Fazendeiros interditam a BR-101 em protesto a falta de esclarecimento do sumiço de um agricultor em área de conflito.

redação - 19/09/2014 - 14:02


Mais de duzentos fazendeiros, donos de terras no interior de Porto Seguro, ocupadas por índios da Tribo Pataxós bloquearam a BR-101 na ultima quinta feira (18), na altura do km 802, próximo ao Município de Itamaraju para protestar contra a morosidade da justiça com a reintegração de posses e o desaparecimento do agricultor Raimundo Domingos dos Santos, 54 anos, dentro a área em conflito a cerca de 40 dias.

O desaparecimento do produtor rural ocorreu no dia 09 de agosto de 2014, quando o mesmo foi até a sua propriedade, Cachoeirinha (de um alqueire e meio), na região do Distrito de São Geraldo, na vizinhança da Aldeia Boca da Mata, no Parque Nacional de Monte Pascoal, no município de Porto Seguro, para retirar seus animais que estavam  na propriedade. Ele foi pego por um grupo de índios, após 40 dias do desaparecimento a família não teve nem uma resposta das autoridades competentes.

O conflito agrário na região iniciou logo no meado do não de 2014, pelos menos cem  propriedades estão ocupadas pelos indígenas. Muito produtores reclamam que tem toda a documentação legal emitido pelo INCRA, como o titulo definitivo e a mais de 20 anos. Eles alegam ainda que estão sofrendo prejuízo com seus animais e ficam impedidos até mesmo de cuidar dos rebanhos e que as autoridades têm feito muito pouco para resolver o problema.

Revoltados com a situação os fazendeiros e parentes do agricultor desperecido, cercaram a BR-101 por mais de 6h, o bloqueio  só foi desfeito por volta das 16h30.Um longo congestionamento se formou na rodovia. Cerca de 250 pessoas participaram da manifestação.

Segundo informações da polícia, os manifestantes pediram a presença de autoridades para esclarecer o sequestro de um fazendeiro, Raimundo Domingos dos Santos. A família acusa os índios de terem sequestrado e conseguintemente de ter matado o fazendeiro.

Um compadre da vitima que estava com ele no dia do desaparecimento e consegui fugir, contou em depoimento a Polícia Federal, que viu um grupo índios amarar Domingos e o espancado. O carro da vitima que ficou estacionado em frente a casa na propriedade, também desapareceu.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Meus pezames a família elutada
Enomajh

Isso é fácil ja q a polícia n faz nada é só os parente e amigos ir na fazenda e ums caras doido aí os indos vão dizer o q fez com o fazendeiro
EX MORADOR DE ITABELA.HOJE MORU NO ESPÍRITO SANTO

tem que passar o rodo nesses índios que não fazem nada além de matar roubae destuir propieddes alhea
eu de itabela

Quero dizer as autoridades que esta família, esta sofrendo muito,precisa de mais ação
Cofiante na Justiça

aguardamos que a justiça, seja para todos e não só para os índios
Lurdes