Caminhões que transportam eucalipto estão estragando a estrada de acesso à zona rural de Itabela e Porto Seguro.

redação - 24/05/2017 - 08:41


Nesta terça-feira, 23 de Maio, moradores do interior de Porto Seguro na região do Distrito de Monte Pascoal, denunciaram que a estrada que liga aquela comunidade, situada às margens da BR-101, a Caraíva e Trancoso, Município de Porto Seguro, está sendo surrada por caminhões de alto porte, estilo “julieta” no transporte eucalipto para a empresa  Veracel Celulose.

“Eu conheço a região há mais de trinta anos, tenho propriedade entre o Distrito de Monte Pascoal, território de distrito de Itabela e o povoado de Caraíva, adoro este lugar, mas veja o que fizeram: o plantio de eucalipto foi efetivado, com a colheita das árvores, muitas carretas de alto porte trafegam pela estrada da região, e a estrada de Caraíva e outras, não tem estrutura para suportar tais veículos de transportes. Hoje agente ver que a estrada está acabada, pontes quebradas, a estrada afundando porque, eu repito, não tem estrutura para suportar caminhões deste porte; outra situação, o plantio  é feito a meio metro das estradas o que dificulta iluminação solar e assim o acumulo de aguas nas estradas compromete a estrutura das estradas e dificulta ao cesso do produtor” reclama o produtor José Souza.

Perguntado sobre as ações da Veracel, com melhoria de estradas e cuidados com o meio ambiente, ele responde: “ Realmente ela faz o patrolamento, mas para suas atividades com a extração da madeira. Após o corte, eles retiram as máquinas e só voltam quando tem outro corte de madeira na localidade, e isso pode durar  até 5 anos; quanto as ações sociais da empresa na região e zero,” conta.

“O plantio de eucalipto gera pouquíssimos empregos ou quase nada no município e depois nos causa esse transtorno, deixando ponte com a sua estrutura totalmente comprometida, e as estradas nas condições que se encontram e os produtores com seus carros atolados nos dias de chuva” comenta.

Outro fator preocupante e que já está deixando os produtores nervosos é que a partir de julho a empresa iniciará corte de madeiras na região e quem vai sair perdendo e toda a comunidade porque todos aqui dependemos da estrada e a empresa concertam más após a extração abandona a localidade, Informou José.   

O Secretário de Agricultura da Prefeitura de Itabela, Senhor Jinival Miranda, informou que está consertando as estradas do interior de Itabela e do município vizinho, onde tem grande produção de café, que todos os anos são trazidos e vendidos no munícipio de Itabela. “A prefeitura realizará as obras necessárias na maior brevidade possível, desde cascalhamento de áreas criticas, até reforma de pontes; já tem uma máquina trabalhando na recuperação da estrada, todo o material destas obras será cedido pelo munícipio em parceria com os produtores”.

A reportagem do Site Giro de Noticias esteve no local citado e constatou diversas irregularidades por parte da empresa, a exemplo de plantio muito próximo das nascentes, plantio de arvores em baixo das redes de energia elétricas, há meio metro de estradas e o uso de produtos agrotóxicos e herbicidas no cultivo, que impedem o desenvolvimento de qualquer outra forma de vida na região, como plantas, insetos e animais.Matéria-prima do papel, a celulose é produzida no Brasil e exportada para vários países. Por isso, não é raro ver florestas de eucaliptos ao longo das estradas brasileiras, principalmente nos estados do Espírito Santo, de São Paulo, Minas Gerais e no Sul da Bahia.

Apesar de parecerem uma solução ecológica para a produção de celulose, essas plantações escondem dados alarmantes de poluição e desertificação do solo. “A ideia de floresta de eucalipto é extremamente perversa porque oculta o que é, uma monocultura, não de soja ou de cana de açúcar, e sim de árvores. Por isso, foram taxadas pelo grande ambientalista brasileiro Augusto Ruschi de ‘deserto verde’”, explica o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Marcelo Firpo, coordenador do Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.

