Tempo em Itabela
Itabela
+30°C
PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE:
Esgotamento sanitário inadequado causa impactos na saúde da população eunapolitana.
Por: Irlete Gomes - Data: 08/02/2013 - 07:26:42

Eunápolis- Com mais de cem mil habitantes, Eunápolis é uma cidade que usa fossa séptica e praticamente todo o esgotamento é feito na rede pluvial, com exceção das ‘URBIS’ que já possui estação de tratamento.

No centro da cidade todo o esgoto vai para a tubulação de água pluvial (água de chuva) e é jogado no Córrego Gravatá, que atualmente virou um esgoto. Nas imediações da feira do bueiro, o mau cheiro pode ser absorvido por moradores e transeuntes, os alimentos vendidos ficam expostos ao odor que é insuportável. Segundo uma comerciante do mercado que não quis se identificar por medo de represálias, o cheiro muito forte chega a provocar intensas dores de cabeça, “quando o sol esquenta, trabalhamos aqui na feira colocando desinfetante para suportarmos o mau cheiro e sentimos muita dor de cabeça”, disse a comerciante.

O mesmo acontece nas imediações da Praça da Bandeira sentido ‘estrada da Colônia’, bairro Edgar Trancoso e entorno, os dejetos são jogados na rede pluvial e uma tubulação ligada à rede discorre para o Córrego da Bica, que também virou um esgoto fétido. A poluição agride os moradores com vários casos de crianças com internações por graves problemas de saúde como diarreia, sem contar com o quadro de verminose que é constante nas crianças e idosos. “Tenho 3 crianças pequenas e vivo com elas no hospital. Com o calor, aumenta as doenças, é diarreia, pneumonia, meu filho de 5 anos é alérgico a cheiro, e todo o mal cheiro do córrego vem pra dentro de casa”, disse a moradora.

Já em outros bairros onde não há córregos por perto, como Dinah Borges, as fossas são esvaziadas quando necessário, por caminhões de particulares, e os detritos são dispensados em lugares tidos como ‘ermo’, que nunca é identificado.

O estudo do Instituto Trata Brasil 'Esgotamento Sanitário Inadequado’, lançando em 2010, revelou que as diarreias respondem por mais de 50% das doenças resultante do saneamento ambiental inadequado, sendo responsáveis também por mais da metade dos gastos com esse tipo de enfermidade. O estudo confirma ainda a associação entre saneamento básico precário, pobreza e índices de internação por diarreias, e a partir da complicação e do cruzamento de informações sobre níveis de coleta de esgoto as taxas de internação por diarreia em crianças e idosos aumentam os custos hospitalares assumidos pelo SUS.  O estudo revelou que há uma nítida tendência de redução das taxas de internação por diarreias com a expansão do esgotamento sanitário.

Com base na média das taxas de internação por diarreias nos 10 municípios com maior cobertura de coleta de esgoto, o estudo identificou uma média de 49,1 internações por grupo de 100 mil habitantes. Esse resultado é 4 vezes menor do que a média das taxas de hospitalização observada nas 10 cidades com os piores índices.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Mauro Borges, todos os serviços como fiscalização, licenciamentos, educação ambiental, estão sendo mantidos, porém a Lei do Código Ambiental, segundo ele, será destituída por haver incoerência no processo legislativo. O Secretário afirmou ainda que elaborou um indicativo de uma nova lei que deverá reger as questões ambientais do município. “Estamos criando programas de educação ambiental para as escolas e bairros com o pedagogo Jonas Nascimento e já temos o projeto da 1ª Conferência de Meio Ambiente que deverá acontecer nos meados de junho para definirmos a situação do município na questão meio ambiente”. Disse Mauro.

Afirmou ainda que será criado o Consórcio dos Municípios, abrangendo os 8 municípios do Território do Descobrimento; Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Guaratinga, Itapebi e Itagimirim, o que irá favorecer na solução de muitos problemas como o saneamento básico. “A instituição do Consórcio de Municípios une forças para resolver várias questões e diminui custos, por ser participativo”. Finalizou o secretário.

 

Deixe seu comentário:             ( 10 pessoas já comentaram! )

Nome:


Máximo de caracteres permitidos 500/


                 

PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE: