Prefeito de Eunápolis é acionado por nomear irmão e filha para cargos públicos.

Giro de Noticias - 14/08/2017 - 07:29


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com ação civil pública contra o município baiano de Eunápolis e o prefeito Robério de Oliveira pedindo, em caráter liminar, a anulação da nomeação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Laurêncio Emanuel Batista de Oliveira que é irmão do prefeito, e da secretária de Assistência Social, Larissa Santos Oliveira filha do prefeito. O fato ocorreu na quinta-feira (11/08). Os secretários também foram acionados.

De acordo com os promotores de Justiça Dinalmari Mendonça Messias e Luiz Ferreira de Freitas Neto, as nomeações ferem os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e eficiência, configurando a prática de nepotismo, uma vez que os secretários são irmão e filha do prefeito José Robério Batista de Oliveira.

Na ação, o Ministério Público pede também que a Justiça condene o Município a não nomear em cargos comissionados para sua estrutura administrativa, neste ou em mandato futuro, qualquer pessoa que tiver parentesco, de até terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, do prefeito e vice-prefeito, sob pena de multa.

Segundo os promotores de Justiça, “ao proclamar a relação de parentesco como fator indispensável para o ingresso no serviço público de Eunápolis, nomeando os demandados para os referidos cargos, o prefeito afrontou o princípio da moralidade, quais sejam a ética, a honestidade, retidão, probidade, justiça, equidade e lealdade”. Eles ressaltaram ainda que as nomeações relegaram ao segundo plano o espírito público indissociável do bom gestor da coisa pública, para satisfazer seus interesses pessoais.

Bocão News

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Isso é a democracia. Esse país é uma vergonha, numa democracia onde o voto é obrigatório. La em Brasilia os caras não tão nem ai para o povo. Olhe o exemplo de Marco Feliciano votando em todas as reformas de Temer; grande pastor pra quem não entende.Se depender dele Temer arranca o couro das ovelhas. thau e benção.
GILVAN DE MONTE PASCOAL

o do aqui em itabela ta cheia a prefeitura de parente do prefeito