O eucalipto é uma árvore que cresce muito rápido, e por isto, consome uma quantidade enorme de água. Como consequência, ocorre o secamento de córregos e lagoas de áreas onde a monocultura é realizada. Quando o solo está seco, as raízes das árvores vão buscar águas cada vez mais profundas, afetando os lençóis freáticos, que são como lagoas debaixo da terra.

Mesmo com todo o impacto ambiental, existem grupos que tentam caracterizar a cultura do eucalipto como um reflorestamento, que vai capturar carbono, e por isto mereceria financiamento internacional, através do mecanismo de desenvolvimento limpo do crédito de carbono. “A indústria quer ganhar dinheiro produzindo eucalipto no processo industrial, para gerar celulose e ainda ganhar um benefício do financiamento do crédito de carbono, mas isso não pode ser feito sem que seja discutido um pacto socioambiental global da expansão desta monocultura”, acrescenta o pesquisador.

O mundo virtual é outro aliado na diminuição da demanda por papel, já que a sociedade contemporânea está se acostumando a ler informações online, mandar correspondência por e-mail e até baixar livros inteiros pela internet. Tudo isso sem a necessidade de derrubar nenhuma árvore.Os produtores rurais da Região, já externam preocupações com as consequências que o plantio e manejo desordenado de eucalipto começam a provocar, desde a agressão ambiental e comprometimento da estrutura das estradas até a descaracterização natural das áreas em que essa cultura predomina, de forma que é preciso o Poder Público rever a legislação que autoriza essas atividades no Município, sem considerar as particularidades das comunidades.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



a veracel so faz estradas pra ela, cadê que quando acaba o carregamento a veracel vai lá tapar os buracos


Não sei onde vc Alencar que chegar com essa notícia,a veracel que fez essas estradas todas praticamente Se nós de Itabela fosse espera pela a prefeitura de Itabela nos tavamos todos lascados. Foi deixa a varacel tomar conta da nossa zona rural tudo, agora vei com essa papo pra boi dormir
Cidadão

kd a misera do prefeito que não ve porra nenhuma, ou ja recebeu a parte dele no dinheiro que a veracel passa? todo mundo reclama da veracel mas ninguem ve que e o prefeito que tem que cobrar da veracel a melhoria das estradas onde as carretas trafegam.


Aqui no ouro verde ta feio os caminhões pesados destrói a rua calçada e causam ate danos a imoveis devido o peso dos caminhões carregados .As ruas ficam com buracos enormes. Vereadores façam alguma coisa ai pelo menos para que esses donos de serraria coloque um cascalho nas ruas onde passam os caminhões


A prefeitura deveria multar as serrarias do ouro verde pois aqui os caminhões passam abrem enormes buracos nas ruas devido ao peso e os donos de serraria não tem coragem bem se quer de mandar jogar um cascalho nas ruas que eles estragam


vamos bloquear as carretas na hora de escoar a madeira, vamos impedir a saida das mesmas so sai quando firma melhorias e emprego para a cidade de Itabela e os distritos.


Esse pessoal tem mesmo é que lascar pq nenhuma empresa abriu tantas estradas vicinais e fez tanto pelas pessoas quanto a Veracel, estradas cascalhadas,entrada de Monte Paschoal asfaltada, passarela para pedestres não andarem na pista, sinalização, quebra molas e muito mais, e lá é uma empresa multinacional só emprega apenas pessoas com curso superiores e não apenas com ensino médio!!
Realista

esse comenterio anterior ea pura verdade,os trabalhadores da GO que mora en Itabela estâo todos desempregado so de Eunapolis estâo trabalhando,a empresa que ta no lugar da GO ta trazendo trabalhadores de outras cidades
trabalhador

Itabela hoje ea que mais sofre com esta empresa por nome veracel além de estragar as estradas com solo.não que da emprego a povo de itabela e quando emprega algumas Pessoas e para o pior serviço. aonde tem suas maior parte de aucalipto plantando.
Eu