Magistrados lançam campanha por melhorias em comarcas baianas

redaçao - 11/08/2014 - 17:38


Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) lança nesta sexta-feira (8) uma campanha por melhorias nas comarcas da capital e do interior baiano. O evento, que é gratuito e aberto ao público, ocorre no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, a partir das 9h30, e tem como ponto de partida a palestra “O Papel do Poder Judiciário na garantia dos Direitos do cidadão”, ministrada pelo juiz federal e professor Dirley Cunha.

Os juízes reclamam da carência de servidores, assessores e estagiários, falta de equipamentos de trabalho, sistema operacional ineficiente, problemas de infraestrutura nos fóruns e cartórios e insegurança são algumas das dificuldades encontradas nas comarcas. Mais de 3,7 milhões de processos tramitam no 1º grau em todo o estado, segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A quantidade é mais que o dobro do número apontado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2012, quando havia pouco mais de 1,5 milhão de ações. Para julgar estes processos, e as novas ações que são ajuizadas todos os dias, há apenas 586 juízes. “A situação atual é muito preocupante. Os juízes estão sobrecarregados e sem estrutura para atender a grande demanda de processos do Judiciário baiano. A campanha visa alertar a sociedade e chamar a atenção do Poder Público para a necessidade urgente de se encontrar soluções”, diz a presidente da AMAB, juíza Marielza Brandão Franco.

 Ainda segundo a Amab, a campanha é o desdobramento do Dia de Mobilização da Magistratura, realizado em 23 de julho, que reuniu no átrio do Fórum Ruy Barbosa cerca de 200 juízes de Salvador e Região Metropolitana.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/