Vereadores defendem agilidade na elaboração do plano de carreira dos agentes de saúde e endemias.

Redação - 31/07/2014 - 17:07


Vereador Alencar a Rádio, defende agilidade na elaboração do plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias do Município de Itabela/BA. A proposta de criação do plano de carreira foi aprovado sob a Emenda à Constituição (PEC) 391/2009, que estabelece um plano de carreira para a categoria.

Pelo texto aprovado, os recursos da União destinados aos agentes deverão ser exclusivos para o pagamento desses profissionais. Atualmente a União repassa 1,5 salário mínimo por cada agente contratado, mas as prefeituras utilizam parte dos recursos em outros setores.

Na prática, a PEC apenas autoriza a implantação de um plano de carreira, bem como a fixação de um piso nacional para a categoria, no valor de dois salários mínimos, que estava previsto inicialmente no parecer da relatora. Tanto o plano de carreira quanto o piso salarial deverão ser regulamentados e definidos posteriormente através de um projeto de lei, aprovado nas câmaras municipais.

Logo que foi aprovado na Câmara dos Deputados, Senado e Sancionado pela Presidenta Dilma, o parlamentar e autor do projeto de equiparação salarial  dos agendes de endemias, igual dos agente de saúde, iniciou as conversações, junto aos poderes para a elaboração do plano.

Para inicio de discursão do assunto, o vereador, pediu uma reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira 30 de julho de 2014, com representantes da categoria, o procurador do municio, Eduardo e de vereadores. Ainda e polemico ao assunto mas o procurador pediu ao presidente do sindicato da categoria, Tobias Albino, uma amostra do projeto para ser analisada e discutida em outra reunião a ser agendada.

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são designados para cada  área dentro das comunidades onde passam a fazer trabalho de prevenção na área de saúde pública.

"Para o vereador Alencar da Rádio todo começo é difícil, mas com persistência e boa conversa a gente chega lá. Este plano dos servidores vão de encontro com o alto indicie da folha de pagamento com pessoal, mas no final tudo se ajeita, os agentes lutaram mais de 15 anos para conseguir seus objetivos, então não é agora que vão desanimar de lutar para fazer valer o que é de direito. Tenham a certeza que vou esta defendendo este e outros projetos dos servidores de Itabela a todo instante e momento". Disse o vereador.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



É DURO, NÃO TENHO FÉ NISSO NÃO, POIS ESSES CARAS AI SÓ MENTEM, ESSE PREFEITO MALANDRO MENTIROSO JUNTO COM ALGUNS VEREADORES SAFADOS MENTIROSOS, NÃO TEM COMPROMISSO PARA FAZER ESSE REAJUSTE. OU UM PLANO DE CARREIRA. O DOS AGENTES SÓ FOI APROVADO POIS ELES SABIAM QUE TERIAM UMA LUTA EM BRASÍLIA PARA MELHORIA DE SALÁRIO. NÓS VAMOS MORRER SECO ESPERANDO, SE DEPENDER DESSES VEREADORES E DE PREFEITO DE ITABELA ESTAMOS LASCADOS. TOMEI RAIVA DESSE VEREADORES SÃO TUDO MENTIROSOS E APROVEITADORES.
SERVIDOR

Nós da turma dos 40% almejamos um dia ainda em vida, ver um plano de carreira voltado não só para os professores mas também à nossa classe: merendeiras, vigilantes, zeladoras e secretários... Estamos em fase de elaboração. Vai depender agora da Câmara de Vereadores e da decisão do Prefeito! Temos que crer! A esperança não pode morrer!!!
secretária