Esgotamento sanitário inadequado causa impactos na saúde da população eunapolitana.

Irlete Gomes - 08/02/2013 - 07:26


Eunápolis- Com mais de cem mil habitantes, Eunápolis é uma cidade que usa fossa séptica e praticamente todo o esgotamento é feito na rede pluvial, com exceção das ‘URBIS’ que já possui estação de tratamento.

No centro da cidade todo o esgoto vai para a tubulação de água pluvial (água de chuva) e é jogado no Córrego Gravatá, que atualmente virou um esgoto. Nas imediações da feira do bueiro, o mau cheiro pode ser absorvido por moradores e transeuntes, os alimentos vendidos ficam expostos ao odor que é insuportável. Segundo uma comerciante do mercado que não quis se identificar por medo de represálias, o cheiro muito forte chega a provocar intensas dores de cabeça, “quando o sol esquenta, trabalhamos aqui na feira colocando desinfetante para suportarmos o mau cheiro e sentimos muita dor de cabeça”, disse a comerciante.

O mesmo acontece nas imediações da Praça da Bandeira sentido ‘estrada da Colônia’, bairro Edgar Trancoso e entorno, os dejetos são jogados na rede pluvial e uma tubulação ligada à rede discorre para o Córrego da Bica, que também virou um esgoto fétido. A poluição agride os moradores com vários casos de crianças com internações por graves problemas de saúde como diarreia, sem contar com o quadro de verminose que é constante nas crianças e idosos. “Tenho 3 crianças pequenas e vivo com elas no hospital. Com o calor, aumenta as doenças, é diarreia, pneumonia, meu filho de 5 anos é alérgico a cheiro, e todo o mal cheiro do córrego vem pra dentro de casa”, disse a moradora.

Já em outros bairros onde não há córregos por perto, como Dinah Borges, as fossas são esvaziadas quando necessário, por caminhões de particulares, e os detritos são dispensados em lugares tidos como ‘ermo’, que nunca é identificado.

O estudo do Instituto Trata Brasil 'Esgotamento Sanitário Inadequado’, lançando em 2010, revelou que as diarreias respondem por mais de 50% das doenças resultante do saneamento ambiental inadequado, sendo responsáveis também por mais da metade dos gastos com esse tipo de enfermidade. O estudo confirma ainda a associação entre saneamento básico precário, pobreza e índices de internação por diarreias, e a partir da complicação e do cruzamento de informações sobre níveis de coleta de esgoto as taxas de internação por diarreia em crianças e idosos aumentam os custos hospitalares assumidos pelo SUS.  O estudo revelou que há uma nítida tendência de redução das taxas de internação por diarreias com a expansão do esgotamento sanitário.

Com base na média das taxas de internação por diarreias nos 10 municípios com maior cobertura de coleta de esgoto, o estudo identificou uma média de 49,1 internações por grupo de 100 mil habitantes. Esse resultado é 4 vezes menor do que a média das taxas de hospitalização observada nas 10 cidades com os piores índices.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Mauro Borges, todos os serviços como fiscalização, licenciamentos, educação ambiental, estão sendo mantidos, porém a Lei do Código Ambiental, segundo ele, será destituída por haver incoerência no processo legislativo. O Secretário afirmou ainda que elaborou um indicativo de uma nova lei que deverá reger as questões ambientais do município. “Estamos criando programas de educação ambiental para as escolas e bairros com o pedagogo Jonas Nascimento e já temos o projeto da 1ª Conferência de Meio Ambiente que deverá acontecer nos meados de junho para definirmos a situação do município na questão meio ambiente”. Disse Mauro.

