Vereadores critica o Estado pela falta de apoio a Polícia Civil e diz que a instituição está em crise.

Giro de Noticias - 10/12/2017 - 00:35


Em entrevista, neste domingo, dia 10, os vereadores Alencar da Rádio, Joaldo Lima e Alex Alves Presidente da Câmara, afirmou que neste momento a instituição policial do Estado está “ em crise”. Fazendo críticas ao sistema de Segurança Pública e à administração que gere a polícia, apontou os principais problemas que, segundo eles, agentes de polícia, escrivães e delegados estão vivenciando.

“Não só a Polícia Civil, mas o sistema de segurança pública do Estado, hoje, podemos dizer que está passando por momento difícil. Se disser que a culpa não é da atual gestão, vamos estarem mentidos. A culpa é da atual gestão. Para ter ideia, a maioria das delegacias estão em situações impróprias para o trabalho”, declararam  os parlamentares.

 “Vamos dar como exemplo a Delegacia de Polícia de Itabela, onde estamos vereadores. O delegado e os demais servidores trabalha em um ambiente totalmente insalubre, penoso. O plantão foram retirado e levado para Eunápolis, a delegacia fecha na sexta-feira as 17h e só volta a abrir as pontas, na segunda-feira as 8h.

“O delegado titular  tem feito seu trabalho com grandeza e cobrando  as devidas melhorias para a delegacia de Itabela, que é um prédio que precisa com a máxima de urgência ser reformado. Para que funcionasse um pouco melhor o delegado tem feito por conta própria alguns reajustes, como retelhamento,  pintura, instalação de novos computadores e até comprado elétrico domestico”, destacaram os vereadores .

Para os parlamentares, a situação é “caótica”, sendo o único estado do País em que a polícia trabalha apenas o período do dia. “O sistema de segurança, onde o secretário de segurança não tem feito os investimentos nas delegacias e na Polícia Civil, no Bombeiro e na PM [Polícia Militar], não funciona como deveria por falta de condições” comentam.

Os vereadores revelaram  que, acompanhando as notícias divulgadas pela imprensa local, percebe que há uma “desmotivação” geral que impera entre os servidores devido à falta de estrutura, falta de qualificação e falta de valorização do servidor. “Desde que essa nova gestão do governo do estado a cituação da Polícia Civil, vem piorando.

Diante do descaso da instituição com a delegacia e sem apoio para a polícia desempenhar seu trabalho,em 2013 a Câmara Municipal de Itabela aprovou o projeto de Lei Municipal 459/2013-Dispõe sobre a criação, competência e organização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Itabela e o Fundo Municipal de Segurança Pública Lei Municipais 460/2013. As leis dão ao Chefe do Poder Executivo, a garantia de poder gastar até 2% da renda liquida do município com a Segurança Pública. 

“Este projeto tem como intuito dentre os problemas, poder gratificar servidores para trabalhar de plantão na delegacia durante a noite,  feriados e finais de semana. Assim os registros de ocorrências e flagrantes seriam feitos na própria delegacia local, não seria necessário deslocar para Eunápolis para estes fins”. Complementou Alencar.

Quando o efetivo policial civil do Estado, a delegacia de Itabela é “carente”,  este é outro fator que precisa ser solucionado com urgência. “Que haja um concurso, porque a carência de escrivães de polícia, delegados e agentes de polícia é muito grande. O escrivão de polícia é a pedra fundamental dentro de uma delegacia e sem ele a polícia para. Recursos financeiros há. Não faz porque os governantes  não quer e no final quem  paga o pato é a população”, alertou.

Os vereadores sugeriram que a administração municipal já que o estado não faz que o município tomem as devidas providencias. O município  precisa rever a segurança pública, precisam de pelos menos dois servidores durante a noite, finais de semana e feriados.”, finalizou.

“A Delegacia de Itabela, como é de conhecimento de todos, os problemas enfrentados pela Polícia Civil, herdados de governos anteriores e  que parece a atual gestão não tem feitos esforços para sanar todos ou pelo menos parte dos entraves que possam prejudicar o bom atendimento à população,” afirmou os vereadores.

Informaram  ainda que a câmara está aberta ao diálogo e solicita uma reunião com o Chefe do Poder Público para juntos construir e contribuir para uma Segurança Pública ideal para o bem da população itabelense.

Neste domingo, familiar e amigos que procuram pela jovem Jayne Rodrigues dos Santos, de 18 anos, desaparecida em Itabela desde as 16h de sábado, ficaram revoltados por ter ido buscar ajuda na delegacia e a mesma estava fechada.

Mesmo tendo uma portaria que determinaque que a delegacia se mantenha fechada, em finais de semana,feriados e os atendimentos ser feitos na delegacia de plantão em Eunápolis, o Delegado Dr. Robson Andrade, após ser Informado sobre o caso ele deu todo suporte ao ocorrido.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



o vereador ridiculo,este alex se acha como vereador nao se cuida nao pra ver uma coisa.olha CELIO MARINHO e RICARDO levo no zoi cego,porque eram muito sem graça e se achando dono do pedaço.
itabela

Quero é mais pra esses satanás o presidio é mais pior e eles manda pra lá tem e que bota fogo na quela delegacia com os folcatrua tudo dentro