Artesanato com eucalipto motiva qualificação da mão de obra e ajuda na preservação Ambiental em Motinho.

redação - 21/02/2015 - 13:14


A confecção de utensílios domésticos e a produção de embalagens a partir da utilização da madeira de eucalipto têm motivado a qualificação da mão de obra e a geração de renda dos moradores da comunidade de São João do Monte (Motinho), em Itabela no sul da Bahia.

A ação faz parte da associação dos artesãos e que conta com o apoio dos órgãos competentes do setor que tem por objetivo estimular o uso da madeira de eucalipto na produção de artesanato, em substituição ao uso ilegal de madeira nativa. A iniciativa reduz a pressão sobre os fragmentos da Mata Atlântica na região e contribui para o uso múltiplo das florestas do Sul da Bahia.

Em outubro e novembro de 2013, moradores da comunidade participaram de reuniões para confecção dos utensílios sem agredir o meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente de Itabela, CDL, Vereadores Alencar da Rádio e Salvador Assis e o SEBRAE da Bahia realizaram, na quarta-feira, dia 06 de novembro, uma ação em prol do artesanato local.

Em uma reunião, no Colégio Carlos Alberto Parracho no distrito de São João do Monte (Montinho) no município, os artesãos assistiu a uma palestra sobre empreendedorismo e como abrir o seu próprio negócio. Passando de um simples trabalhador para um empreendedor individual.

O encontro previu ainda a capacitação dos artesãos para o trabalho cooperativo, visando aprimorar a gestão de negócios e agregar valor ao produto final com a confecção das embalagens que serão utilizadas na comercialização dos artesanatos. Atualmente a comunidade possui um catálogo com mais de 10 produtos.

Em visita a localidade na última sexta-feira (20), o Vereador Alencar da rádio pode observar ao ganho ambiental utilizando  o uso da madeira de eucalipto. “Isso que vimos  apresenta grandes oportunidades sociais por oferecer alternativa de geração de renda à população da comunidade e sem agredir ao meio ambiente. Enfatizou o parlamentar e membro do Conselho de Meio Ambiente do Munícipio.

O vereador visitou alguns locais de produção, conhecido como “cafofo” e se certificou o belíssimo artesanato confeccionado com a madeira de eucalipto. O senhor Fidelcino  Pereira da Silva, de 85 anos é um exemplo disso, ele nos contou, que hoje só trabalha com a madeira de eucalipto e a comercialização do artesanato só tem aumentado.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Tomar vergonha Alencar!É muito cedo pra ficar procurando voto.Vai trabalhar um pouco.
Itabelense

Muito bom saber que ainda existe pessoas conscientes em nossa sociedade que não acaba com nossa natureza e que preserva sempre firme as sua origens. Parabéns ao vereador Alencar por mostrar o trabalho dessas pessoas humildes e que merece nossos aplausos... Parabens.
Leitor