Rio que abastece Itabela está em "situação de alerta” veja a reportagem feita pelo Vereador Alencar

Redação - 17/12/2015 - 09:38


O rio dos Frades tem 100 quilômetros de extensão. Dele dependem mais de 40  mil pessoas de três municípios. É responsável também por 70% do abastecimento de água de Itabela e Guaratinga.

Mas as caixas d'água dos dois municípios Itabela e Guaratinga, estão ameaçadas: uma série de degradações deixou o rio em "situação de alerta".

Quem dispara este aviso é o vereador Alencar da Rádio. O problema é que, no Sul e Extremo Sul do Estado, as chuvas têm reduzido ano a ano. Desmatamentos, incêndios florestais, assoreamento dos cursos d'água e destruição da mata ciliar e as inúmeras irrigações têm contribuído para a redução do volume do rio.

Para evitar situações futuras como a enfrentada em São Paulo e em outros estados, onde o sistema, que abastece as capitais, teve a maior redução do volume de água, o vereador  alerta que são necessárias ações de restauração ecológica e conservação urgente.

"É um problema muito sério. A gente precisa agir para não passar pelo que São Paulo está passando. É o rio que abastece nossas cidades. Ainda não foi necessário reduzir o abastecimento de água, mas se não quiser passar pelo perrengue de conviver com o rodizio de água, a sociedade de Itabela e Guaratinga tem que acordar para o rio dos frades", afirma o vereador.

No entanto, não há detalhamento sobre a atual situação do rio. Não se sabe, por exemplo, qual a redução de volume que o  rio dos frades tem sofrido e nem quantas nascentes já secaram. A alegação dos órgãos ambientais é que faltam estudos e pessoal para realizarem .

"A gente não tem projeções exatas. Sabemos que aumentou a demanda e a oferta de água tem reduzido. É o acumulo progressivo de pequenos danos. Num cenário pior, a gente pode ter risco de abastecimento. Não fazendo nada, o cenário não será bom", acrescenta.

"A situação hoje é de alerta que, se não preservar no futuro, a gente pode chegar a uma situação semelhante a São Paulo. Quantas mil vidas dependem dessa água, o que representa 70% da população dos dois munícios", acrescenta o parlamentar.

De acordo com o vereador o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA com sede em Eunápolis, foi alertado através de oficio encaminhado pelo vereador a cerca de 20 dias. O vereador  denunciou as inúmeras irrigações e até barragens construídas nos leitos do rio dos frades e no córrego do pindoba, que abastece o distrito de Monte Pascoal.

Em conversa formal entre Alencar e um funcionário do Inema que recebeu o oficio, ficou claro a falta para servidores do órgão para fiscalizar as inúmeras ocorrências que abrange a sede do instituto.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



eisso mesmo


não vamos culpar ninguém pelo uso da água o que precisa é a embasa fazer os investimento para melhorar o volume de água armazenada como uma barragem pois só cobra o consumo da população e não é pouco ....
internauta

Vejo que tds as fonte d água está cada dia mais baixa.temos que economizar sim. como evitar u desperdício. tipo n lavar calçadas reduzir as irrigação. Quem tiver máquina de lavar q use a segunda água. para outro objetivo. ai sim lavar a calçada de sua casa.e etc.
Adenilson

Vejo que tds as fonte d água está cada dia mais baixa.temos que economizar sim. como evitar u desperdício. tipo n lavar calçadas reduzir as irrigação. Quem tiver máquina de lavar q use a segunda água. para outro objetivo. ai sim lavar a calçada de sua casa.e etc.
Adenilson