CERCA DE 500 KG DE CARNE CLANDESTINA SÃO APREENDIDOS EM ITABELA.

redação - 25/10/2014 - 15:18


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu na manhã de ontem (24) cerca de 500 kg de carne bovina abatida de forma clandestina no município de Itabela. A apreensão aconteceu após denúncia anônima feita na Coordenadoria Regional da Adab em  Eunápolis.

Dois Fiscais Estaduais Agropecuários da Agência, dois auxiliares de fiscalização e dois policiais militares foram até uma fazenda no interior do município localizada nas imediações da cidade e deram o flagrante. Um dos  infratores, que é dono de um açougue em Itabela, já havia abatido dois bovinos e venderia as carnes em seu próprio estabelecimento. “O órgão fiscalizador nos informou que esta prática ilegal era realizada com frequência pelo comerciante”, disse o Coordenador Regional da Adab de Eunápolis, Epaminondas Pexoto.

Em outra propriedade, o órgão fiscalizador flagrou momento em que o um animal era abatido, o dono e a carde foram conduzidos à delegacia de polícia civil. Na delegacia o proprietário contou que a carne era para consumo próprio. Sem documentação legal da origem do produto, ouve a apreensão e o proprietário prestou depoimento e liberado. Ele deve responder pelo crime com base na Lei podendo pagar multa de até três salários mínimos.

Durante a operação em Itabela, a Adab flagrou o que pode ser um grave problema, mais de cabeças de gados sem possuir o registro de controlado de irradicação exigido pelo órgão. Os donos terão um aprazo de dois dias para apresentar a documentação de origem destes animais, caso comprovado a  irregularidade, os donos dos animais pode ser penalizados e receberá multa no valor de R$ 53,00 por animal.

Para o fiscal da Adab, Epaminondas Peixoto, a carne abatida de maneira clandestina representa um grande risco para a saúde do consumidor, podendo causar doenças como brucelose ou tuberculose. Ainda de acordo com o coordenador do órgão, outras operações, visando coibir o abate ilegal de carne no munícipio, deverão ocorrer nos próximos dias.

Segundo Epaminondas, Vigilância Sanitária do município foi acionada para inspecionar origens, documentação e a forma de armazenamento das  carnes comercializadas no mercadão municipal de Itabela. “Em casos como esse a população pode participar ativamente, denunciando as infrações e exigindo dos estabelecimentos a nota fiscal que comprove a origem do produto”, acrescenta Epaminondas.

Uma reunião entre representante da Adab, vigilância Sanitária, açougueiros e representante dos poderes Legislativo e Executivo foi agendada para aproxima semana, uma forma encontrada para  buscar uma solução para o problema.  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



caro amigo que se identifica como açougueiro vc diz que a situação não foi pior pela intervenção do secretário de saúde Lúcio França. reflita ele como secretário de saúde agiu certo,acho que não a fiscalização está pensando na saúde da população seria bom que na próxima vinda eles dessem uma olhada nos banheiros do mercadão tambem porque fiscalizar as carnes para vendas que estão em situação regular e ótimo mas com aquele banheiro naquela situação a carne pode ser contaminada.
eu

Gente tem que ter fiscalizaçao,principalmente nas padarias,tenta ficar um dia na industria da padaria que vcs vao ter noçao do que comem,todos os produtos vencidos.como leite,presunto,mussarela,frango desfiado.vao para a industria para transforma em salgados e pizza,pao que cai no chao fica em uma caixa aberta jogada,depois vira faria de pao que vai para sua mesa.
verdade

o churrasco mudou de endereço. ou alguém acredita que vai ser jogada fora?
bonita carne

CUIDE SUA PADARIA, VC VENDE PÃO, VC Ñ VENDE MERDA NÃO TÁ, SE LIGA MANÉ...CUIDADO. RESPEITA SEUS CLIENTES, VENDA UM PÃO DE QUALIDADE, AS PESSOAS NÃO VÃO ATE´SUA PADARIA TE ´PEDIR UM PÃO, ELAS VÃO LÁ COMPRAR ESSES SEUS PÃES DE PÉSSIMA QUALIDADE. ACORDA GAROTO.
P NICK

Isso é perseguição pura, para proibir essa matança a ABAD tem que providenciar um local próprio para isso, os açougueiros do mercadão são pessoas sérias, trabalhadores e só compram animais sadios, caso contrário o prejuízo é grande e não daria nem pra pagar o gado comprado, pior que o local de matança é esse mercado imundo que o poder público não cuida , é uma vergonha! Cobrar e tomar carne de quem trabalha honestamente é muito fácil, as coisas erradas(muitas) acontecem na frente de todos e nada
!!!!!!!!

SEMPRE COMEMOS CARNE SEM PASSAR POR ABATEDOURO. E SO AGORA COMEÇOU A FAZER MAL.SOU CONTRA ESSA PROIBIÇAO.
SO UMA OPINIAO

Esses caras, o governo so fiscaliza quem trabalha, vagabundo fica ae de boa vendendo droga e assaltando e os caras vão atrás de gente trabalhando. Aiai viu A vigilância sanitária de bosta que tem em Itabela só vai fiscalizar padaria, bando de corrupto.
Nick

sao poucos os açoques que tem notas,geralmente e alguns dos mercados que tem notas da carne,uns tres mercados ou menos que tem.


cade o prefeito que nao organiza immatadouro na nossa cidade em


GOSTEI DE SEU COMENTÁRIO ATENTO, NA VERDADE ESTAMOS LASCADOS. SORTE FOI QUE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO ATÉ O MERCADÃO E RECOLHEU TUDO QUA ESTÁ SEM NOTA AI SI SERIA UMA VERDADEIRA TRAGÉDIA. FOI PELA INTERVENÇÃO DE LUCIO FRANÇA QUE A COISA NÃO FOI PIOR. OBRIGADO LUCIO DA SAÚDE. OBRIGADO. MAS E AGORA COMO VAI FICAR, OS FISCAIS VÃO VOLTAR, SEGUNDO ELES.
AÇOUGUEIRO

Tudo bem está certo tem que fiscalizar.Não está correto tem apreender.Agora...onde vai abater os animais? Não tem abatedouro em itabela.Ou faz um abatedouro digno ou então vamos enriquecer o "Lulinha" comprando carne da FRIBOI. Por que para quem não sabe a recomendação de aumentar as fiscalizações vem de lá de cima dos PTralhas.
Atento