Momento de tensão entre Integrantes do MST e donos de terra no Município de Itabela, no sul da Bahia, nesta ter-feira (30/04).

Giro de Noticias - 30/04/2024 - 19:14


Herdeiro de terra reagem a extensão de ocupação por integrantes do Movimento Sem Terra (MST) em outra área da mesma propriedade que já possuem uma parte da terra ocupada desde 2023. Segundo as informações, os integrantes passaram a ocupar uma outra área que fica próxima e um dos herdeiros reagiu a invasão e passou o com um trator por cima de um pouco de plantação que eles fizeram na área.

Ouve reação dos integrantes do movimento sem-terra (MST) e mantiveram a máquina aprendida no local e só foi liberada com intermediação da polícia militar. Três viaturas com policiais militares foram para o local para evitar que ocorressem confronto ou agressão a bens ou a pessoas no local.  

O advogado do movimento falou com a reportagem e confirmou que existem uma ação de interdito proibitório na área citada. Essa ação é possível quando a posse está sendo ameaçada de alguma maneira. Na verdade, ela é utilizada como uma medida preventiva.

A Justiça determinou a reintegração de posse da fazenda ocupada por integrantes do Movimento Sem Terra (MST) em Itabela, no sul da Bahia, no dia (04/04/2023). A reintegração nem chegou a ser cumprida, houve na época resistência pelo grupo e logo em seguida o movimento conseguiu uma ação provisória de manutenção na área e que a desapropriação só seria cumprida após uma audiência na justiça com os órgãos competentes do estado para avaliar as condições das famílias.

O grupo chegou na área, que abrange as fazendas São Jorge e Triunfo, no dia 3 de fevereiro de 2023. Na ocasião, as famílias alegaram que a área de 800 hectares estava abandonada e passaram a plantar hortaliças, verduras e raízes no local.

A dona da propriedade, Rúbia Pedra Laviola, nega que a terra estava sem uso. Segundo ela, a área é produtiva e voltada para a pastagem e estava arrendada para a criação de gado.

Na época, devido à resistência dos integrante do movimento (MST) que logo cedo interditaram a estrada de acesso a propriedade que fica muito próximo da cidade de Itabela, um grupo de fazendeiros interditam BR-101 por alguns instantes.

Segundo Informações obtidas pela reportagem, os integrantes e coordenadores do movimento, estão em grande número de pessoas na estrada de acesso ao local, uma das alegações que levaram a entrar em outra área da fazenda mesmo essa estando com uma ordem de interdito proibitório foi pelo fato de a dona da terra ter ido constantemente nas mediações da ocupação.

A nossa reportagem não conseguiu falar com as autoridade policiais, nem com os líderes do movimentos e nem com a dona da propriedade deixa o espaço está aberto para se assim desejar se pronunciar sobre o corrido.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Se o Sr Rubens fosse vivo não tinha nenhum criminoso aí , ou melhor : nem tinha entrado .
Sem partido político !

É muito abuso entrar em uma área que está interditada, a maioria das pessoas são usadas.
Valéria Vieira