Continuidade ou não do regime próprio de previdência de Itabela será discutio em audiência publica.

redação - 22/07/2015 - 08:37


Uma nova comissão criada para discutir sobre o Regime Previdenciário do Município de Itabela decidiu realizar Audiência Pública para discutir a volta da Previdência Municipal ao INSS, em processo de federalização.

A reunião realizada na útima quarta-feira (22/07) que contou com a presença de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região Extremo Sul, APLB/Sindcato,  do Procurador Geral do Municipal, Dr. Eduardo Cruz, do Controlador Geral, Dr. Luiz Rivas, Vereadores e Conselheiros da CAPREMI, foi deliberado a convocaçao de uma  audiência pública para debater a proposta de volta da previdência ao regime geral, INSS, como era antes, e extinção do regime próprio de previdência, com a migraçao dos segurados da CAPREMI para o INSS.

Num primeiro momento, ficou claro que o Município queria  manter o regime próprio de previdência e que a categoria quer a volta para o INSS - voltando a federalizar a previdência dos servidores, isso porque o regime próprio de previdência de Itabela padece dos mesmos problemas da maioria dos  regimes próprios de previdência existentes no Estado e no Brasil.

Entre os fatores que motivam a discussão do retorno ao regime geral, destaca-se o déficit atuarial;  pouco saldo na conta, dificuldade para concessão de benefício; falta de peritos, poucos servidores efetivos filiados, excesso de contratados na folha de pagamento do município; o não depósito regular dos recursos e obrigações previdenciárias por parte dos gestores para o regime próprio, a exemplo  da contribuição recolhida da folha de pagamento do servidor e a parte patronal, de forma que a consequencia dessas situações foi a aprovação de vários parcelamentos previdenciarios que nunca são honrados. 

A audiência a ser realizada, está prevista para setembro de 2015. Na ocasião serão  debatidos os efeitos da apropriação indébita, má-gestão, entre outros fatores e,  principalmente, as vantagens e desvantagens de se manter o regime próprio de previdência social ou migração para o regime geral, a partir das informações levantadas durante o estudo técnico a ser feito antes da audiência e apresentados separadamente aos servidores.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Espero que realmente isso vá em frente e que todos nós funcionarios que somos lesados todos mês com esse desconto absurdo, e que no final ainda quando se precisa nao conseguimos os devidos direitos que deveriam serem prestados consigamos nos unir e derrota essa capremi.
Funcionaria pública

ja era hora de acabar com essa caixa 2 que a muito tempo vem lesando os servidores de Itabela Saco furado
Cancei de ser roubado

Essa capremi tem que acabar... Isso é uma boka de neve de problemas..


Espero que dessa vez o interesse dos servidores sejam respeitados pois são os principais afetados com a péssima administração do Município e da conivência dos gestores da CAPREMI
Servidor público

Eu quero a migração para o INSS
PROFESSOR CONCURSADO

EU QUERO A MIGRAÇÃO PARA O INSS.
EDUCADORA CONCURSADA HÁ TEMPOS