Conflito entre índios, fazendeiros e sem terra deixa região tensa no interior de Porto Seguro.

redação - 25/04/2014 - 00:49


Parece uma cena de guerra. Fazendeiros, índios e sem terra, de lados opostos, no meio da confusão: O que mais parece uma guerra é a disputa pela terra no Estremo Sul do Estado da Bahia.

O conflito pela terra envolvem os índios Pataxó, os sem terras do Assentamento Terra Nova  e  alguns fazendeiros da região. A disputa é pela posse de grandes extensões de terra, que os índios alegam pertencer a eles.

Os índios dizem que a terra é deles porque eles nasceram nela. Os fazendeiros dizem que a terra é deles porque eles pagaram por ela. Enquanto a Justiça não decide quem é o verdadeiro dono, as invasões e os confrontos estão se tornando cada vez mais frequente no Sul do Estado da Bahia.

Os pataxós é uma etnia dos povos mais numerosos entre os índios que vivem nessa região. A disputa pela terra é um conflito que hoje se estende por todo Sul e Extremo Sul do  Estado. Atingem municípios como, Itabela, Porto Seguro, Itamaraju, Pau Brasil Belmonte entre outros.

O conflito desencadeado na manhã desta quinta-feira (24), no interior de Porto Seguro   na divisa com o Município de Itabela, fica próximo do distrito de São João do Monte (Montinho). Os índios ocuparam fazenda e interditaram duas estradas de terra que dão acesso ao assentamento Terra Novo e a Aldeia Boca da Mata.

A reportagem do Site Giro de Noticias entrou em contado com um morador da região, ele disse estar apreensivo e pede a presença da policiai, ele contou ainda que os índios expulsaram moradores e se apossaram das casas dos agricultores. Uma das propriedades ocupada pertence a uma prima do Deputado Estadual Timóteo Brito.

O Comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, no município de Eunápolis, Major Cleber e o Comandante do 4ª Pelotão de Itabela Tenente Assis Ribeiro, chegaram ao local do conflito por volta das 20h, para tentar um acordo e, evitar que haja confronto entre as partes.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Comcertezaedosindios
mariah

No último sábado dia 26/04 estava retornando de viagem vindo de Itabuna a SP, quando passei por volta das 12:00 pela BR101 na região de Itamaraju, onde fui surpreendido com a rodovia fechada pelos conflitos entre índios e fazendeiros locais. No qual a mesma só foi liberada por volta das 14:40 com a chegada da PR Federal e imprensa. Pergunto eu: " o que eu tenho a ver com essa briga, quem se responsabiliza pelo meu direito de ir e vir, sendo que eu pago meus impostos como Ipva, DPVAT, Seguro etc
Anderson

É muito triste...


a população do montinho se diz revoltada com qr os índios esta fazendo mas mas cvs nao comenta que a maioria de vcs estrai madeira ilegal fabricam artesanatos no fundo de suas casas vendem se passando por índios equando a fiscalização chega vcs vem com o rabo entre as pernas pedir ajuda ``os preguiçosos ``cvs querendo ou nao cvs tem que nos respeitar
indiooooooooooooooooooooooooooooooo

vcs fala mal do índios vcs querendo ou nao vcs dependemmmmmm deles e esses xingamentos quer essas ofensas so fazem fortalece os povos indígenas cada vez mas


professora de Monte Pascoal, uma formadora de opinião em pleno seculo 21, com este esteriótipo? estuda mais um pouco de antropologia e sociologia, para compreender a sociedade e o individuo. sou indio não nego, ja são 514 anos de resistencia e não de sobrevivencia digna perante a sociedade. Não subestime ninguem e nem generalize as coisas.
pataxo bahia

O verde e o amarelo e a cor do meu Brasil. as terras dos pataxós foi Cabral que invadiu. só queremos o que é nosso por direito e antes de vcs criticar primeiro busque conhecimento não sai falando o que vcs não sabe ou os que os outros contam, índios não são o que vcs pensam índio também e gente com direito e deveres por favor mais respeito gente.
pataxó

80% da população do montinho sobrevive as custas do atezanado indígena agora voces já de barriga cheia só sabem critica parabéns q exemplo de população!!!!!..........


pra quem criticam q índio não plantas nas terras e q nao tem nem um nas feira vendendo verduras vcs sabem se essas terras são boas para o para o plantio? e voces tem alguma coisa plantada em seo quintal? preguiçosos,cachaceiros isso tem em qualquer raça (e os indígenas aprenderam esses vicios ruins cm os seus antepassados) (BRANCOS) pense nisso fica a dica.....
paz...