Afirmou ainda que será criado o Consórcio dos Municípios, abrangendo os 8 municípios do Território do Descobrimento; Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Guaratinga, Itapebi e Itagimirim, o que irá favorecer na solução de muitos problemas como o saneamento básico. “A instituição do Consórcio de Municípios une forças para resolver várias questões e diminui custos, por ser participativo”. Finalizou o secretário.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98160-3777
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



na rua jequitinhonha os moradores estao colocando seu esgoto nas manilhas que nao sao de esgoto de residencia e muita verganha mas nenhuma fiscalizacao faz nada .
paulo

agora só Eunápolis tem problema, Itabela tá o máximo né???
puxa saco

E SENHORES REPORTERES, ENTREM NA CASA DO SR. ANTONIO DA PROVEL, DE LÁ DA PRA VCS VEREM O ESGOTO DE DONA ESMERALDA QUE É JOGADO DENTRO DO RIO. ISSO É UMA VERGONHA....E TEM MUITO MAIS...FAÇA UMA MATÉRIA ....
leitor

PESSOS A AOS SENHORES QUE FAÇA UMA REPORTAGEM NA FARINHEIRA DO SENHOR BRANDÃO, EM MONTE PASCOAL, ELE JOGA SEUA DEJETOS TODOS DENTRO DO RIO, E AINDA O PÓ DA FARINHA INCOMODA A MUITA GENTE...ATÉ BAIXO ASSINDO JÁ FOI FEITO E NADA FOI SOLUCIONADO, MAS CLARO ELE É UM EMPRESARIO NÃO É ISSO. FAÇA A REPORTAGEM, VEJA ONDE DONA ESMERALDO JODA SEU ESGOTO, SEJA ONDE ALFREDP DO PASTEL JOGA SEU ESGOTO, VAMSO VER OS PROBÇLEMA DA NOSSA CIDADE , VAMOS DEIXAR EUNÁPOLIS COM SEUS PROBLEMAS. PRECISAMOS SOLUCIONAR O
leitor

Parbéns ao giro denoticas,trasendo este descaso em puata,esgoto ja.saniamento sim.
Amanda

AS CASAS DA RUA JOVELINO COSTA, PRATICAMENTE TODAS JOGÃO SEUS ESGOTOS NO RIUZINHO DO COLÉGIO MUNICIPAL, LEMBRANDO QUE ESSE RIUZINHO É MESMO QUE MUITA GENTE USA PARA LAVAR ROUPAS E TOMAR BANHOS...CADÊ O MEIO AMBIENTE DESSA CIDADE PARA MULTAR ESSE POVO ESPERTO..TÁ NA HORA DE FAZER MELHORAR ESSA CIDADE. ESMERALDA, BRANDÃO, JOVELINO E SEUS IRMÃOS, ALFREDO DA PASTELARIA...TODOS JOGÃO SEUS ESGOTOS DE FOPSSA NO RIU...
leitor

EM ITABELA É DA EMSA FORMA, TEM ESGODO DOMÉSTICO E DE FOSSA SENDO JOGADO NO RIOZINHO DO FUNDO DO CLÉGIO MUNICIPAL. CADÊ VCS PARA FAZER UMA MATERIA. O SENHOR BRANDÃO DESPEIJA OS DEJETOS DE SUA FARINHEIRA EM MONTE PASCCOAL TODO DENTRO DO RIO DE MONTE PASCOAL E NADA É FEITO....VAMOS MOSTRA MAIS OS ERROS DA NOSSA CIDADE QUE NÃO SÕA POUCOS. DANA ESMERALDO EMPRESARIA DA ORQUIDEAS PLANTAS IATABELA JOGA SEU ESGOTO TODO DENTRO DO RIO DO COLÉGIO MUNICIPAL.VAMOS FAZER ALGO.A PASTELARIA DE ALFREDO E MUITO M
leitor

ESTA MATÉRIA É MUITO IMPORTANTE,AQUI EM ITABELA A COISA É MUITO GRAVE,NO CENTRO DA CIDADE TEM UM MERCADÃO QUE É UMA VERGONHA,ESGOTO A CÉU ABERTO AO LADO DO MERCADÃO,É O CARTÃO POSTAL MAIS FEDIDO DE ITABELA,MUITOS CACHORROS SE ALIMENTAL DE DEJETOS ENCONTRADOS NAS PROXIMIDADES DO MERCADÃO,É UMA NOJEIRA TOTAL O CENTRO IMAGINE OS BAIRROS,ESTE MESMO COMETÁRIO VOU POSTAR NO RADAR 64.
Cabral da Silva

cadê as noticias de Itabela giro de noticias? Junior é o prefeito, agora só da noticias de outra cidade né?
I

Depois que essa Jr Dapé voltou, a limpeza das ruas de Itabela caiu a qualidade. O povo está reclamando
Juliana