Campanha em parceria com Igreja adventista do 7ª dia aumenta coleta de sangue em hemocentro de Eunápolis.

redação - 27/07/2014 - 01:43


Neste sábado, 26, a partir das 8h, a Fundação Hemoba em parceria com a Igreja Adventista do 7º Dia, realizou um evento em Itabela, com a coleta de sangue para a campanha do projeto “Vida por Vidas”. A meta foi de 83 doações.

A ação estratégica faz parte da programação de campanhas da Igreja Adventista em buscas de doadores para reforçar estoque técnico do hemocentro, que enfrenta dificuldades, com a redução de aproximadamente 20% dos voluntários, quando parte da população deixaram de doar e outras pessoas não têm se habilitados.

Aparecida Cruz Teles de, 30 anos, foi um dessas voluntárias da campanha de hoje. Ela foi à primeira doadora, ela contou que ficou sabendo da campanha e logo cedo compareceu ao local, no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhaes e não teve dúvidas, entrou para doar 410 ml de sague. O gesto de forma espontânea, fez com que as  pessoas perdessem o medo da agulha. “A satisfação em salvar vidas e muito maior”, comentou jovem.

Outro que chamou a atenção foi o Senhor Jonaci Trevisani, de 65 anos, ele já doador antigo, contou que foi um dia muito especial, para ele doar sague é um gesto especial de ver a  vida. Ele chegou logo cedo e foi o primeiro homem a realizar a doação, ele doou  450 ml.

De acordo com os membros  da igreja o cronograma de campanhas prossegue em parceria com a Igreja adventista, que vai continuar reunidos seus fiéis e membros de outras congregações paras doações. Em breve haverá ainda cadastro de doadores de medula óssea.

“Esta campanha de doação de sangue com membros e amigos da Igreja faz parte do programa social “Vidas por Vidas”, que esta envolvendo  um numero enorme de voluntários em todo Sul e Extremo Sul do  Estado. Os candidatos à doação nas campanhas itinerantes serão encaminhados á sede do Hemoba a partir da segunda doação”. Disse Rainercia Vieira Sacramento, do Setor de Captação do Hemoba.

Sobre a campanha deste sábado, os titulares da organização,  explicou que projeto  “Vida por Vidas” em 2005 a partir de uma iniciativa do movimento de jovem da Igreja Adventista. A campanha cresceu e expandiu já passou pela Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, com o  objetivo de conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. O projeto costuma usar a seguinte frase para sensibilização; “Doar sangue é um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só para você”. Que a frase sirva de estímulo para muitas pessoas.

Instituições interessadas em compor parceria com o Hemoba, entrar em contato com (73) 3281-3260 ou 3261-1845.  

Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudável e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Para enriquecer ainda mais o evento, a igreja apresentou a fanfarra com os desbravadores composta por jovens e adolescentes da igreja. Ainda foi montando um palco, onde houve palestras e oração.

Esteve presente além  dos doadores, vereadores e o Secretario de Saúde Lucio de Oliveira França, que se colocou a inteira disposição do evento.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



bom eventon que ajuda os mais pobres.
gleisson baxada

O hemoba de Eunapolis esta de parabéns pelas pessoas que trabalham ali
Vivia

Gente doar sangue é um dos mais lindo gesto de amor
lili

lindo gesto da igreja e todos que participaram
moradora

Doar sangue é colaborar com a vida. além de tudo mantemos nossa saúde em dia. Sou doadora com muito amor.
doadora saudável

parabéns pelo belíssimo trabalho, sangue e vida
Moardora