Mini-conferências reúnem propostas para a Educação de Itabela.

Redação - 16/09/2014 - 23:40


Representantes das 20 escolas municipais da zona urbana e rural de Educação Infantil de Itabela, realizaram na última segunda-feira, a mini-conferência preparatória para a Grande Conferência Municipal de Educação. O objetivo é elaborar propostas para os eventos estadual e nacional, que culminarão na elaboração do Plano Nacional de Educação.

O Plano Nacional de Educação tem como objetivo traçar diretrizes e estratégias de ação para o cumprimento de objetivos. Por conta disso, cada setor é responsável pela organização de suas metas e propostas, a partir da observação da realidade. “É um momento que visa a mobilização social em prol da educação. Não podemos nos omitir de discutir e contribuir, buscando a reflexão crítica”.As escolas municipais devem participar da Conferência Municipal da Educação. De lá, sairão propostas para a Conferência Estadual, marcada para o segundo semestre e para a Conferência Nacional (Conae), agendada para 2015. Na mini-Conferência Municipal  de Itabela foram eleitos os delegados para participar das Conferencia Estadual  e Nacional.

As discussões na mini-conferência foram baseadas em seis eixos temáticos: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos profissionais da educação; Financiamento da educação e controle social e Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

O Plano Nacional terá validade de 10 anos. “O plano vigente expira em 2014. E vale enfatizar que não se trata, apenas, de um plano de governo, mas da sociedade”, acrescenta. Disse a Coordenadora dos Conselhos no Município, Jacilene Silva de Oliveira.

De acordo com Jacilene, algumas metas do plano em vigência ainda não foram atingidas, como a erradicação do analfabetismo. “Mas temos de insistir e trabalhar para que isso se efetive no país”, acrescenta a secretária. Ela comenta, ainda, que questões relacionadas à descentralização de recursos também devem ser revistas. “O Brasil tem uma luta histórica por uma educação para todos, em muitos momentos houve forte clamor para que o Brasil tivesse financiamento suficiente para a educação. Recursos existem, é preciso descentralizá-los”.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Eles deveriam é fiscalizar mais as escolas e ver como anda a situação entre diretor e professor. A coisa ta feiaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
mari

Quem seria essa moça encostada nesse muro? Fazia parte da conferência?kkkkk
comentarista

então eu sobrei nessa q eu tirei do meu bolso e paguei.
alguém

vocês só reúnem os professores para fazerem de cobaia pois nem se quer nos apresentou o anterior para vermos o que foi concluindo. Ai sim lançarmos outras estratégias, acredito que de todas as que propomos vocês tiraram só as que lhes for cabíveis. Há outra coisa porque você não fala CRISTIANE COELHO aos professores que a PÓS GRADUAÇÃO DO PRO GESTÃO seria de graça, mas como você era a responsável pela extensão aqui né queria levar o seu!!!!.DEIXOU QUE ALGUNS PAGASSE.
professora