A tão esperada chuva chega em Itabela e junto veio forte ventania que destelhou casas e comercio

redação - 26/12/2015 - 09:31


Moradores da área urbana do Município de  Itabela, foram surpreendidos no início da tarde deste sábado por um forte temporal. Em 40 minutos, uma chuva de 36,5 milímetros antecedida por forte ventania, destelhou casas, arrancou árvores de grande porte e destruiu parcialmente um  posto de gasolina. Ninguém ficou ferido e não há famílias desalojadas.

Parte da cobertura metálica de um posto de gasolina veio ao chão devido ao vento. A forte ventania antecedeu a chuva que durou 40 minutos. Informações extraoficiais apontam entre 40 e 50 imóveis afetados pelo temporal. O fenômeno assustou a população da zona urbana. Algumas testemunhas viram o que chamaram de “mini-tornado” levantar telhados e arrancar árvores de grande porte. Vários moradores afirmam ter visto o formato de um longo cone em espiral, de cor escura, que por onde passou deixou um rastro de destruição. Os piores estragos ocorreram entre os bairros, pereirão, manzolão e bandeirante.

De acordo com informações  de especialista há cidade registrou 36,5 milímetros, considerada de intensidade forte em decorrência do curto intervalo de tempo.Outra observação as  pequenas pedras de gelo (granizo) que caiu excessivamente.

A maioria das residências afetadas teve os telhados danificados ou, em alguns casos, pedaços da alvenaria arrancados. Imagens gravadas pelo Giro de Noticias mostram o acúmulo de chuvas e nuvens sobre a cidade. A formação registrada por volta das 14h30 [hora local].

A região vem passando por um período de estiagem, a água nos rios que abastecem a cidade e distrito está muito a baixo do nível normal. Em virtude disso, mesmo com o incidentes a chuva foi comemorada  pelos moradores.

A chuva tão aguardada pelos agricultores, só foi aparecer no dia seguinte ao Natal. O céu ficou encoberto de nuvens carregadas por uma grande parte das regiões de Itabela, pelo que se via por quem trafegava na rodovia federal BR-101, onde poças esguichavam água do asfalto na passagem dos veículos, com caminhões, carretas e automóveis que se destinavam a todas as regiões do Estado.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



eu sou morador e nunca tinha acontecido isso
gabriel soares costa

Só faltou mostrar como o rio ficou né... Gostaria de saber se mudou alguma coisa...
Morador

Eita Chuva boa!!
ll

no caso do posto fica um exemplo, o dono desse poto e um cara muito rico e deixa o posto abandonado deixou a lanchonete e a churrascaria acabar ficando assim nossa cidade ainda mais feia, quem sabe agora ele toma vergonha na cara s
itabelense