pra suas informação o índio pra comer ele tem q trabalhar se for esperar a sesta basica q o governo manda já tinha todos morridos de fome, e se vc q saber de quem e a terra estudem + um pouco pra saber de quem e a terra bando de ingu inorantes voce a realidade de uma comunidade indígena? então pra criticar voces precisam primeiro conhecer, e pra voces q defende os fazendeiros eles juntos com os puliticos só querem rouba os brasileiros não importa se e índio, branco,e negros pense nisso.......
J.C

pra vcs q criticam os indígenas deveria tomar vergonha na cara e estudar um pouco mais só assim vcs vão ver quem são os verdadeiros donos da terra se eles são preguiçosos como vcs dizem porque eles aprenderam com vcs cambada de ingu inorantes e seus sem respeitos passem a se informa pra saber se o índio vive mesmo a custa do governo e se eles não paga impostos e porque a terra e deles, vc conheçe a realidade de uma comunidade indígena pra eles comeres eles tem que trabalhar.....
J.C

Tudo vagabundo.... Indio só vive as custas do povo que paga imposto pra dar salario e comida pra eles pois as terras indigenas só tem capoeira, é preguiçoso , sem terra só quer terra pra vender e é covarde, poe mulheres na frente nas invasões, pega dinheiro no banco esperando anistia e votam em corruptos a troco de cesta basica e bolsa qualquer coisa dado pelo governo, quando tem alguma coisa plantado nos lotes é arrendado e produtor é a classe mais desunida, só quer a desgraça do outro.
!!!!!!!!

Pra que índio quer terra??Não trabalham, desculpe a classe, são preguiçoso não cuidam nem das aldeias...só querem terra pronta para destruir...nos aponte fazendas construídas por índios...??? Gosto de índios mas não apoio certas atitudes...vão trabalharem cambadas!!
Professora de monte Pascoal

para que índio quer terra, só para dizer é nossa! eles não fazem nada,quem manda dinheiro para eles, é o governo! indio da emprego para alguém? emprego quem dá é os fazendeiros, acorda governantes, eles só querem a terra, para comer o que tem encima da terra pronto já.
no

Fazendeiro tb não trabalha, ele põe vc para trabalhar pra ele. nós temos q tomar vergonha e tb lutar pelos nossos direitos em cima da justiça como eles, tão certos sim são os protagonista da nossa história, antes de nós foram eles q chegaram primeiro.E se vc conhecer a história verá q estão certos eles não estão invadindo estão apenas retomando o q lhes pertecem por direitos.PARABÉNS INDIOS
Brasileirinha

Gostaria de parabenizar os indígenas por sua coragem, se esses que os criticam não for proprietários de terras como eu, deveria tomar coragem e reivendicar também seus direitos como cidadão e brasileiro desses polícos corruptos, o que em nós e a união e coragem igual a eles pq os fazendeiros so quer de nós a nossa mão de obra barata e nada mais, eles alguns deles não trabalham mesmo, porem muito dos nosso também não trabalha e só faz destruir familias do bem com drogas, assaltos e violências.
B

Isso é uma vergonha pro nosso Brasil,onde índio que nada faz, a não ser fazer filho pra receber a bolsa natalidade,o os nossos filhos no qual tanto trabalhamos nada recebem, vamos mudar Brasil por favor tirem o poder da funai.
contra índio

Tem que matar essa raça chamada INDIO. Essas miséras só fazem beber cachaça e nada mais, preguiçosos dos infernos, e aí, vem querer terras, para vender ou alugar.. Enquanto que os fazendeiros que compraram, dão empregos, pagam impostos etc. E tem gente que apoia essa raça maldita.
Revoltada

as pesquizas indican que os indios sao 5% DA POPULACAO BRASILEIRA E JA POSSUI 13% das terras brasileira,vai nas feiras do sabados e domingos,ver se tem PELOMENDO 1111111111111 INDIO VENDENDO UMA SO RAIS DE AIPIN,BANANA,FEIJAO,ALFACE,COENTRO,CEBOLA,ABOBORA ETC,FORA AS REGALIAS DO GOVERNO FEDERAL,VÃO TRABALHAR JA NAS SUAS INDIOS PREQUISOZOS
roberto

pau nesses indios,eles tem terra de mais...