,desordem total falta d respeito c a população,pra k serve o voto?
juliana Sirqueira

total falta de respeito com os falecidos e seus familiares infelizmente tive meu pai sepultado ai tiveram a mesma falta de respeito c nossa familia fizeram remoção sem nus comunicar,desordem total falta d respeito c a população,pra k serve o voto?
juliana Sirqueira

q nd alencar só esta assim agora pq e época d politica ai p/ ajudar o ex prefeito jr dapé ele fica casando algum modo d criticar a gestão do prefeito atual fica enventando coisas pq ele num fez essa denuncia na gestão do ex prefeito??????? para d fica criticando a gestão atual so pq vc e contra o prefeito.........
nego drama

Nossa quanta defesa ao vereador gordo esse deve comer um pouquinho do vereador, pois não é assim que ele se elege dando migalhas pra o povo, mas o povo tem o governo que merece.Deixa os vereadores que estão ai continuar que tudo vai continuar como esta bom de mais.


Prezado amigo Joao uma pessoa assim com tanta sabedoria deveria procurar ajudar a familia a resolver este caso , mas analise 04 anos e o caixao ainda esta intacto , e veja que nao sou conhecedor assim como voce ,outra coisa não importa quem estava na prefeitura o Crime continua sendo crime.
resposta a joao

porque nao tira um parte deste terreno do estadio,e amplia o ceminterio.esta rua e larga tambem pode ser para a frente tem soluçao para este poblema so nao resolvem porque nao quer.


Alencar se já tem quatro anos que foi violado este tumulo foi na gestão do ex gestor Jr Dapé todos prefeitos que aqui passaram nenhum deu emportancia a este poblema com esseção de Ismael franciqueto e do saudoso Ivo Manzoli
João respost ao Giro

A idicação do vereador Gordo e aprovado por todos vereadores pedindo a ampriação do cemitério com certeza se esconde por medo de revela quem é por ser uma pessoa de pesima indule um desclasificado um imoral que não tem coragem de colocar o seu nome deve ser um deses candidato a vereador que fica o tempo todo falando mal dos que estão no poder para tomar uma vaga porque eu não sou candidato a vereador mais sempre vou na câmara ouvi para não fazer igual a você mal enformado mentiroso
João resp ao chapolin

Concordo plenamente com "Indignado e alguem" rebanho de ordinário mizeravel,para que tem esses merdas que entra de 4 em 4 anos e não fazem porra nenhuma? Morei no Espirito Santo,lugares tão pequenos e tudo bem organizado,pq num fazem o mesmo por Itabela?Ao invez de só ficar um querendo engolir o outro e no final não dá em nada.
Josi de Porto Seguro

Desde a época de Junior Dapé era assim, porque so agora vc vai criticar heim Alencar, porque ele tbm não fez nada????? não é o bom?????
Itabelense

Quando digo que nossa Câmara de Roedores está vencida e cancerosa,tenho toda razão!Enquanto a população não se unir pra substituí-la sem exceção,está escória e desrespeito. continuará!
Indgnado!

Com esse descaso todo eles ñ tem vergonha de cobra álvara. Eu paguei alvara p fazer o tumulo da minha filia. Isso é uma vergonha p esse governantes.


na epoca de junior dape era assim porque ele nao conçertou o erro
alguem

agora nas eleiçoes vai aparecer um monte de vereador mentiroso dizendo eu encaminhei pro prefeito o projeto de ampliaçao do cemiterio mais ele nao executou,so que o prefeito responde pra todos eles o dinheiro que e pra ser investido la vamos dividir entre todos nos,e todo mundo aceita
chapolin colorado

derrepente o prefeito ou vereadores so tomarao uma atitude quando morrer um parente do prefeito ou um vereador ou parente deles,derrepente eles tomam uma posiçao digna,eles nao lutam por melhoria nos cemiterio porque difunto nao vota
chapolin colorado

a maior culpa de tudo isso e desses vereadores corruptos que temos ai na camara,eu quero ver quando um deles morrer se os familiares irao gostar dessa situaçao de desprezo e desrespeitosa com quem se foi
chapolin colorado